16/09/2010
Ivã de Haro Moreno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
O aluno poderá aprender o funcionamento da Glândula Tireóide e sua importância, bem como a importância da ingestão regular de alimentos que contêm iodo.
Sistema Endócrino; Hormônio; Glândula Endócrina; Mecanismo de Retroalimentação (Feed-Back).
Professor, inicie a aula mostrando aos seus alunos gravuras/fotos da localização da glândula tireóide e suas células:
(Disponível em: http://www.melhoramiga.com.br/wp-content/uploads/2009/08/tireoide.jpg )
O professor poderá explicar aos alunos o funcionamento da Glândula Tireóide e quais são os hormônios produzidos e os que regulam sua atividade:
“A tireóide é uma glândula endócrina, que produz os hormônios T3 e T4 a partir de aminoácidos e íons Iodo. As células da glândula captam os aminoácidos e o iodo disponível e os transforma em uma substância chamada tiroglobulina. A tiroglobulina permanece armazenada na tireóide e, conforme a necessidade do corpo, ocorre a transformação desta substância em T3 e T4.
O funcionamento da tireóide é regulado pelo hormônio TSH, produzido na glândula Hipófise. De acordo com as taxas de TSH no corpo, a tireóide acelera ou diminui seu funcionamento. A hipófise também é capaz de detectar a concentração de T3 e T4 no organismo, induzindo ou inibindo a produção de FSH (por exemplo: quando há pouco T4 no sangue, a hipófise começa a produzir mais TSH, que irá acelerar o funcionamento da tireóide, e vice-versa) ”.
Mais informações sobre a glândula tireóide podem ser obtidas no site:
http://www.cirurgiaendocrina.com.br/thyroid.html
Para que os alunos compreendam melhor o mecanismo de retroalimentação relacionado à glândula tireóide, proponha uma atividade: os alunos deverão sentar em roda e passar ao próximo um cartão que corresponderá aos hormônios (parecendo a brincadeira “Escravos de Jó”). Os cartões deverão representar os hormônios T3 (ou T4, se preferir) e TSH (assim, sugiro que sejam cartões de cores diferentes, cujas faces deverão possuir a sigla do respectivo hormônio). Os alunos, em círculo, representam a circulação sanguínea, que carrega os hormônios (cartões) para todas as partes do corpo. Dois alunos deverão representar as glândulas Tireóide e Hipófise e para isso eles deverão possuir uma folha colada à camiseta que indica seu papel na atividade. Estes alunos possuirão saquinhos que conterão mais cartões representando os hormônios (Atenção professor: o aluno “Tireóide” deve possuir cartões “T3” e o aluno “Hipófise” deve possuir cartões “TSH”).
A atividade deve consistir de dois momentos:
No primeiro momento simule um corpo que possui pouco hormônio T3 na circulação. Os alunos deverão passar em sentido horário muitos cartões que correspondem ao FSH e poucos que correspondem ao T3. Peça que à medida que os cartões FSH passem pelo aluno “tireóide”, este comece a retirar mais cartões T3 de seu saquinho e dar aos alunos que representam o sangue. À medida que o número de cartões T3 aumenta, solicite ao aluno hipófise que retire alguns cartões FSH da atividade.
Mas fique de olho: explique aos alunos que a hipófise não retira o FSH da circulação, apenas deixa de liberá-lo, porém, para a aprendizagem dos alunos é mais fácil que a dinâmica ocorra assim.
O segundo momento deve iniciar ao contrário: simule um corpo com altas concentrações de T3 e baixas de FSH. Explique aos alunos o funcionamento do processo.
A imagem abaixo poderá auxiliá-lo durante a explicação:
(Disponível em: http://lifespotlight.com/images/2008/08/trh-tsh-loop.jpg )
Para terminar a aula, peça que os alunos pensem na seguinte situação:
O que aconteceria com o equilíbrio dos hormônios da tireóide se uma pessoa deixa de ingerir o iodo necessário para produzir a tiroglobulina? Peça que considerem que quando uma glândula é super estimulada ocorre seu crescimento exagerado e quando a glândula é pouco estimulada ocorre seu atrofiamento.
A seguir, explique aos alunos sobre o Bócio e a Hipertrofia da Tireóide causada pela falta de iodo. Explique aos alunos a importância do iodo na alimentação, uma vez que este não é produzido pelo corpo humano. Enfatize os problemas de saúde que são gerados por esta doença.
(Disponível em: http://www.clinicaq.com.br/imagens/nodulos.jpg )
Informações sobre a importância do iodo na dieta podem ser encontradas no link abaixo:
http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/68def_iodo.html
A imagem abaixo mostra os principais alimentos que possuem iodo na sua composição e que são de grande importância na dieta para evitar possíveis problemas de hipertrofia tireoideana:
(Disponível em http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/alimentos_que_fazem_a_tireoide_trabalhar_mais_voce_perder_peso2.jpg )
Se o professor desejar complementar a aula com informações sobre os processos de extração de sal e ilustrar a sua importância para a alimentação humana poderá trabalhar com o vídeo que se encontra no link abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/673
Quatro estrelas 5 calificaciones
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04/03/2014
Cinco estrelasAjudou e muito. Sou acadêmico de fisioterapia e contribuiu para o meu PBL
28/07/2013
Cinco estrelasotimo auxilia bastante e de facil captação do tema para os alunos.
28/09/2012
Cinco estrelaslegal
23/07/2012
Quatro estrelasOlá! Gostaria de informar que a aula sobre a tireóide, em muitas frases, menciona o FSH ao invés do TSH. A aula está bem interessante e aprendi bastante com ela, só notei esse erro de digitação que necessita ser corrigido. Atenciosamente, Priscila
18/12/2010
Cinco estrelasexcelente as informaçoes para os leigo e pacientes, que estão precisando destas informaçoes.