17/06/2008
Cristina Leite
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade |
A melhoria de padrões de nutrição e de saúde constitui-se uma das causas do fenômeno do crescimento populacional acelerado. Historicamente se constata que a população do planeta passou longos períodos com crescimento populacional estável, expresso por taxas relativamente baixas, em contraposição ao aumento vertiginoso da população nas últimas décadas. É interessante perceber que esse crescimento ainda caminha na esteira da pobreza, já que os maiores índices de aumento populacional ocorrem em países em desenvolvimento. Mais pessoas nascendo em condições precárias e sem quesitos mínimos para uma vida digna. Do outro lado da balança, países ricos com baixo crescimento populacional e que mantém os atuais padrões de consumo e produção insustentáveis.
Tal fato constitui-se um problema se considerarmos que a populacão mundial demanda recursos naturais - renováveis e não renováveis - de distintas fontes, cuja distribuição ocorre de forma desigual no planeta. Nesse sentido, o acesso à água de boa qualidade, a poluição dos grandes centros urbanos e o aquecimento global, são exemplos concretos dessa situação.
Primeira Aula – Problematização
Professor inicie os trabalhos com a exibição do vídeo “Urbanização Acelerada” do programa Cidades e Soluções, disponível no site:
globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493-p-22102006,00.html
Atenção: Lembre-se de carregar o vídeo em seu computador antes de exibi-lo aos alunos!
Divida a sala em grupos e peça que cada grupo expresse suas idéias sobre o vídeo. Anote idéias, conceitos e esclareça os alunos. Peça que apresentem as principais conclusões para o restante da turma.
Para contextualizar e preparar o início dos trabalhos é importante trabalhar fundamentos. Recomenda-se o acesso e estudo dirigido com os alunos do seguinte link:
colegioweb.uol.com.br/geografia/a-populacao-mundial-e-o-crescimento-demografico
Oriente a pesquisa dos educandos! Dentre as várias questões possíveis, pode-se questionar:
• Como é a evolução do crescimento populacional no planeta?
• Quais foram as fases do aumento populacional? – Identifique a fase de crescimento lento e fase de crescimento acelerado
• Quais as causas do rápido aumento da população mundial?
• População mundial futura – Quais as previsões?
• Quais as consequências do aumento populacional ?
• Quais medidas a tomar para conter tal aumento?
Ao final, todos os alunos deverão ter as idéias discutidas e apresentadas listadas em um relatório. Esse relatório geral, sobre os informes dos links, pode ser feito em um fórum virtual. Aproveite a oportunidade e peça que verifiquem se existem algumas das situações vistas, no lugar onde vivem. O docente pode criar grupos gratuitos para essa discussão, como os disponíveis pelo Yahoo. Eis o link:
Segunda Aula
Professor, recapitule as discussões efetuadas e liste os conceitos apreendidos. Você poderá usar o quadro-negro para isso. Depois, contextualize esses conceitos, ou seja: fale sobre eles usando os exemplos brasileiros. Existe muita informação disponível na página do IBGE para jovens, eis o link:
www.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/index.html
Peça que eles interpretem esses dados. Oriente-os à anotação de conclusões e respostas para posterior debate. Esse é o momento do professor contribuir para a formulação conceitual; passar do “achismo” para as situações concretas, com embasamento teórico adequado. É a hora que o professor “entra” recolocando os conceitos, corrigindo distorções, a partir do que foi feito pelos alunos.
A partir do site do IBGE, sugira perguntas para que eles busquem as repostas, tais como:
• Qual o tamanho atual da população mundial? E a brasileira?
• Qual o padrão de crescimento atual da população brasileira?
• Quais as principais mudanças demográficas pelas quais passa a população brasileira?
Professor, esse momento é importante para estabelecer os elos de ligação entre o que ocorre no Brasil e o que ocorre em escala mundial, porque os processos são os mesmos. Explore as possibilidades de associação.
Terceira Aula
Nesse momento o docente organizará grupos de alunos que irão fazer uma pesquisa na internet sobre a situação de distintos países, buscando temas como taxa de crescimento da população, área, taxa de mortalidade, Índice de Desenvolvimento Humano em páginas como:
• www.ibge.gov.br
• www.unesco.org.br
• www.fao.org.br
Desse trabalho será orga nizado um painel, onde os alunos irão apresentar essas informações aos colegas e discutir os padrões dos paises pesquisados, buscando entender os porquês de cada realidade.
Tomando-se por base as aulas anteriores, as discussões efetuadas e os textos lidos, divida a sala em grupos e peça que respondam as seguintes questões:
• Pode-se limitar o crescimento populacional?
• Existem medidas para reduzir o crescimento populacional?
• Quais os benefícios do planejamento familiar?
As respostas deverão ser discutidas ao final da aula e ser sistematizadas no fórum virtual sobre o assunto .
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!