Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os decimais do Soroban

 

18/03/2009

Autor e Coautor(es)
Hosana Jéssica Batista
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP SARRION MONSENHOR

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Representar um número na forma decimal e compreender a estrutura do sistema de numeração decimal com o auxílio do Soroban, que pode ser entendido como um recurso pedagógico que permite explorar a representação de um número decimal e facilitar a compreensão do valor posicional de cada algarismo.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conjunto dos números naturais, racionais e suas respectivas propriedades e operações.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:

Professor inicie a aula informando a história do Soroban, instrumento de cálculo e registro numérico mais antigo na história da humanidade, que permite ao seu usuário a realização de operações matemáticas com números negativos, decimais, raiz quadrada e cúbica. O Soroban ainda é muito utilizado na atualidade. Como material de apoio, o professor poderá utilizar o texto que se encontra no seguinte endereço eletrônico:

http://madeinjapan.uol.com.br/2006/07/21/desvendando-o-soroban/ 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1781/imagens/telahistsoroban.bmp

Tela do endereço eletrônico: Made in Japan


Para o desenvolvimento desta atividade sugerimos ao professor a construção de um Soroban com os materiais descritos abaixo:
• Caixa de sapato
• Palitos para churrasco
• Canudos de plástico coloridos
A figura abaixo mostra um exemplo de um Soroban confeccionado com o material sugerido acima:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1781/imagens/sorobancaixa.bmp

Em um Soroban, a haste horizontal central, chamada hari, divide o objeto em duas partes. Na parte inferior de cada haste vertical, existem quatro peças chamadas ichidama, que valem uma unidade cada. O termo ichi em japonês significa um, e dama significa peça. Na parte superior, encontra-se apenas uma peça por haste, chamada godama, pois “go” é o número 5 em japonês, portanto o godama vale 5 unidades. As peças só representam valor quando estão em contato com o hari. Após a construção do Soroban, o professor poderá solicitar aos alunos que realizem a representação de alguns números no Soroban, deixamos como exemplo o número 55.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1781/imagens/soroban.bmp

Imagem de um Soroban

Sala de informática:

Com o término do trabalho sugerido para a sala de aula, o professor poderá conduzir o grupo de alunos ao ambiente informatizado e dividir estes alunos em grupos para utilizar os equipamentos deste ambiente. Concluída a organização dos alunos na sala de informática, peça que eles acessem o vídeo "Números Decimales", que está disponível para visualização no seguinte endereço eletrônico:


http://www.genmagic.net/videos/numeros_decimales.html
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1781/imagens/telagmagic.bmp

Tela da animação digital "Numeros Decimales"

Sugestão: Caso os alunos encontrem dificuldades para entender a escrita e a tradução de termos em espanhol, indique aos mesmos a possibilidade de utilizar dicionários on-line de tradução de idiomas.
O vídeo apresenta como tema a construção de um número decimal partindo da ideia da divisão da área de um quadrado em partes iguais, também é ilustrada a divisão de um cubo em outros menores. Ao final da apresentação são apresentadas algumas questões com o objetivo de interar o vídeo animado e o aluno. Professor, caso acredite ser necessário interrompa o vídeo para discutir o tema com os alunos. Essa prática permite ao professor atuar como um mediador na interação aluno e objeto educacional e também serve como uma forma de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos conceitos abordados.
 

Validando o conceito:

Para verificar se os conceitos foram assimilados o professor pode pedir para os alunos representarem no Soroban, construído com os palitos, canudos e caixa de papelão, alguns números decimais como, por exemplo:
a-) 5,3
b-) 6,14
c-) 8,9
d-) 25,3
e-) 103,02
f-) 1244,304
 

Recursos Complementares
Os números decimais estão presentes em inúmeras situações do nosso cotidiano. Peça para os alunos pesquisarem em jornais ou revistas algumas notícias ou tabelas, gráficos, anúncios em que apareçam números decimais. Logo após a pesquisa solicite que colem o material pesquisado nos respectivos cadernos e escrevam cada um por extenso explicando o tipo de aplicação que o material pesquisado tem: registro de uma medida, preço, dados financeiros etc.
Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades na sala de aula e no laboratório de informática, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, verificando, por meio da utilização do Soroban a construção e interpretação corretas dos números decimais. É conveniente avaliar se o aluno consegue perceber que um número decimal é um submúltiplo de uma unidade definida.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33.33%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jihad Kasem Kassab, UFMS , São Paulo - disse:
    jihadkassab@gmail.com

    14/06/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito dessa aula e dou uma dica sobre o site sorobanbrasil que tem uma dica sobre uma possivel construção de um soroban usando aquelas pastas onduladas e contas de bijuteria, muito barato aproximadamente R$5,00 é uma boa saida tbm


  • Amanda, Amanda keka , São Paulo - disse:
    gatinhamanda95@hotmail.com

    07/06/2010

    Uma estrela

    Essa aula émutio legal , mais é complicada de intender poderia me dar algumas imformações sobre o soroban pelo Email? Obrigada


  • Antonia Rodrigues Maia, EEF Nossa Senhora de Fátima , Ceará - disse:
    arodriguesmaia@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É interessante a forma como foi utilizado o material para explicar o conteúdo e possibilitar o entendimento do aluno que terá a oportunidade de abstrair o conceito , por isso classifico a aula como excelente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.