Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Embriologia: o início da vida

 

05/03/2010

Autor e Coautor(es)
DINA MARA PINHEIRO DANTAS
imagem do usuário

FORTALEZA - CE Universidade Federal do Ceará

Marylia Albuquerque Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O interesse principal é proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre a embriologia animal, demonstrando de forma ilustrada os processos da reprodução animal, os tipos de ovos, fases do embrião entre outros assuntos que estão inseridos na embriologia; envolvendo o aluno no momento da aula; tornando o momento da aprendizagem mais interessante e consequentemente mais produtiva e servindo de base para estudos mais abrangentes acerca da resolução de questões propostas. Essa aula será importante para que se desenvolva novas práticas de estudo para um conteúdo didático que necessita de técnicas essenciais para que o aluno adquira um  bom nível de conhecimento.

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será importante que o professor já tenha trabalhados vários conceitos que estão inseridos no processo de reprodução animal, servindo de base para o estudo específico que será explorado no decorrer desta aula.É preciso que o grupo obtenha o maior número possível de informações sobre o assunto, pois isso influenciará diretamente no seu bom desempenho na execução do recurso que será utilizada durante aula como também facilitará a aplicação da metodologia de ensino do docente em sala. Poderá não ser compreensível ao aluno diversos assuntos, por exemplo, citologia e sistema reprodutivo que estão inseridos neste conteúdo didático, isso pode ser influenciado por diversos fatores relacionados a didática do docente que implicará em uma maior dificuldade na assimilação do tema estudado pelo grupo.
O grupo poderá sentir dificuldades em desenvolver os métodos de aplicação no objeto utilizado na aula, esse obstáculo será levando em consideração no que se refere a compreensão do assunto estudado.

Estratégias e recursos da aula

O recurso escolhido é um software que se apresenta disponível no endereço eletrônico: Embriologia(http://www.bdc.ib.unicamp.br/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=73)

Atenção: para acessar o objeto é preciso fazer um cadastro onde faz-se necessário possuir um e-mail.

 

Sugestão de gestão de aula com a utilização da Seqüência Fedathi nos seguintes momentos:

Tomada de posição:

Ao início da aula o docente deverá fazer uma breve introdução dos conceitos relacionados à embriologia em geral, como os vários órgãos e suas funções no sistema reprodutivo. Em seguida, procura-se tirar as dúvidas observando os questionamentos dos mesmos e solucionando-os.

Pede-se ao grupo que se dividam em duplas e dirijam-se aos devidos lugares para iniciar a apresentação do software. O professor deve mostrar os comandos que irão ser utilizados para o desenvolvimento da atividade, explicando passo a passo e dando sugestões de uso para a execução de cada etapa. Além disso, pode-se fazer breves comentários sobre cada conceito que está disponível no software, tais como: fecundação e gametogênese; tipos de ovos;Anexos embrionários,etc.

Em sequência é feito o estudo de cada assunto, analisando e observando as figuras esquemáticas que demonstram de maneira clara todo o processo transcrito no texto estudado. Para dar ênfase ao conteúdo estudado será orientado aos alunos que façam a resolução das questões lançadas no software. Desta forma, é preciso que o professor acompanhe o processo de aprendizagem dos alunos e verifiquem o grau de assimilação do conteúdo didático abordado. O recurso oferece ainda curiosidades que também pode ser acrescida de outras informações pelo docente, isso tornará a aula mais interessante e interativa.

Maturação:

Este momento será importante para assegurar ao professor o que cada aluno conseguiu aprender através do objeto educacional, sendo capaz de absorver o conhecimento que poderá ser aplicado às diversas problemáticas que poderão surgir. É interessante levantar questionamentos com base no que foi abordado em sala, sempre observando o processo de evolução da aprendizagem de cada educando.

Solução:

Sugeri-se ao professor que comente e analise cada etapa da aula, procurando apres entar soluções para as problemáticas dos temas estudados, buscando a participação do grupo para a elaboração das devidas soluções auxili ando-os na resolução dos problemas lançados.

Prova:

O docente poderá formalizar as atividades executadas com o software e propor questões para serem resolvidas que estão envolvidas no conteúdo estudado.



Avaliação

A resolução das problemáticas lançadas pelo docente será importante para que o  mesmo obtenha uma forma de avaliar o nível de conhecimento adquirido pelo aluno na atividade executada através da soluções propostas pelo grupo e pela participação do mesmo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.