Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introduzindo o trabalho com o gênero Conto de Fadas

 

26/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Beatriz Gama da Mota
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a leitura de um conto de fadas.
- Incentivar a criatividade, através da confecção de fantoches que representam personagens de contos de fadas.
- Desenvolver a linguagem oral através da dramatização de um conto de fadas com auxílio de fantoches.
- Identificar a estrutura da narrativa (início, meio e fim) e os elementos de um conto de fadas como, cenário fantástico, personagens (princesas, príncipes, fadas, bruxas), protagonista e antagonista, acontecimentos mágicos e final feliz.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno já tenha entrado em contato, mesmo que oralmente, com o gênero contos de fadas.
Estratégias e recursos da aula
                                

1. O professor fará a leitura para os alunos do conto de fadas Cinderela. 

Professor: o conto de fadas Cinderela é uma sugestão. Mas, também, poderão ser trabalhados outros contos como: A Bela e a Fera, Branca de Neve e os sete anões, Rapunzel, A princesa e o sapo, Pocahontas, Mulan, Aladim, Bambi, O rei leão.

2. Entregar o conto de fadas Cinderela, numa folha para que os alunos leiam, silenciosamente.

Ao término da leitura, perguntar oralmente aos alunos:

a) Que tipo de história você acabou de ler?

b) O que aconteceu nesse conto de fadas?

c) No texto aparecem as palavras "príncipe" e "princesa". Você sabe por que isso acontece?

3. Após as respostas, discutir com os alunos as características do gênero textual contos de fadas.

a) Personagens são seres fantásticos, criados por escritores muito criativos. São eles: as princesas, as bruxas, os duendes e outros. Vocês conhecem algum outro? Qual? (ouvir opiniões).

b) Há sempre um protagonista e um antagonista nos contos de fadas.

* Explicar que o protagonista da história é o(a) mocinho(a), geralmente, bondoso, amigo e que sofre muito durante a narrativa, e o antagonista é o vilão da história, aquele que faz maldades e que quer prejudicar o mocinho, ou seja, o protagonista.

c) Os cenários são geralmente fantásticos, como castelos ou florestas.

d) O tempo é indefinido, marcado pela expressão "Era uma vez...".

e) Há sempre a presença de um elemento mágico que ajuda o protagonista a resolver o conflito.

f) No final, as personagens, geralmente, se casam ou recebem algum tipo de recompensa.   

4. A seguir, dividir a turma em grupos de 6 alunos. Entregar a cada grupo,  em folha separada, os desenhos das principais  personagens do conto de fadas "Cinderela": cinderela, madrasta, as duas irmãs, fada madrinha e o príncipe. Em seguida, distribuir 6 palitos de picolé ou palitos para espetinhos para a confecção de fantoches.

Alguns modelos de personagens:

 

 

5. Os alunos deverão colorir  e enfeitar as personagens com lápis de cor, fitas, lantejoulas e outros, conforme a criatividade de cada um.

6. Após a confecção dos fantoches, os grupos farão o ensaio para a apresentação do conto de fadas aos colegas da turma.

7. O professor, junto com os alunos, organizará a ordem das apresentações que poderá ser feita através de sorteio. As apresentações poderão ser feitas num palco improvisado.

8. Ao final das apresentações, os fantoches poderão ser expostos na sala de aula ou no corredor da escola.

Sugestão: Seria interessante se as apresentações pudessem ser fotografadas ou filmadas para posterior exposição.

9. O professor que conseguir filmar as apresentações, poderá, posteriormente apresentar para os alunos e também para suas famílias.

Professor: Lembrar aos alunos de utilizarem o tom e o ritmo de voz adequada a cada personagem nos momentos de alegria, tristeza, susto, de acordo com o momento da história em que a personagem fala.

Recursos Complementares
Avaliação
Ao final das atividades propostas o professor irá avaliar se o aluno: - desenvolveu a leitura de um conto de fadas; - usou a criatividade, através da confecção de fantoches que representam personagens de conto de fadas; - desenvolveu a linguagem oral através da dramatização de um conto de fadas com auxílio de fantoches; - identificou a estrutura da narrativa (início, meio efim) e os elementos de um conto de fadas como cenário fantástico, personagens (princesas, príncipes, fadas, bruxas), protagonista e antagonista, acontecimentos mágicos e final feliz.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.