Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos conhecer o espaço que nos cerca?

 

17/06/2008

Autor y Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Exercitar a capacidade de observação e descrição na leitura direta e indireta da paisagem;
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais e capacidade de observação de imagens, paisagens
Estratégias e recursos da aula

Para alunos do 1º ciclo do Ensino Fundamental é importante começar a entender a relação existente e inseparável entre ser humano e natureza, e uma das formas de perceber esta relação é a observação da paisagem.

Primeira Aula
 

Professor selecione imagens de distintas paisagens que podem ser digitais ou de revistas. Inicie uma explicação sobre o conceito de elemento natural e humanizado por meio de imagens. Explique que paisagem é tudo aquilo que a gente vê; é aquilo que a visão alcança. Este termo é usado para caracterizar ambientes que podem ser naturais ou humanizados.
 

Professor, caso tenha necessidade de aprofundar-se nesse conceito, recomenda-se a leitura do seguinte texto, disponível em:
 

www.coperves.ufsm.br/prograd/downloads/File/Artigo%20-%20Eunice%20Piccin.pdf
 

Na explicação sugere-se trabalhar os conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada. A paisagem natural é aquela que não sofreu ação do homem. Enquadra modificações desde que sejam sofridas ao longo do tempo por fatores estritamente naturais, tais como variações nas temperaturas, pluviosidade, movimentos de massa, etc...
 

Para trabalhar o conceito de paisagem natural, sugere-se a exibição do vídeo “Fernando de Noronha” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC. Esse é um episódio do programa Momento Brasil, exibido pela TV Escola, que identifica a localização do arquipélago e faz uma breve retrospectiva histórica de sua origem, demonstrando a necessidade de preservação de sua fauna e da flora. Para vê-lo clique no seguinte link:
 

objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/800
 

Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
 

A paisagem humanizada é aquela em é alterada pela ação do homem por meio do trabalho. Nesse caso, dependendo da intensidade das modificações humanas, pode ser classificada como agrícola, industrial e urbana.
 

Para trabalhar o conceito de paisagem humanizada, sugere-se a exibição do vídeo “Paranaguá” disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC. Esse é um episódio do programa Momento Brasil, da TV Escola, que apresenta a cidade de Paranaguá/PR como um exemplo ilustrativo desse conceito,
 

objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/801


Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, a ntes de exibi-lo em sala de aula!
 

Depois da exibição do vídeo, busque com seus alunos:
 

1. identificar paisagens que aparecem no vídeo que apresenta a cidade de Paranaguá. Como são as construções? Que paisagens existem na cidade?
2. identificar as paisagens que aparecem no vídeo que apresenta de Fernando de Noronha?
3. perceber se as paisagens mostradas nos dois vídeos são iguais? Quais são as principais diferenças?
4. o que diferencia uma paisagem rural de uma paisagem urbana?

Essas perguntas ajudam no trabalho de percepção dos alunos para a diferença de paisagens. Para uma sistematização concreta sugere-se a atividade de produção de cartazes, com imagens e/ou desenhos de elementos naturais e humanizados.
 

2ª aula
 

Recapitule os conceitos anteriormente apresentados por meio dos cartazes produzidos. Após a discussão sobre o que foi visto, explicado e produzido, direcione a discussão para o lugar onde o aluno mora.
Para iniciar esse trabalho, exemplifique para seus alunos com a descrição do lugar onde você mora, a fim de mostrar como será o exercício. Para orientar essa descrição algumas sugestões de questionamentos são:

• o lugar onde você mora é uma paisagem urbana ou rural?
• como é essa paisagem? O que é possível identificar?
• como são as construções? São parecidas com as apresentadas nos vídeos?
• o que as pessoas costumam fazer? Com o que trabalham?

Peça mais uns exemplos às crianças e depois especifique o trabalho individual, para ser feito no curso da aula. Proponha uma “redação” onde a criança possa explicar como é a paisagem da casa dela e de sua cidade e de seu estado.

Posteriormente, explique o o dever de casa. Esse deverá ser a ilustração da redação feita em sala. Essa poderá ser feita, também, q, por meio de fotos de celular ou câmeras digitais, para compor um blog ou fórum de discussão sobre a cidade.

Atividade de Campo
 

Baseando-se na experiência do presente plano de aula o professor pode desenvolver um trabalho de campo que é a produção de um documentário sobre as paisagens de sua cidade. Para tanto, segue-se um roteiro:

Para se produzir um documentário:
 

1. Levantar o tema e a abordagem que será dada.
2. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes.
3. Escolher a técnica, por exemplo, anima&cce dil;ão, gravação de imagens, entrevista etc.
4. Escrever o roteiro.
5. Revisar o roteiro.
6. Criar um storyboard (Planejamento quadro a quadro do que será filmado e quais recursos serão necessários).
7. Fazer a filmagem ou edição de imagens.
8. Avaliar a filmagem
9. Colocar trilha sonora.
10. Colocar créditos e agradecimentos.

Produção dos Vídeos
Moviemaker
 

Microsoft Windows Movie Maker é um programa de computador que ajuda a fazer filmes, já que o nome é Windows Criador de filmes (no português). O programa só serve para sistemas operacionais novos (Windows 2000 ou Windows XP). Após salvo, seu filme pode ser visto pelo Windows Media Player, ou pode ser copiado em CD. O Windows Movie Maker salva vídeos no formato de arquivo WMV e AVI. Permite que os usuários criem efeitos em seus vídeos e também permite que os usuários adicionem musicas a apresentações e efeitos em seus vídeos, permite também adicionar elenco, considerações finais ao seu vídeo
Esta é uma ferramenta que proporciona a junção de som, imagem e texto. Assim, os alunos podem criar os roteiros, fazer entrevistas, colocarem músicas transformando o material em um arquivo multimídia que pode ser divulgado, discutido por outras comunidades escolares desde que se garanta a divulgação do mesmo. Os alunos pensam, discutem, publicam, constroem conhecimento e expressam suas idéias.

Publicação dos Materiais Produzidos
 

Para publicarem os documentários, os alunos podem usar o Youtube, Videolog, ou algum outro provedor gratuito.
Imaginem seus alunos criando uma lista de discussão dos documentários e divulgando para os amigos! Outras pessoas estariam associadas à rede de informação, constituindo um verdadeiro espaço coletivo de construção do conhecimento! Os alunos podem criar a lista de discussão através Yahoo, http://br.yahoo.com/ é só entrar no link grupos, fazerem o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo.
 

Esse processo de criação é muito rico, é preciso estar atento à avaliação das etapas desenvolvidas, bem como o envolvimento dos alunos, a forma como trabalharam em grupo e se conseguiram responder a situação problema com conteúdo significativo fazendo bom uso da técnica escolhida.
 

Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Apresentação de painéis, vídeos ou cartazes pelos alunos, com os resultados encontrados nas pesquisas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 4/5 - 80%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Yara Maria da Costa Oliveira, Colégio Estadual João Pedro dos Santos , Bahia - dijo:
    ymaria@globo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei a aula muito boa. Divertida, entretida e deixa claro os conceitos a que se propoem, porém aho que para escola pública o acesso a essas tecnologias dificultaria o trabalho, principalmente para crianças do fundamental inicial que precisaria do acompanhamento contínuo do professor e dos pais.


  • ADRIANA PINHEIRO FREITAS, ESCOLA MUNDO MAGICO , Goiás - dijo:
    adriana.freitas@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, orienta bem nos trabalhos em sala. Quanto a questão do vídeo é bem inovador


  • Vera Lucia Pereira da Silva Moura, Secretaria Municipal de Educação , Paraná - dijo:
    verinha.midias@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da proposta de trabalho.


  • helielza, Escola Municipal Professora Ana Judite de Atráujo Melo , Bahia - dijo:
    helielza6911@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    As atividades sugeridas são muito boas e surtirá bastante efeito já que engloba muito a realidade do aluno.


  • Marlene Pereira B. da Silva, U. E.Rdo WALL FERRAZ-ZONA NORTE , Piauí - dijo:
    recife76@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Caro professor, Adorei sua proposta de atividade para ser desenvolvida em sala.O motivo é que os recursos sao de fácil acesso do educador e a sua metodologia parece-me atrativa,além de estar se tratando de um tema atual :meio ambiente.Tudo que envolve a terra, o solo, a água , a natureza me fascina.Tal sugestão é viável ,pois as crianças ou adolescentes conhecerão um pouco mais da paisagem que os cerca e o que a poluição, o asseoramento dos rios está fazendo com o ambiente.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.