Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GLÂNDULA TIREÓIDE: FUNÇÕES E DISFUNÇÕES

 

16/09/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Adriana Keiko Nishida Costa

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

Heitor Roberto Dias Francischini

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Ivã de Haro Moreno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender o funcionamento da Glândula Tireóide e sua importância, bem como a importância da ingestão regular de alimentos que contêm iodo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema Endócrino; Hormônio; Glândula Endócrina; Mecanismo de Retroalimentação (Feed-Back).

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula mostrando aos seus alunos gravuras/fotos da localização da glândula tireóide e suas células:

(Disponível em: http://www.melhoramiga.com.br/wp-content/uploads/2009/08/tireoide.jpg )

O professor poderá explicar aos alunos o funcionamento da Glândula Tireóide e quais são os hormônios produzidos e os que regulam sua atividade:

A tireóide é uma glândula endócrina, que produz os hormônios T3 e T4 a partir de aminoácidos e íons Iodo. As células da glândula captam os aminoácidos e o iodo disponível e os transforma em uma substância chamada tiroglobulina. A tiroglobulina permanece armazenada na tireóide e, conforme a necessidade do corpo, ocorre a transformação desta substância em T3 e T4.
O funcionamento da tireóide é regulado pelo hormônio TSH, produzido na glândula Hipófise. De acordo com as taxas de TSH no corpo, a tireóide acelera ou diminui seu funcionamento. A hipófise também é capaz de detectar a concentração de T3 e T4 no organismo, induzindo ou inibindo a produção de FSH (por exemplo: quando há pouco T4 no sangue, a hipófise começa a produzir mais TSH, que irá acelerar o funcionamento da tireóide, e vice-versa)
 ”.

Mais informações sobre a glândula tireóide podem ser obtidas no site:
http://www.cirurgiaendocrina.com.br/thyroid.html

Para que os alunos compreendam melhor o mecanismo de retroalimentação relacionado à glândula tireóide, proponha uma atividade: os alunos deverão sentar em roda e passar ao próximo um cartão que corresponderá aos hormônios (parecendo a brincadeira “Escravos de Jó”). Os cartões deverão representar os hormônios T3 (ou T4, se preferir) e TSH (assim, sugiro que sejam cartões de cores diferentes, cujas faces deverão possuir a sigla do respectivo hormônio). Os alunos, em círculo, representam a circulação sanguínea, que carrega os hormônios (cartões) para todas as partes do corpo. Dois alunos deverão representar as glândulas Tireóide e Hipófise e para isso eles deverão possuir uma folha colada à camiseta que indica seu papel na atividade. Estes alunos possuirão saquinhos que conterão mais cartões representando os hormônios (Atenção professor: o aluno “Tireóide” deve possuir cartões “T3” e o aluno “Hipófise” deve possuir cartões “TSH”).
A atividade deve consistir de dois momentos:
No primeiro momento simule um corpo que possui pouco hormônio T3 na circulação. Os alunos deverão passar em sentido horário muitos cartões que correspondem ao FSH e poucos que correspondem ao T3. Peça que à medida que os cartões FSH passem pelo aluno “tireóide”, este comece a retirar mais cartões T3 de seu saquinho e dar aos alunos que representam o sangue. À medida que o número de cartões T3 aumenta, solicite ao aluno hipófise que retire alguns cartões FSH da atividade.
Mas fique de olho: explique aos alunos que a hipófise não retira o FSH da circulação, apenas deixa de liberá-lo, porém, para a aprendizagem dos alunos é mais fácil que a dinâmica ocorra assim.
O segundo momento deve iniciar ao contrário: simule um corpo com altas concentrações de T3 e baixas de FSH. Explique aos alunos o funcionamento do processo.

A imagem abaixo poderá auxiliá-lo durante a explicação:

(Disponível em: http://lifespotlight.com/images/2008/08/trh-tsh-loop.jpg )

Para terminar a aula, peça que os alunos pensem na seguinte situação:
O que aconteceria com o equilíbrio dos hormônios da tireóide se uma pessoa deixa de ingerir o iodo necessário para produzir a tiroglobulina? Peça que considerem que quando uma glândula é super estimulada ocorre seu crescimento exagerado e quando a glândula é pouco estimulada ocorre seu atrofiamento.

A seguir, explique aos alunos sobre o Bócio e a Hipertrofia da Tireóide causada pela falta de iodo. Explique aos alunos a importância do iodo na alimentação, uma vez que este não é produzido pelo corpo humano. Enfatize os problemas de saúde que são gerados por esta doença.

(Disponível em: http://www.clinicaq.com.br/imagens/nodulos.jpg )

Informações sobre a importância do iodo na dieta podem ser encontradas no link abaixo:
http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/68def_iodo.html

A imagem abaixo mostra os principais alimentos que possuem iodo na sua composição e que são de grande importância na dieta para evitar possíveis problemas de hipertrofia tireoideana:

(Disponível em http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/alimentos_que_fazem_a_tireoide_trabalhar_mais_voce_perder_peso2.jpg )

Recursos Complementares

Se o professor desejar complementar a aula com informações sobre os processos de extração de sal e ilustrar a sua importância para a alimentação humana poderá trabalhar com o vídeo que se encontra no link abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/673

Avaliação
O professor poderá utilizar-se da própria atividade realizada para avaliar a aprendizagem dos alunos: peça a eles que, em uma folha, descrevam a atividade utilizando-se do modelo da tireóide.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.