18/03/2009
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Sistema de numeração decimal |
Sala de aula:
Professor inicie a aula informando a história do Soroban, instrumento de cálculo e registro numérico mais antigo na história da humanidade, que permite ao seu usuário a realização de operações matemáticas com números negativos, decimais, raiz quadrada e cúbica. O Soroban ainda é muito utilizado na atualidade. Como material de apoio, o professor poderá utilizar o texto que se encontra no seguinte endereço eletrônico:
http://madeinjapan.uol.com.br/2006/07/21/desvendando-o-soroban/
Tela do endereço eletrônico: Made in Japan
Para o desenvolvimento desta atividade sugerimos ao professor a construção de um Soroban com os materiais descritos abaixo:
• Caixa de sapato
• Palitos para churrasco
• Canudos de plástico coloridos
A figura abaixo mostra um exemplo de um Soroban confeccionado com o material sugerido acima:
Em um Soroban, a haste horizontal central, chamada hari, divide o objeto em duas partes. Na parte inferior de cada haste vertical, existem quatro peças chamadas ichidama, que valem uma unidade cada. O termo ichi em japonês significa um, e dama significa peça. Na parte superior, encontra-se apenas uma peça por haste, chamada godama, pois “go” é o número 5 em japonês, portanto o godama vale 5 unidades. As peças só representam valor quando estão em contato com o hari. Após a construção do Soroban, o professor poderá solicitar aos alunos que realizem a representação de alguns números no Soroban, deixamos como exemplo o número 55.
Imagem de um Soroban
Sala de informática:
Com o término do trabalho sugerido para a sala de aula, o professor poderá conduzir o grupo de alunos ao ambiente informatizado e dividir estes alunos em grupos para utilizar os equipamentos deste ambiente. Concluída a organização dos alunos na sala de informática, peça que eles acessem o vídeo "Números Decimales", que está disponível para visualização no seguinte endereço eletrônico:
http://www.genmagic.net/videos/numeros_decimales.html
Tela da animação digital "Numeros Decimales"
Sugestão: Caso os alunos encontrem dificuldades para entender a escrita e a tradução de termos em espanhol, indique aos mesmos a possibilidade de utilizar dicionários on-line de tradução de idiomas.
O vídeo apresenta como tema a construção de um número decimal partindo da ideia da divisão da área de um quadrado em partes iguais, também é ilustrada a divisão de um cubo em outros menores. Ao final da apresentação são apresentadas algumas questões com o objetivo de interar o vídeo animado e o aluno. Professor, caso acredite ser necessário interrompa o vídeo para discutir o tema com os alunos. Essa prática permite ao professor atuar como um mediador na interação aluno e objeto educacional e também serve como uma forma de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos conceitos abordados.
Validando o conceito:
Para verificar se os conceitos foram assimilados o professor pode pedir para os alunos representarem no Soroban, construído com os palitos, canudos e caixa de papelão, alguns números decimais como, por exemplo:
a-) 5,3
b-) 6,14
c-) 8,9
d-) 25,3
e-) 103,02
f-) 1244,304
Três estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/03/2015
Quatro estrelasMuito boa, bem esplicado
14/06/2010
Cinco estrelasgostei muito dessa aula e dou uma dica sobre o site sorobanbrasil que tem uma dica sobre uma possivel construção de um soroban usando aquelas pastas onduladas e contas de bijuteria, muito barato aproximadamente R$5,00 é uma boa saida tbm
07/06/2010
Uma estrelaEssa aula émutio legal , mais é complicada de intender poderia me dar algumas imformações sobre o soroban pelo Email? Obrigada
24/03/2010
Cinco estrelasÉ interessante a forma como foi utilizado o material para explicar o conteúdo e possibilitar o entendimento do aluno que terá a oportunidade de abstrair o conceito , por isso classifico a aula como excelente.