17/06/2008
Cristina Leite
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Para alunos do 1º ciclo do Ensino Fundamental é importante começar a entender a relação existente e inseparável entre ser humano e natureza, e uma das formas de perceber esta relação é a observação da paisagem.
Primeira Aula
Professor selecione imagens de distintas paisagens que podem ser digitais ou de revistas. Inicie uma explicação sobre o conceito de elemento natural e humanizado por meio de imagens. Explique que paisagem é tudo aquilo que a gente vê; é aquilo que a visão alcança. Este termo é usado para caracterizar ambientes que podem ser naturais ou humanizados.
Professor, caso tenha necessidade de aprofundar-se nesse conceito, recomenda-se a leitura do seguinte texto, disponível em:
www.coperves.ufsm.br/prograd/downloads/File/Artigo%20-%20Eunice%20Piccin.pdf
Na explicação sugere-se trabalhar os conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada. A paisagem natural é aquela que não sofreu ação do homem. Enquadra modificações desde que sejam sofridas ao longo do tempo por fatores estritamente naturais, tais como variações nas temperaturas, pluviosidade, movimentos de massa, etc...
Para trabalhar o conceito de paisagem natural, sugere-se a exibição do vídeo “Fernando de Noronha” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC. Esse é um episódio do programa Momento Brasil, exibido pela TV Escola, que identifica a localização do arquipélago e faz uma breve retrospectiva histórica de sua origem, demonstrando a necessidade de preservação de sua fauna e da flora. Para vê-lo clique no seguinte link:
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/800
Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
A paisagem humanizada é aquela em é alterada pela ação do homem por meio do trabalho. Nesse caso, dependendo da intensidade das modificações humanas, pode ser classificada como agrícola, industrial e urbana.
Para trabalhar o conceito de paisagem humanizada, sugere-se a exibição do vídeo “Paranaguá” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC. Esse é um episódio do programa Momento Brasil, da TV Escola, que apresenta a cidade de Paranaguá/PR como um exemplo ilustrativo desse conceito,
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/801
Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, a ntes de exibi-lo em sala de aula!
Depois da exibição do vídeo, busque com seus alunos:
1. identificar paisagens que aparecem no vídeo que apresenta a cidade de Paranaguá. Como são as construções? Que paisagens existem na cidade?
2. identificar as paisagens que aparecem no vídeo que apresenta de Fernando de Noronha?
3. perceber se as paisagens mostradas nos dois vídeos são iguais? Quais são as principais diferenças?
4. o que diferencia uma paisagem rural de uma paisagem urbana?
Essas perguntas ajudam no trabalho de percepção dos alunos para a diferença de paisagens. Para uma sistematização concreta sugere-se a atividade de produção de cartazes, com imagens e/ou desenhos de elementos naturais e humanizados.
2ª aula
Recapitule os conceitos anteriormente apresentados por meio dos cartazes produzidos. Após a discussão sobre o que foi visto, explicado e produzido, direcione a discussão para o lugar onde o aluno mora.
Para iniciar esse trabalho, exemplifique para seus alunos com a descrição do lugar onde você mora, a fim de mostrar como será o exercício. Para orientar essa descrição algumas sugestões de questionamentos são:
• o lugar onde você mora é uma paisagem urbana ou rural?
• como é essa paisagem? O que é possível identificar?
• como são as construções? São parecidas com as apresentadas nos vídeos?
• o que as pessoas costumam fazer? Com o que trabalham?
Peça mais uns exemplos às crianças e depois especifique o trabalho individual, para ser feito no curso da aula. Proponha uma “redação” onde a criança possa explicar como é a paisagem da casa dela e de sua cidade e de seu estado.
Posteriormente, explique o o dever de casa. Esse deverá ser a ilustração da redação feita em sala. Essa poderá ser feita, também, q, por meio de fotos de celular ou câmeras digitais, para compor um blog ou fórum de discussão sobre a cidade.
Atividade de Campo
Baseando-se na experiência do presente plano de aula o professor pode desenvolver um trabalho de campo que é a produção de um documentário sobre as paisagens de sua cidade. Para tanto, segue-se um roteiro:
Para se produzir um documentário:
1. Levantar o tema e a abordagem que será dada.
2. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes.
3. Escolher a técnica, por exemplo, anima&cce dil;ão, gravação de imagens, entrevista etc.
4. Escrever o roteiro.
5. Revisar o roteiro.
6. Criar um storyboard (Planejamento quadro a quadro do que será filmado e quais recursos serão necessários).
7. Fazer a filmagem ou edição de imagens.
8. Avaliar a filmagem
9. Colocar trilha sonora.
10. Colocar créditos e agradecimentos.
Produção dos Vídeos
Moviemaker
Microsoft Windows Movie Maker é um programa de computador que ajuda a fazer filmes, já que o nome é Windows Criador de filmes (no português). O programa só serve para sistemas operacionais novos (Windows 2000 ou Windows XP). Após salvo, seu filme pode ser visto pelo Windows Media Player, ou pode ser copiado em CD. O Windows Movie Maker salva vídeos no formato de arquivo WMV e AVI. Permite que os usuários criem efeitos em seus vídeos e também permite que os usuários adicionem musicas a apresentações e efeitos em seus vídeos, permite também adicionar elenco, considerações finais ao seu vídeo
Esta é uma ferramenta que proporciona a junção de som, imagem e texto. Assim, os alunos podem criar os roteiros, fazer entrevistas, colocarem músicas transformando o material em um arquivo multimídia que pode ser divulgado, discutido por outras comunidades escolares desde que se garanta a divulgação do mesmo. Os alunos pensam, discutem, publicam, constroem conhecimento e expressam suas idéias.
Publicação dos Materiais Produzidos
Para publicarem os documentários, os alunos podem usar o Youtube, Videolog, ou algum outro provedor gratuito.
Imaginem seus alunos criando uma lista de discussão dos documentários e divulgando para os amigos! Outras pessoas estariam associadas à rede de informação, constituindo um verdadeiro espaço coletivo de construção do conhecimento! Os alunos podem criar a lista de discussão através Yahoo, http://br.yahoo.com/ é só entrar no link grupos, fazerem o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo.
Esse processo de criação é muito rico, é preciso estar atento à avaliação das etapas desenvolvidas, bem como o envolvimento dos alunos, a forma como trabalharam em grupo e se conseguiram responder a situação problema com conteúdo significativo fazendo bom uso da técnica escolhida.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito boa. Divertida, entretida e deixa claro os conceitos a que se propoem, porém aho que para escola pública o acesso a essas tecnologias dificultaria o trabalho, principalmente para crianças do fundamental inicial que precisaria do acompanhamento contínuo do professor e dos pais.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei da aula, orienta bem nos trabalhos em sala. Quanto a questão do vídeo é bem inovador
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da proposta de trabalho.
24/03/2010
Quatro estrelasAs atividades sugeridas são muito boas e surtirá bastante efeito já que engloba muito a realidade do aluno.
24/03/2010
Quatro estrelasCaro professor, Adorei sua proposta de atividade para ser desenvolvida em sala.O motivo é que os recursos sao de fácil acesso do educador e a sua metodologia parece-me atrativa,além de estar se tratando de um tema atual :meio ambiente.Tudo que envolve a terra, o solo, a água , a natureza me fascina.Tal sugestão é viável ,pois as crianças ou adolescentes conhecerão um pouco mais da paisagem que os cerca e o que a poluição, o asseoramento dos rios está fazendo com o ambiente.