09/12/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Campo e a cidade como formações socioespaciais |
Introdução
Caro professor (a), para alunos do Ensino Fundamental, é importante começar a entender a relação existente e inseparável entre ser humano e natureza. Uma das formas de perceber esta relação é a observação da paisagem.
Para saber mais sobre o estudo comparativo entre paisagens rurais e urbanas, visite:
Primeira Aula
Caro professor (a) no ensino fundamental, seja nas séries iniciais ou finais, uma excelente proposta de trabalho a ser desenvolvida para essa temática é um trabalho de campo. Essa seqüência de aulas pode começar com uma visita a uma realidade diferente da vivenciada pelo aluno. Assim, se os alunos forem da área urbana eles podem visitar fazendas, sítios, chácaras, etc.
Existem muitas possibilidades nesse sentido e até fazendas-escola criadas exatamente para esse fim.
Se os alunos forem de área rural, proponha um passeio pela cidade a locais como um “shopping” ou fábrica. A idéia aqui é levá-los a perceber as diferenças entre o lugar visitado em relação ao lugar onde moram.
Nesse trabalho de campo podem ser desenvolvidas atividades como produção de vídeo, ou fotos com celulares e/ou máquinas fotográficas digitais;
O tema pode ser algo como “o que é que tem de diferente aqui”. A partir desses elementos vivenciados, o professor irá elaborar os conceitos urbano e rural, além do próprio conceito de paisagem.
A proposta é levá-los a perceber que campo, corresponde a rural e urbano, à cidade e que o conjunto de fatores e coisas que caracterizam esses lugares formam uma ou outra paisagem. Sugere-se aos alunos registrem a visita com imagens e anotações importantes fazendo uso de câmeras, filmadoras e anotações em caderno de campo.
Segunda Aula
Chegando em sala de aula, inicie suas atividades evocando nos alunos as experiências da atividade de campo que eles tenham feito. Peça-lhes que imaginem ou se lembrem do que viam pela janela, no percurso da viagem. Ressalte o fato de que no percurso de uma grande cidade para um pequeno lugarejo no interior, ou vice-versa, percebe-se que a paisagem vai se modificando, construções, florestas, pastagens aparecem ou desaparecem e novas visões se configuram. Estimule a imaginação especificando os elementos que vão mudando no caminho da cidade para o campo ou vice-versa. Podem ser utilizadas imagens de revistas ou internet para isso.
Para séries iniciais sugere-se a apresentação da animação "Meu Mundo" Disponível em:
Para as séries finais sugere-se o vídeo São Paulo, disponível em:
Outra sugestão é o vídeo "Bonito", disponível em:
Atenção! Carregue o vídeo em seu computador, antes de exibi-lo em sala de aula!
Professor para as séries inciais, divida sua sala em grupos e estimule em seus alunos a idéia de produção de cartazes onde serão selecionadas imagens de elementos naturais e humanizados.
Para as séries finais, uma outra opção é que eles pesquisem na internet e montem um fórum virtual onde apresentem essas imagens. Os alunos podem fazer uma exposição do material fotográfico ou dos vídeos produzidos. Esse é o momento dos alunos exercitarem a capacidade de observação da paisagem e o seu entendimento sobre o conceito de paisagem rural e/ou urbana e suas características. Uma outra sugestão para reforçar a experiência vivida é que os alunos utilizem o material fotográfico produzido e expressem suas impressões por meio da criação de um documentário/vídeo. É uma maneira muito interessante dos alunos exercitarem sua criatividade e relatarem o que viveram no trabalho de campo.
Para fazer os documentários sugiro o uso do moviemaker. O link http://www.apostilando.com/download.php?cod=457 apresenta uma apostila em português on-line, que explica passo a passo como trabalhar com o moviemaker.
Para se produzir um documentário:
1. Levantar o tema e a abordagem que será dada.
2. Pesquisar sobre o assunto em diversas fontes.
3. Escolher a técnica, por exemplo, animação, gravação de imagens, entrevista etc.
4. Escrever o roteiro.
5. Revisar o roteiro.
6. Criar um storyboard (Planejamento quadro a quadro do que será ; filmado e quais recursos serão necessários).
7. Fazer a filmagem ou edição de imagens.
8. Avaliar a filmagem
9. Colocar trilha sonora.
10. Colocar créditos e agradecimentos.
Instruções para o professor
Movie Maker
Microsoft Windows Movie Maker é um programa de computador que ajuda a fazer filmes, já que o nome no português é Windows Criador de filmes. O programa só serve para sistemas operacionais novos (Windows 2000 ou Windows XP). Após salvo, seu filme pode ser visto pelo Windows Media Player, ou pode ser copiado em CD. O Windows Movie Maker salva vídeos no formato de arquivo WMV e AVI. Permite que os usuários criem efeitos em seus vídeos e também permite que os usuários adicionem musicas a apresentações e efeitos em seus vídeos, permite também adicionar elenco, considerações finais ao seu vídeo.
Esta é uma ferramenta que proporciona a junção de som, imagem e texto. Assim, os alunos podem criar os roteiros, fazer entrevistas, colocar músicas transformar o material em um arquivo multimídia que pode ser divulgado, discutido por outras comunidades escolares desde que se garanta a divulgação do mesmo.
Publicação dos Materiais Produzidos
Para publicação dos documentários, os alunos poderão usar o Youtube, Videolog, ou algum outro provedor gratuito.
Imaginem seus alunos criando uma lista de discussão dos documentários e divulgando para os amigos! Outras pessoas estariam associadas à rede de informação, constituindo um verdadeiro espaço coletivo de construção do conhecimento! Os alunos poderão criar a lista de discussão através Yahoo, http://br.yahoo.com/. Basta entrar no link grupos, fazer o cadastro e convidar os amigos a se associarem ao grupo.
Esse processo de criação é muito rico, é preciso estar atento à avaliação das etapas desenvolvidas, bem como o envolvimento dos alunos, a forma como trabalharam em grupo e se conseguiram responder a situação problema com conteúdo significativo fazendo bom uso da técnica escolhida.
Nome | Tipo |
---|---|
São Paulo: parte 1 [Momento Brasil] | Vídeo |
Meu mundo | Animação/simulação |
Bonito | Vídeo |
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/08/2011
Cinco estrelasGostei bastante da estrategia da aula . Muito rica além da diversidade que ela proporciona no sentido de ampliar seus conhecimentos. So faltou a ideia de um filme de curta metragem ou um documentario dentro desta area. Aguardo!
27/05/2011
Cinco estrelasParabéns !! a aula é muito enriquecidora , adorei.
24/03/2010
Quatro estrelasEssa aula é muito importante para que os alunos, principalmente os que moram na zona rural possam conhecer a zona urbana e os diversos lugares que podem frequentar... A paisagem rural é um ambiente q
24/03/2010
Quatro estrelasAula riquíssima em recursos tecnológicos que facilitarão o conhecimento.
24/03/2010
Quatro estrelasEssa aula é muito importante para que os alunos, principalmente os que moram na zona rural possam conhecer a zona urbana e os diversos lugares que podem frequentar... A paisagem rural é um ambiente q
24/03/2010
Quatro estrelas-Vamos conhecer a paisagem rural? A aula apresentada pelo professor foi super interessante e interativa aluno,meio,além de apresentar e trabalhar com diferentes mídias.Onde os mesmos ao término serão capazes de apresentar seu aprendizado através de diversos trabalhos.Parabéns professor!!!!