Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interpretando um Conto de Fadas

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Desenvolver a leitura de um conto de fadas.
- Trabalhar a interpretação de um conto de fadas e os elementos da narrativa.
- Realizar a reescrita do conto de fadas trabalhado.
- Desenvolver a criatividade através da escrita de um final diferente para o conto de fadas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno já tenha trabalhado com o gênero conto de fadas e reconheça suas características.
Estratégias e recursos da aula
1. Entregar aos alunos, em folha separada, o texto " O príncipe desencantado" de Flávio de Souza.  Professor: Seria interessante ter em mãos o livro do autor Flávio de Souza para ser apresentado aos alunos.

Príncipes e princesas, sapos e lagartos - histórias modernas de tempos antigos. São Paulo: FTD, 1989.

Atividades:

1. Você já deve ter ouvido histórias de príncipes e princesas que, depois de um beijo, foram felizes para sempre. O início da história que você vai ler é parecido com isso, mas o final é muito diferente. Você está curioso(a)? Então, vamos ler!

O prícipe desencantado

O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada havia cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:

PRINCESA: - Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?

PRÍNCIPE: - Sim, minha querida princesa.

PRINCESA: - Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?

PRÍNCIPE: - É... querida princesa.

PRINCESA: - Você tem um castelo, é claro.

PRÍNCIPE: - Tenho... princesa.

PRINCESA: - E quantos quartos têm o seu castelo, posso saber?

PRÍNCIPE: - Trinta e seis.

PRINCESA: - Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz algumas reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!

PRÍNCIPE: - Tantas assim?

PRINCESA: - Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal, passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e...e...joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiartas, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!

PRÍNCIPE: - Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...

PRINCESA: - Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!

Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo bem forte. A princesa caiu imediatamente num sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando  e olhando para outro lado.

2. Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, o professor deverá ler em voz alta, com expressividade. Deverá usar diferentes flexões de voz para as falas do príncipe e da princesa, de forma a ajudar a comunicar a intencionalidade do texto.

3. Esclarecer o significado das palavras não conhecidas pelos alunos contextualizando-as em outras frases. A seguir, se achar necessário, poderá pedir para que os alunos as procurem no dicionário os seus respectivos significados.

4. Realizar, no caderno, a interpretação do conto de fadas "O príncipe desencantado", através das seguintes atividades.

I- Releia o início do texto e responda: "O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada havia cem anos."

a) A que personagem de conto de fadas esse texto se refere? Por quê?

II- Assim que soube que o príncipe era solteiro, a princesa intimou-o a se casar com ela e começou a fazer uma série de exigências.

a) Faça uma lista do que ela exigiu dele.

b) Diante de tantos pedidos, o que o príncipe respondeu à princesa? Por quê?

III- Releia outra parte do texto. "Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia."

a) Que ideia foi essa?

IV - A princesa falou: "- Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!"

a) Por que a palavra não aparece tantas vezes?

V- Observe o trecho a seguir: "Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme assobiando e olhando para outro lado."

a) Por que os príncipes, quando passam pela frente do castelo, assobiam e olham para outro lado?

Professor: Comente com os alunos que a expressão destacada significa que os príncipes "disfarçam", fazem de conta que não veem o castelo.

VI- Como nos contos de fadas que você conhece, o texto "O príncipe desencantado" apresenta um príncipe e uma princesa. Para você, o que o texto tem de diferente dos outros contos de fadas?

5. Após o estudo do texto, o professor pedirá que os alunos, em duplas, recriem o texto, dando-lhe um outro final.

6. Antes de começar a escrever, as duplas deverão discutir o que será modificado e como.

7. Após a reescrita, realizar a apresentação dos textos para os outros alunos da sala e para o professor.

8. Antes da apresentação, os alunos deverão observar se:

- há divisão em parágrafos;

- as falas das personagens estão em parágrafos distintos e iniciados por travessão;

-  há uma sequência lógica entre os parágrafos;

- a letra maiúscula foi usada adequadamente.

9. Ao final das apresentações, o professor deverá orientar os alunos para que façam e ouçam comentários sobre as produções apresentadas.

Sugestão: Poderá ser feito um concurso para avaliar, entre os alunos, qual conto reescrito ficou mais criativo.
Recursos Complementares
Avaliação
Ao final das atividades propostas o professor deverá avaliar se os alunos:  1. desenvolveram a leitura de um conto de fadas; 2. trabalharam a interpretação de um conto de fadas e os elementos da narrativa; 3.  realizaram a reescrita do conto de fadas trabalhado; 4. desenvolveram a criatividade através da escrita de um final diferente para o conto de fadas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ELIZÂNGELA DIVANICE DE LIMA ARAÚJO, mUNICIPAL , São Paulo - disse:
    elizangela.danda@ig.com.br

    26/10/2012

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DESTA SUGESTÃO DE AULA, A HISTÓRIA, OS QUESTIONAMENTOS ,ENFIM, ACHEI DIFERENTE E DIVERTIDO, ACREDITO QUE OS ALUNOS VÃO GOSTAR TAMBÉM.


  • Rosane Lorena de Brito, Estado , Rio de Janeiro - disse:
    rosaldb2002@yahoo.com.br

    20/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito das dicas, deu-me liberdade de também criar novas atividades. Obrigada!


  • Poliana Sandra, Escola Municipal Laudelina Fonseca , Minas Gerais - disse:
    letrasqueencantam@hotmail.com

    17/02/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da organização da aula em questão, há uma sequencia interessante, além de dar liberdade para, por exemplo, trabalhar com a linguagem oral.


  • conceição barros, Escola Municipal Professor Herly Parente , Rio Grande do Norte - disse:
    mariceicinha@hotmail.com

    14/08/2010

    Três estrelas

    muito interessante sua aula, no entanto acho que tem muitas atividades para os alunos realizarem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.