10/03/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
O aluno poderá aprender a relação entre a rotação da Terra e as influências que ela exerce sobre a vida no nosso planeta.
Ordem de afastamento dos planetas em relação ao Sol
Aula:
O professor pode iniciar esta aula pedindo aos alunos que relembrem a ordem de afastamento dos planetas em relação ao Sol e fazendo anotações das respostas dos alunos na lousa, à medida que os alunos forem dizendo os nomes dos planetas, pergunte:
Será que essa luz e calor que os planetas recebem podem influenciar a vida?
Será que essa luz e esse calor têm influência na existência de vida na Terra?
(Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/UpdatedPlanets2006.jpg )
Para ajudar seus alunos a pensarem sobre as questões propostas, pergunte se eles acham que ocorrem mudanças no comportamento dos seres vivos de acordo com a presença ou ausência de luz solar. Peça aos seus alunos, professor, exemplos que sustentem suas opiniões e a partir dos exemplos trazidos por eles conclua com os alunos que sim, são observadas mudanças no comportamento dos seres vivos de acordo com a presença ou ausência de luz. Este é um momento propicio, para que você faça uma nova pergunta aos seus alunos:
Mas é dia e noite o tempo todo, nas 24 horas que constituem um dia?
Para responder a esta pergunta, sugerimos que o professor construa junto com seus alunos o experimento que se encontra no link abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11626/noitenobrasil.pdf?sequence=1
Com o término do experimento e para averiguar o que os alunos aprenderam o professor poderá lhes perguntar:
Vocês estão parados ou em movimento? E a Terra, ela está parada?
Atente-se professor: estas perguntas têm como objetivo demonstrar que, de acordo com o experimento, os alunos estão parados em relação à Terra, mas que estão se movimentando em relação ao Sol e que pelo fato da Terra se movimentar,embora não tenhamos essa sensação, é que temos a ocorrência dos dias e das noites.
(Imagem disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/imagens_satelite/terra_dia_e_noite.jpg )
Informações sobre a rotação da Terra podem ser encontradas no link abaixo: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/rotacao.html
Caso o professor deseje poderá complementar a sua aula com uso do vídeo que se encontra no link abaixo, nele há uma ilustração do movimento de rotação de nosso planeta:
http://www.youtube.com/watch?v=Ni7S0PMMaZw&feature=related
O professor pode propor aos seus alunos que escrevam uma redação e para isso sugerimos que ele crie uma situação em que os alunos tenham que fazer uso do que aprenderam em sala de aula, por exemplo:
Dois alunos estavam conversando no intervalo e comentaram que não entendiam como o nosso planeta podia saber que era o momento de termos noite e o momento de termos dia. No entanto, você, que acabou de ter uma aula sobre o movimento de rotação poderá lhes auxiliar. Explique a eles o que é o movimento de rotação da Terra, como ele funciona e dê exemplos que sustentem a importância dessa ocorrência.
Cinco estrelas 2 classificações
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13/03/2012
Cinco estrelasmuito bom,gostei muito vo mostra para meus alunos.
18/05/2010
Cinco estrelasAula muito boa! a professora está de parabéns.