Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Haverá no mundo espaço suficiente para todos?

 

17/06/2008

Autor e Coautor(es)
Nilton Goulart de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Entender o fenômeno do crescimento populacional no Brasil e no mundo. • Compreender os efeitos e conseqüências desse crescimento populacional para o meio ambiente e qualidade de vida das pessoas. • Identificar alternativas de equacionamento para a questão do crescimento populacional.
Duração das atividades
• 3 aulas de 50 minutos cada;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conhecimento básico sobre demografia, ecologia.
Estratégias e recursos da aula

A melhoria de padrões de nutrição e de saúde constitui-se uma das causas do fenômeno do crescimento populacional acelerado. Historicamente se constata que a população do planeta passou longos períodos com crescimento populacional estável, expresso por taxas relativamente baixas, em contraposição ao aumento vertiginoso da população nas últimas décadas. É interessante perceber que esse crescimento ainda caminha na esteira da pobreza, já que os maiores índices de aumento populacional ocorrem em países em desenvolvimento. Mais pessoas nascendo em condições precárias e sem quesitos mínimos para uma vida digna. Do outro lado da balança, países ricos com baixo crescimento populacional e que mantém os atuais padrões de consumo e produção insustentáveis.
 

Tal fato constitui-se um problema se considerarmos que a populacão mundial demanda recursos naturais - renováveis e não renováveis - de distintas fontes, cuja distribuição ocorre de forma desigual no planeta. Nesse sentido, o acesso à água de boa qualidade, a poluição dos grandes centros urbanos e o aquecimento global, são exemplos concretos dessa situação.

Primeira Aula – Problematização
 

Professor inicie os trabalhos com a exibição do vídeo “Urbanização Acelerada” do programa Cidades e Soluções, disponível no site:
 

globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493-p-22102006,00.html
 

Atenção: Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador antes de exibi-lo aos alunos!
 

Divida a sala em grupos e peça que cada grupo expresse suas idéias sobre o vídeo. Anote idéias, conceitos e esclareça os alunos. Peça que apresentem as principais conclusões para o restante da turma.
 

Para contextualizar e preparar o início dos trabalhos é importante trabalhar fundamentos. Recomenda-se o acesso e estudo dirigido com os alunos do seguinte link:
 

colegioweb.uol.com.br/geografia/a-populacao-mundial-e-o-crescimento-demografico
 

Oriente a pesquisa dos educandos! Dentre as várias questões possíveis, pode-se questionar:
 

• Como é a evolução do crescimento populacional no planeta?
• Quais foram as fases do aumento populacional? – Identifique a fase de crescimento lento e fase de crescimento acelerado
• Quais as causas do rápido aumento da população mundial?
• População mundial futura – Quais as previsões?
• Quais as consequências do aumento populacional ?
• Quais medidas a tomar para conter tal aumento?
 

Ao final, todos os alunos deverão ter as idéias discutidas e apresentadas listadas em um relatório. Esse relatório geral, sobre os informes dos links, pode ser feito em um fórum virtual. Aproveite a oportunidade e peça que verifiquem se existem algumas das situações vistas, no lugar onde vivem. O docente pode criar grupos gratuitos para essa discussão, como os disponíveis pelo Yahoo. Eis o link:


br.groups.yahoo.com/
 

Segunda Aula
 

Professor, recapitule as discussões efetuadas e liste os conceitos apreendidos. Você poderá usar o quadro-negro para isso. Depois, contextualize esses conceitos, ou seja: fale sobre eles usando os exemplos brasileiros. Existe muita informação disponível na página do IBGE para jovens, eis o link:
 

www.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/index.html

Peça que eles interpretem esses dados. Oriente-os à anotação de conclusões e respostas para posterior debate. Esse é o momento do professor contribuir para a formulação conceitual; passar do “achismo” para as situações concretas, com embasamento teórico adequado. É a hora que o professor “entra” recolocando os conceitos, corrigindo distorções, a partir do que foi feito pelos alunos.
 

A partir do site do IBGE, sugira perguntas para que eles busquem as repostas, tais como:
 

• Qual o tamanho atual da população mundial? E a brasileira?
• Qual o padrão de crescimento atual da população brasileira?
• Quais as principais mudanças demográficas pelas quais passa a população brasileira?
 

Professor, esse momento é importante para estabelecer os elos de ligação entre o que ocorre no Brasil e o que ocorre em escala mundial, porque os processos são os mesmos. Explore as possibilidades de associação.
 

Terceira Aula
 

Nesse momento o docente organizará grupos de alunos que irão fazer uma pesquisa na internet sobre a situação de distintos países, buscando temas como taxa de crescimento da população, área, taxa de mortalidade, Índice de Desenvolvimento Humano em páginas como:
 

www.ibge.gov.br
www.unesco.org.br
• www.fao.org.br

Desse trabalho será orga nizado um painel, onde os alunos irão apresentar essas informações aos colegas e discutir os padrões dos paises pesquisados, buscando entender os porquês de cada realidade.
Tomando-se por base as aulas anteriores, as discussões efetuadas e os textos lidos, divida a sala em grupos e peça que respondam as seguintes questões:
 

• Pode-se limitar o crescimento populacional?
• Existem medidas para reduzir o crescimento populacional?
• Quais os benefícios do planejamento familiar?
 

As respostas deverão ser discutidas ao final da aula e ser sistematizadas no fórum virtual sobre o assunto .
 

Recursos Complementares
Visita à página: www.ibge.gov.br veja o IBGE teen e selecione onde ir. http://www.josuedecastro.com.br/port/cresc.html CORSON, W. H. Cap. 3 - Crescimento Populacional. In¬¬______. Manual Global de Ecologia: ou que você pode fazer a respeito da crise do meio ambiente. Tradução Alexandre Gomes Camaru - 2 Edição. São Paulo: Augustus, 1996. 23p.
Avaliação
As atividades de avaliação serão: • Participação qualificada nas discussões; • Apresentação de relatórios; • Participação nos fóruns de discussão
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.