Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos conhecer a paisagem rural?

 

09/12/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Final Geografia Campo e a cidade como formações socioespaciais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer o modo de vida do campo; - Conhecer o modo de vida da cidade; - Comparar esse modos de vida;
Duração das atividades
• 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos e nas formas de se expressar;
Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

Caro professor (a), para alunos do Ensino Fundamental, é importante começar a entender a relação existente e inseparável entre ser humano e natureza. Uma das formas de perceber esta relação é a observação da paisagem.

Para saber mais sobre o estudo comparativo entre paisagens rurais e urbanas, visite:

www.scielo.cl/scielo.php
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/178/imagens/artigo.JPG

Primeira Aula
 

Caro professor (a) no ensino fundamental, seja nas séries iniciais ou finais, uma excelente proposta de trabalho a ser desenvolvida para essa temática é um trabalho de campo. Essa seqüência de aulas pode começar com uma visita a uma realidade diferente da vivenciada pelo aluno. Assim, se os alunos forem da área urbana eles podem visitar fazendas, sítios, chácaras, etc.

Existem muitas possibilidades nesse sentido e até fazendas-escola criadas exatamente para esse fim.
 

Se os alunos forem de área rural, proponha um passeio pela cidade a locais como um “shopping” ou fábrica. A idéia aqui é levá-los a perceber as diferenças entre o lugar visitado em relação ao lugar onde moram.

Nesse trabalho de campo podem ser desenvolvidas atividades como  produção de vídeo,  ou fotos com celulares e/ou máquinas fotográficas digitais;
 

O tema pode ser algo como “o que é que tem de diferente aqui”. A partir desses elementos vivenciados, o professor irá elaborar os conceitos urbano e rural, além do próprio conceito de paisagem.
 

A proposta é levá-los a perceber que campo, corresponde a rural e urbano, à cidade e que o conjunto de fatores e coisas que caracterizam esses lugares formam uma ou outra paisagem. Sugere-se aos alunos registrem a visita com imagens e anotações importantes fazendo uso de câmeras, filmadoras e anotações em caderno de campo.

Segunda Aula
 

Chegando em sala de aula, inicie suas atividades evocando nos alunos as experiências da atividade de campo que eles tenham feito. Peça-lhes que imaginem ou se lembrem do que viam pela janela, no percurso da viagem. Ressalte o fato de que no percurso de uma grande cidade para um pequeno lugarejo no interior, ou vice-versa, percebe-se que a paisagem vai se modificando, construções, florestas, pastagens aparecem ou desaparecem e novas visões se configuram. Estimule a imaginação especificando os elementos que vão mudando no caminho da cidade para o campo ou vice-versa. Podem ser utilizadas imagens de revistas ou internet para isso.
 

Para séries iniciais sugere-se a apresentação da animação "Meu Mundo" Disponível em:

 



Para as séries finais sugere-se o vídeo São Paulo, disponível em:

 

 

Outra sugestão é o vídeo "Bonito", disponível em:

 

 

Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
 

Professor para as séries inciais, divida sua sala em grupos e estimule em seus alunos a idéia de produção de cartazes onde serão selecionadas imagens de elementos naturais e humanizados.
 

Para as séries finais, uma outra opção é que eles pesquisem na internet e montem um fórum virtual onde apresentem essas imagens. Os alunos podem fazer uma exposição do material fotográfico ou dos vídeos produzidos. Esse é o momento dos alunos exercitarem a capacidade de observação da paisagem e o seu entendimento sobre o conceito de paisagem rural e/ou urbana e suas características.  Uma outra sugestão para reforçar a experiência vivida é que os alunos utilizem o material fotográfico produzido e expressem suas impressões por meio da criação de um documentário/vídeo. É uma maneira muito interessante dos alunos exercitarem sua criatividade e relatarem o que viveram no trabalho de campo.

Para fazer os documentários sugiro o uso do moviemaker. O link http://www.apostilando.com/download.php?cod=457 apresenta uma apostila em português on-line, que explica passo a passo como trabalhar com o moviemaker.

Para se produzir um documentário:
 

1. Levantar o tema e a abordagem que será dada.
2. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes.
3. Escolher a técnica, por exemplo, animação, gravação de imagens, entrevista etc.
4. Escrever o roteiro.
5. Revisar o roteiro.
6. Criar um storyboard (Planejamento quadro a quadro do que será ; filmado e quais recursos serão necessários).
7. Fazer a filmagem ou edição de imagens.
8. Avaliar a filmagem
9. Colocar trilha sonora.
10. Colocar créditos e agradecimentos.

Instruções para o professor
 

Movie Maker


Microsoft Windows Movie Maker é um programa de computador que ajuda a fazer filmes, já que o nome no português é Windows Criador de filmes. O programa só serve para sistemas operacionais novos (Windows 2000 ou Windows XP). Após salvo, seu filme pode ser visto pelo Windows Media Player, ou pode ser copiado em CD. O Windows Movie Maker salva vídeos no formato de arquivo WMV e AVI. Permite que os usuários criem efeitos em seus vídeos e também permite que os usuários adicionem musicas a apresentações e efeitos em seus vídeos, permite também adicionar elenco, considerações finais ao seu vídeo.
 

Esta é uma ferramenta que proporciona a junção de som, imagem e texto. Assim, os alunos podem criar os roteiros, fazer entrevistas, colocar músicas transformar o material em um arquivo multimídia que pode ser divulgado, discutido por outras comunidades escolares desde que se garanta a divulgação do mesmo.
 

Publicação dos Materiais Produzidos
 

Para publicação dos documentários, os alunos poderão usar o Youtube, Videolog, ou algum outro provedor gratuito.

Imaginem seus alunos criando uma lista de discussão dos documentários e divulgando para os amigos! Outras pessoas estariam associadas à rede de informação, constituindo um verdadeiro espaço coletivo de construção do conhecimento! Os alunos poderão criar a lista de discussão através Yahoo, http://br.yahoo.com/. Basta entrar no link grupos, fazer o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo.
 

Esse processo de criação é muito rico, é preciso estar atento à avaliação das etapas desenvolvidas, bem como o envolvimento dos alunos, a forma como trabalharam em grupo e se conseguiram responder a situação problema com conteúdo significativo fazendo bom uso da técnica escolhida.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
São Paulo: parte 1 [Momento Brasil] Vídeo
Meu mundo Animação/simulação
Bonito Vídeo
Avaliação
As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: Apresentação de painéis, vídeos ou cartazes pelos alunos, com os resultados encontrados nas pesquisas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 2/6 - 33.33%
  • Quatro estrelas 4/6 - 66.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria evanilde rios carneiro, Colegio Municipal Pedro Daltro , Bahia - disse:
    dinharios1@hotmail.com

    18/08/2011

    Cinco estrelas

    Gostei bastante da estrategia da aula . Muito rica além da diversidade que ela proporciona no sentido de ampliar seus conhecimentos. So faltou a ideia de um filme de curta metragem ou um documentario dentro desta area. Aguardo!


  • Maria Aparecida Gonçalves Pimenta, ESCOLA MUNICIPAL ROTARY , Rio Grande do Norte - disse:
    aparecida-pimenta@hotmail.com

    27/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns !! a aula é muito enriquecidora , adorei.


  • Léia Regina Cristianotti, MARCIANO MACIEL DA SILVA E.M , São Paulo - disse:
    leia.regina@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Essa aula é muito importante para que os alunos, principalmente os que moram na zona rural possam conhecer a zona urbana e os diversos lugares que podem frequentar... A paisagem rural é um ambiente q


  • mercia, Escola Municipal Luciana Maronari , Rondônia - disse:
    merciaemarcos@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula riquíssima em recursos tecnológicos que facilitarão o conhecimento.


  • Léia Regina Cristianotti, MARCIANO MACIEL DA SILVA E.M , São Paulo - disse:
    leia.regina@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Essa aula é muito importante para que os alunos, principalmente os que moram na zona rural possam conhecer a zona urbana e os diversos lugares que podem frequentar... A paisagem rural é um ambiente q


  • Maria José Xavier da Silva Tavares, Colégio Municipal Papa João Paulo II , Pernambuco - disse:
    mariaxavier19@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    -Vamos conhecer a paisagem rural? A aula apresentada pelo professor foi super interessante e interativa aluno,meio,além de apresentar e trabalhar com diferentes mídias.Onde os mesmos ao término serão capazes de apresentar seu aprendizado através de diversos trabalhos.Parabéns professor!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.