23/03/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | História | Modos de viver |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
• Problematizar a instituição escolar como um suposto ambiente de tolerância à diversidade sexual, trazendo à tona a realidade de discriminação e violência presente nesse ambiente;
• Compreensão da sexualidade como um constructo, influenciado por uma diversidade de elementos, sociais, culturais, biológicos, psicológicos, históricos e políticos.
• A compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade são dimensões fundamentais do processo educativo.
• Visibilização de situações homofóbicas e sexistas no ambiente escolar.
• Percepção da diversidade de expressões da sexualidade humana.
• Desconstruir a percepções negativas em torno da homossexualidade.
• Compreender a escola como espaço público e democrático e da educação como direito de todos.
• Visibilização da heterogeneidade e valorização da diversidade sexual.
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Justificativa para a proposição das aulas:
Acreditamos que problematização da homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual revelam-se indispensáveis para se viabilizar não só uma educação inclusiva e de qualidade, mas também a consolidação de um modelo democrático de sociedade.
Estratégias utilizadas:
• Aula interativa.
• Socialização das produções dos/as alunos/as.
• Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo.
Atividade 1: Diálogos sobre Homossexualidade
Professor/a, como atividade inicial das aulas sugerimos que apresente um vídeo com duração de trinta segundos, intitulado “Homossexualidade” (Figura 1).
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pmcGmZjWABE
Figura 1: Vídeo Homossexualidade.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pmcGmZjWABE
Após a apresentação do vídeo, o/a professor/a deverá indagar os/as alunos/as do que acharam deste, fazendo alguns questionamentos:
• Como a psicólogo representa a homossexualidade? Vocês concordam ou discordam?
• Vocês conhecem algum homossexual? O que vocês acham disso?
• Quais as hostilizações que passam os homossexuais no espaço escolar?
• Quais os estereótipos estão ligados ao homossexual masculino? E ao feminino?
• Os colegas no qual convivem apresentam preconceito aos homossexuais?
• Os homossexuais, na escola, possuem os mesmos direitos que os heterossexuais?
• Nos últimos anos, houve mudanças em termos de direitos dos homossexuais? Na educação? No mercado de trabalho, etc?
• Na escola, os homossexuais têm conseguido fazer valer seus direitos como cidadãos?
• Quais os imaginários sociais (representações/concepções), construídos sócio-historicamente, dos homossexuais em nossa sociedade?
• O que podemos fazer diante de um ato de discriminação?
• A nossa escola reproduz, produz ou contesta ações discriminatórias aos homossexuais? Exempliquem algumas dessas ações que já presenciaram.
• Já presenciaram algum tipo de discriminação e violência que sofrem os/as jovens homossexuais dentro da escola?
Observação:
Professor/a não deixe de enfatizar que as várias ações discriminatórias e hostis, no ambiente escolar, contra os homossexuais, levam ao aparecimento de reações homofóbicas.
Atividade 2:
Sugerimos que professor/a comece essa atividade exibindo um vídeo intitulado “Campanha Não Homofobia” (Figura 2), fazendo aos/as alunos/as os seguintes questionamentos:
• O que o vídeo tem haver com uma campanha em favor da não hom ofobia?
• No víde o, a analogia das junções/uniões de algumas letras do alfabeto, nos passa qual/is ideias?
• Vocês acreditam que o preconceito nos pode tornar ignorantes?
• Quando no vídeo, o autor faz menção a “união de letras iguais a elas”, ele esta referindo a homossexualidade?
• Dessa forma, as palavras cOOperação e ComprEEnsão são importantes na luta contra a homofobia? Apontem alguns argumentos.
O vídeo tem duração de 30 segundos e esta disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t5xXjlfFSFE
Figura 2: Imagens do vídeo: Campanha Não Homofobia
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t5xXjlfFSFE
Após, o/a professor/a fazer as discussões sugeridas, poderá perguntá-los/as se têm dúvidas e/ou curiosidades sobre este tema. É importante que o/a professor/a estimule a participação dos/as alunos/as.
Atividade 3: Ações em defesa de uma escola inclusiva
Como finalização das discussões e para o fechamento das aulas, essa atividade terá como objetivo discutir ações que podem ser implementadas na escola como forma de combate a homofobia e o reconhecimento da diversidade sexual.
Para isso, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam grupos com até 5 componentes. Cada grupo deverá discutir a homofobia, articulando estratégias que poderiam ser “implementadas” na escola a fim de atenuar ações e/ou práticas discriminatórias aos homossexuais.
Posto isto, estes grupos, com a mediação do/a professor/a, deverão se organizar para criar um cartaz elencando ações, na escola, não homofóbicas. Essas produções deverão ser socializadas por toda a escola. Durante esta atividade o/a professor/a poderá trabalhar a escrita e a criatividade dos/as alunos/as.
Material necessário:
• Cartolina;
• Pincéis
• Régua, etc.
Professor/a o livro indicado abaixo é uma ferramenta valiosa para ajudar a tornar realidade a escola sem homofobia. Ao fornecer elementos para reflexão, atuação política e subsídios para uma ação pedagógica promotora da diversidade e da cidadania. O livro traz reflexões sobre a produção e a reprodução da homofobia na educação, em especial no contexto escolar, evidenciando o fato como grave problema social cujo enfrentamento não pode ser mais adiado. A compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade são dimensões fundamentais do processo educativo.
Vale a pena conhecê-lo: Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Maiores informações consultar: http://www.contee.org.br/noticias/artigos/art449.asp
Outros referenciais:
• Projeto Educação sem Homofobia atua na formação de educadoras/es para a promoção do respeito à diversidade sexual - http://educacaosemhomofobia.wordpress.com/
• Projeto Diversidade Sexual na escola é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).- http://www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade/projeto.htm
• Livro Diversidade Sexual na escola – disponível em: http://www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade/DiversidadeWeb.pdf
• Artigo de Mateus Leonardi Redivo - Como discutir a homossexualidade na escola. Disponível em: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/05/353041.shtml
Os/as alunos/as deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, sobretudo durante a execução das atividades solicitadas, podendo o/a professor/a aproveitar desta para analisar o envolvimento dos/as alunos/as, as discussões e a criatividade.
Cinco estrelas 1 classificações
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08/09/2011
Cinco estrelasAchei tudo de excelente qualidade.