21/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Desenvolver a leitura de um conto de fadas.
- Trabalhar a interpretação de um conto de fadas e os elementos da narrativa.
- Realizar a reescrita do conto de fadas trabalhado.
- Desenvolver a criatividade através da escrita de um final diferente para o conto de fadas.
Príncipes e princesas, sapos e lagartos - histórias modernas de tempos antigos. São Paulo: FTD, 1989.
Atividades:
1. Você já deve ter ouvido histórias de príncipes e princesas que, depois de um beijo, foram felizes para sempre. O início da história que você vai ler é parecido com isso, mas o final é muito diferente. Você está curioso(a)? Então, vamos ler!
O prícipe desencantado
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada havia cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
PRINCESA: - Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
PRÍNCIPE: - Sim, minha querida princesa.
PRINCESA: - Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
PRÍNCIPE: - É... querida princesa.
PRINCESA: - Você tem um castelo, é claro.
PRÍNCIPE: - Tenho... princesa.
PRINCESA: - E quantos quartos têm o seu castelo, posso saber?
PRÍNCIPE: - Trinta e seis.
PRINCESA: - Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz algumas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
PRÍNCIPE: - Tantas assim?
PRINCESA: - Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal, passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e...e...joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiartas, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
PRÍNCIPE: - Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
PRINCESA: - Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo bem forte. A princesa caiu imediatamente num sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para outro lado.
2. Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, o professor deverá ler em voz alta, com expressividade. Deverá usar diferentes flexões de voz para as falas do príncipe e da princesa, de forma a ajudar a comunicar a intencionalidade do texto.
3. Esclarecer o significado das palavras não conhecidas pelos alunos contextualizando-as em outras frases. A seguir, se achar necessário, poderá pedir para que os alunos as procurem no dicionário os seus respectivos significados.
4. Realizar, no caderno, a interpretação do conto de fadas "O príncipe desencantado", através das seguintes atividades.
I- Releia o início do texto e responda: "O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada havia cem anos."
a) A que personagem de conto de fadas esse texto se refere? Por quê?
II- Assim que soube que o príncipe era solteiro, a princesa intimou-o a se casar com ela e começou a fazer uma série de exigências.
a) Faça uma lista do que ela exigiu dele.
b) Diante de tantos pedidos, o que o príncipe respondeu à princesa? Por quê?
III- Releia outra parte do texto. "Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia."
a) Que ideia foi essa?
IV - A princesa falou: "- Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!"
a) Por que a palavra não aparece tantas vezes?
V- Observe o trecho a seguir: "Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme assobiando e olhando para outro lado."
a) Por que os príncipes, quando passam pela frente do castelo, assobiam e olham para outro lado?
Professor: Comente com os alunos que a expressão destacada significa que os príncipes "disfarçam", fazem de conta que não veem o castelo.
VI- Como nos contos de fadas que você conhece, o texto "O príncipe desencantado" apresenta um príncipe e uma princesa. Para você, o que o texto tem de diferente dos outros contos de fadas?
5. Após o estudo do texto, o professor pedirá que os alunos, em duplas, recriem o texto, dando-lhe um outro final.
6. Antes de começar a escrever, as duplas deverão discutir o que será modificado e como.
7. Após a reescrita, realizar a apresentação dos textos para os outros alunos da sala e para o professor.
8. Antes da apresentação, os alunos deverão observar se:
- há divisão em parágrafos;
- as falas das personagens estão em parágrafos distintos e iniciados por travessão;
- há uma sequência lógica entre os parágrafos;
- a letra maiúscula foi usada adequadamente.
9. Ao final das apresentações, o professor deverá orientar os alunos para que façam e ouçam comentários sobre as produções apresentadas.
Sugestão: Poderá ser feito um concurso para avaliar, entre os alunos, qual conto reescrito ficou mais criativo.Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/10/2012
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DESTA SUGESTÃO DE AULA, A HISTÓRIA, OS QUESTIONAMENTOS ,ENFIM, ACHEI DIFERENTE E DIVERTIDO, ACREDITO QUE OS ALUNOS VÃO GOSTAR TAMBÉM.
20/03/2012
Cinco estrelasGostei muito das dicas, deu-me liberdade de também criar novas atividades. Obrigada!
17/02/2011
Quatro estrelasGostei muito da organização da aula em questão, há uma sequencia interessante, além de dar liberdade para, por exemplo, trabalhar com a linguagem oral.
14/08/2010
Três estrelasmuito interessante sua aula, no entanto acho que tem muitas atividades para os alunos realizarem.