Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A propaganda oral criada a partir de encartes comerciais

 

22/09/2010

Autor e Coautor(es)
Josina Augusta Tavares Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

              

                * Ler e escrever propagandas, a partir da aprendizagem das estratégias linguísticas características desse gênero textual.

                * Utilizar as informações necessárias para caracterizar o objeto da propaganda.

                * Selecionar estratégias comunicativas de convencimento para influenciar o comprador ou usuário.

                * Participar de situações de  linguagem oral na sala de aula, a partir da apresentação das propagandas criadas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Atividades

1ª etapa

Apresentando propagandas no datashow:

a) A professora apresentará para os alunos algumas propagandas interessantes no datashow

   * Propaganda da sandália da Barbie :

 http://www.youtube.com/watch?v=p_JASvCNN0I e.com/watch?v=px0CtOHPZTU 

     A professora orientará a observação dos alunos para a sequência do vídeo da propaganda e questionará:

     __ Esta  propaganda é eficiente?

     __ Ela é atraente?

     __ O que a torna atraente?

     __ Quem se interessa mais por essa propaganda?

     __ Será que ela vai convencer o consumidor a comprar o produto? Por quê?

   * Propagandas diversas:

 http://m286.photobucket.com/image/Propaganda%20de%20brinquedos/fhellern/propaganda.jpg.html?src=www

      __ Por que estão usando um bebê nesta propaganda?

      __ Quais são as marcas que vocês conseguem distinguir na propaganda?

      __ Por que vocês não conseguem ler as outras marcas?

      __ Como terão conseguido fazer tantas imagens de propaganda no corpo de um bebê?

    * Propaganda de Pepsi:

 http://www.webix.com.br/fotos/imagens/criativas/criativo_pepsi.jpg 

   

     __  Por que será que nesta propaganda não há texto?

     __  Por que a tigela de salgadinhos está esticando a mão para alcançar o refrigerante?

     __ Você acha que esta é uma boa propaganda? Por quê?

     __ A Pepsi é um refrigerante muito conhecido. Por que os fabricantes têm que continuar fazendo propaganda desse produto?

2ª etapa

Reapresentando propagandas de tv

 a) A professora lançará um desafio aos alunos: solicitará que eles escolham, em casa, uma propaganda  interessante na televisão e a treinem bem para uma apresentação oral em sala de aula.

 b) Na aula combinada, os alunos apresentarão sua propaganda. As melhores apresentações, escolhidas pelos colegas, serão premiadas.

3ª etapa

 O trabalho oral com encartes

    Para a realização dos trabalhos programados para o ensino do gênero textual "propaganda", a professora necessitará de três grupos diferentes de encartes, que poderão ser solicitados com antecedência aos alunos ou trazidos pela própria professora:

    * Encartes de jornal especializados em veículos: 5 volumes para dez alunos;

    * Encartes de jornal especializados em imóveis: 5 volumes para dez alunos;

    * Encartes que anunciam eletrodomésticos: 5 volumes para dez alunos. (Os alunos trabalharão em duplas.)

    Esses três diferentes tipos de encartes permitirão uma observação mais direcionada para os recursos de convencimento e para as estratégias adequadas para cada situação.

a) Discussão motivadora sobre o tema “propaganda”.

   Os alunos falarão livremente sobre o assunto, exteriorizando seus conhecimentos prévios:

    * Para que serve uma propaganda?

    * Onde você costuma ver propaganda escrita?

    * E propagandas orais, onde você costuma ouvir?

 b) Os alunos sentarão em duplas: cinco duplas recebem os encartes com propagandas de imóveis, cinco recebem propagandas de veículos e as outras cinco receberão os encartes de eletrodomésticos.

   A professora explorará os encartes das diferentes duplas, orientando a observação dos alunos. Estes poderão levantar suas hipóteses sobre o assunto e exporem seus conhecimentos de mundo. Também enriquecerão suas ideias, ouvindo as opiniões dos colegas.

   Sobre os encartes com propagandas de veículos:

   * Qual é o produto oferecido no seu encarte?

   * Quais tipos de veículos aparecem nas propagandas?

   * Você acha que propaganda é importante? Por quê?

   * Quais são as palavras ou expressões que aparecem em suas propagandas e que podem animar os consumidores a comprarem esse produto?

      ( Espaçoso, bonito, econômico, a manutenção é barata, pode ser comprado em suaves prestações, etc)

c) A professora usará a mesma estratégia didática para explorar os encartes de imóveis e de eletrodomésticos.

4ª etapa

Escrevendo propagandas

a) Depois a professora pegará um objeto escolar atraente e fará uma propaganda oral bem criativa, para servir de texto modelar para os alunos: uma mochila bonita, por exemplo, poderá ser bastante motivadora para a finalidade.

    Sugestão:

       Vejam a grande novidade que eu trouxe para apresentar a vocês! É a mochila Chispa Foguinho: bonita, tem espaços separados para todos os seus objetos escolares e custa um precinho camarada.

       Mas o melhor de tudo está por vir!  É uma mochila motorizada! É só apertar um pequeno botão e lá vai ela subindo o morro sozinha!

       Não espere mais! Tire um peso das suas costas! Peça logo à mamãe a Mochila Chispa Foguinho!!!

b) A professora orientará a discussão e observação dos alunos para as estratégias comunicativas inerentes a esse gênero textual:

   * Qual é o objeto anunciado?

   * A quem poderá interessar esta propaganda?

   * Quais são as qualidades apresentadas pela propaganda que poderão tornar o objeto desejado pelo consumidor?

   

  5ª etapa

c)  A professora solicitará aos alunos, antecipadamente, que tragam para a escola rótulos de produtos diversos.

    Sentados em duplas, os alunos serão motivados a escreverem  cartazes com propagandas bem criativas sobre o produto escolhido.Também deverão ilustrar seus cartazes.

  6ª etapa  

Apresentação oral das propagandas

a) No dia combinado, as duplas escolherão quem vai fazer a exposição oral da propaganda e quem  vai apresentar o cartaz produzido.

   A professora criará um clima solene para as apresentações orais valorizando, assim, esse momento de aprendizagem.

b) Depois desse evento oral, todos os cartazes produzidos ficarão em exposição no mural, para uma apreciação mais detalhada do gênero textual em questão e para uma valorização dos trabalhos produzidos pelos alunos.

Recursos Complementares

     *A professora poderá propor aos alunos a elaboração de uma propaganda que retrate o perfil de cada turma. Em seguida, promoverá um trabalho interclasses, em que as turmas se apresentam umas para as outras do mesmo nível escolar. Deverão ser evitadas situações constrangedoras que possam desencorajar os alunos para atividades orais.

     http://www.meu  artigo.brasilescola.com/curiosidades/o-papel-propaganda-na-tv.htm  

     http://eduquenet.net/midiaecrianca.htm  

  Nestes sites o professor encontrará textos e vídeos que podem enriquecer sua visão sobre a propaganda e o universo infantil.  

Avaliação

      Avaliação:

      Durante todo o processo a professora acompanhará os trabalhos para incentivar, corrigir e apresentar sugestões,  observando se os alunos:

·        Motivaram-se para o assunto;

·        Aprenderem a ler e a escrever uma “propaganda”, percebendo e utilizando os recursos que identificam esse gênero;

·        Fizeram as correções e/ou alterações propostas pela professora;

·        Desenvolveram um trabalho coparcipativo no grupo;

·        Encorajaram-se a falar em público.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.