Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O carnaval em outros países

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver:

- a compreensão sobre a importância do carnaval brasileiro enquanto uma grande festa popular e folclórica;

- a leitura a partir de textos informativos sobre o carnaval em outros países;

- a interpretação, através da escrita de respostas, sobre o carnaval em outros países;

- a habilidade de pesquisar, tendo como tema o carnaval em outros países;

- o trabalho em equipe, através da execução de uma pesquisa dirigida sobre o carnaval em outros países;

- a linguagem oral, através da apresentação do resultado da pesquisa sobre o tema proposto.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha algum conhecimento a respeito dos costumes do carnaval no Brasil e que tenha alguma noção geográfica a respeito da localização de diversos países.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O Professor iniciará a aula apresentando os seguintes vídeos para os alunos:

http://www.metacafe.com/watch/2040344/carnaval_carioca_1996_beija_fl_r_no_desfile/ 

http://www.youtube.com/watch?v=RVFsUB1u3Ds 

Esses vídeos ilustram o carnaval brasileiro: o primeiro mostra o desfile de uma escola de samba  no Rio de Janeiro e o segundo demonstra a folia que alguns brasileiros promovem nessa época.

Em seguida, o professor fará perguntas dirigidas, tais como:

- No primeiro vídeo o que vocês observaram? (Um desfile da escola de Samba do Rio de nome Beija Flor)

- Vocês já assistiram um desfile de uma escola? Onde? Quando? (Respostas pessoais)

- Como é um desfile de escola de samba? (Dentre as possibilidades de resposta: há várias pessoas fantasiadas de acordo com um tema que varia todo ano, há carros alegóricos, várias alas, uma pessoa segurando a bandeira da escola...)

- É comum no Brasil o desfile de escolas de Samba no carnaval? (Sim, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo)

- No vídeo 2 o que vocês observaram (Pessoas fazendo folia, sambando,jogando capoeira, fantasiadas, em shows, etc)

- As pessoas estavam felizes no vídeo? (Sim, estavam comemorando animadas)

- Como as pessoas comemoram o carnaval no Brasil, de acordo com os vídeos? (Desfilando em escolas de samba, assistindo desfiles, pulando nas ruas, ouvindo e dançando samba, etc)

O professor continuará a conversa a respeito do carnaval no Brasil, perguntando aos alunos o que eles sabem a respeito dessa festa.

O professor ouvirá os alunos, direcionando a conversa para que eles contem os costumes do carnaval: desfiles de escolas de samba, fantasias, samba, folia na rua, axé na Bahia, etc.

Para finalizar esse primeiro momento, o professor perguntará aos alunos se esses costumes de carnaval, os quais eles viram nos vídeos e que eles conhecem, acontecem em outros países no mês de fevereiro.

Para responder essa pergunta, o professor pedirá para os alunos lerem o texto abaixo.

Momento 2

O professor entregará o seguinte texto para os alunos lerem e colarem no caderno:

Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza, na Itália, é diferente em estilo, ritmo e espírito de qualquer outro carnaval. Já em suas raízes é uma celebração de elite, intelectualizada. As fantasias e as famosas máscaras venezianas inspiram-se na elegância e bom gosto dos trajes dos séculos XVII e XVIII, ou nas personagens da Commedia Dell´Arte, em que figuram os nossos conhecidos pierrôs, colombinas e polichinelos. No final do século XI, o Carnaval de Veneza aparecia nas crônicas como festejos que chegavam a durar até seis meses. Por essa época chegou-se até a regulamentar o uso das máscaras, que haviam invadido o cotidiano do povo veneziano. São comuns os relatos de abusos praticados atrás das máscaras durante e depois do carnaval de Veneza: desde a mais ingênua tentativa de sedução até o adultério; de pequenos furtos até homicídios. As autoridades proibiram o uso das máscaras no início do século XVII. Após quase desaparecer no século XIX, o Carnaval de Veneza vem, desde 1980, sendo revivido e encorajado pelas autoridades. Atrai hoje mais de 100 mil pessoas que, apesar do frio e da ameaça das marés altas que freqüentemente inundam a praça de São Marcos, para ali convergem a fim de admirar o luxo das fantasias e das máscaras. Em Veneza, nas belas mansões e palácios do Gran Canale, organizam-se também luxuosos bailes, regados a champanhe e animados por ruidosas orquestras. A alta sociedade internacional, afastada do burburinho das ruas, comparece aos salões dos hotéis de luxo, decorados a cada ano com temas retirados das óperas de Verdi. Neles dançam-se valsa, tarantela e até mesmo o samba, cada vez mais popular. O povo, por sua vez, concentrado na Praça São Marcos, se diverte de maneira bem mais desinibida.

Commedia dell'arte - Conhecida também como Comédia de Máscaras, a Commedia Dell´Arte era composta por espetáculos teatrais em prosa, muito populares na Itália e em toda a Europa na segunda metade do século XVI até meados do século XVIII. O espetáculo era baseado no improviso dos atores, que seguiam apenas um esquema elaborado pelo autor para cada cena cômica, trágica ou tragicômica. Grandes atores criavam as ações e os diálogos diante do público. Tornaram-se famosas as figuras de Arlequim, do doutor, do capitão Spaventa, de Pulcinella, Pantalone e Colombina, entre outros, com seus tipos físicos regionais, com seus dialetos e temperamentos especiais, vestimentas e máscaras características.

Texto retirado do site: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=278 

Após uma leitura individual e coletiva, o professor mostrará um vídeo que ilustra o carnaval em Veneza:

http://www.youtube.com/watch?v=1xDQFlvcUiA 

Momento 3

O aluno responderá às seguintes perguntas a respeito do carnaval em Veneza

1) Conte, com suas palavras, como é o carnaval de Veneza? (Resposta pessoal na qual os alunos terão que reconhecer a tradição do uso das máscaras)

2) Que problema ocorreu com o carnaval em Veneza no século XI? (Os mascarados começaram a cometer crimes, adultérios e etc)

3) Atualmente, o carnaval em Veneza é atrativo? Explique (Sim, atrai mais de 100 mil pessoas devido ao luxo das fantasias e das máscaras..)

4) Como a alta sociedade comemora essa festa? (Eles festejam com luxuosos bailes em hotéis, ouvindo samba, valsa e tarantela)

5) Onde o povo festeja o carnaval? (Nas praças)

6) Pode-se dizer que  o carnaval em Veneza é diferente do carnaval do Brasil? Explique (Sim, há diferenças como as fantasias- em Veneza a fantasia é a máscara, não há desfiles como no Brasil, há mais folia no Brasil, em Veneza a festa é mais intelectualizada, etc).

7) Há semelhanças entre as festas de carnaval do Brasil e de Veneza? (Sim, há, por exemplo, o samba e a diversão mais desinibida do povo nas praças)

Após alguns minutos, o professor corrigirá a atividade, ouvindo as respostas dos alunos e as discutindo.Ao final da correção, ele enfatizará que a festa de carnaval em Veneza difere da do Brasil, apresentando outras tradições e outros costumes.

Momento 4

Em seguida, o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos  a respeito do carnaval em outros países, através da pergunta: E nos outros países? Como será que o carnaval é comemorado?

O professor perguntará, assim, o que eles devem ou podem fazer para conhecer os outros carnavais?

Os alunos deverão concluir, juntamente com o professor, que será necessário pesquisar (procurar) em diferentes fontes: internet, livros, pessoas  pertencentes a outros países, dentre outros. Assim, o professor estará incentivando os alunos a PESQUISAREM para conhecer.

O professor dividirá os alunos em grupos, orientando esse trabalho de pesquisa da seguinte forma:

1) Cada grupo pesquisará a respeito do carnaval em um país, sendo que os grupos terão que escolher entre os seguintes países: Alemanha, Inglaterra, Bolívia e Espanha.

2) Cada grupo deverá levar as informações colhidas para serem apresentadas.

3) Os grupos terão um tempo combinado para essa pesquisa e para organizarem a apresentação, a qual deve conter recursos visuais como, por exemplo, cartazes, apresentação no reto projetor, etc.

4) Todos os membros do grupo devem dar suas contribuições na pesquisa e devem apresentar as conclusões para os colegas.

5) O trabalho deverá ser apresentado em quinze ou vinte minutos.

6) As informações adquiridas na pesquisa deverão ser sintetizadas por escrito e entregues para o professor.

Momento 5

Após o tempo estipulado, ocorrerão as apresentações. O professor fará um sorteio da ordem dos grupos e ajudará os alunos a apresentarem as informações que encontraram.

Momento 6

Os trabalhos realizados poderão ser organizados em forma de um livro intitulado: CARNAVAL: FESTA E FOLIA EM MUITOS PAÍSES

Recursos Complementares

Caso o professor necessite se informar a respeito do carnaval nos países que serão pesquisados, poderá colher algumas informações no site abaixo:

http://g1.globo.com/Carnaval2010/0,,MUL1397854-17812,00.html 

As informações desse site também podem ser fornecidas para a pesquisa dos alunos, se o professor perceber dificuldades nesse trabalho.

Avaliação

O professor verificará se o aluno foi capaz de pesquisar em diferentes fontes como livros, internet ou através de entrevistas, através da apresentação dos resultados.

Observará se eles conseguiram trabalhar em grupo e apresentar as informações colhidas na pesquisa, cumprindo o objetivo de conhecer as diferentes tradições.

A síntese escrita da pesquisa também será avaliada e o professor verificará se os alunos souberam escrever as informações principais a respeito do carnaval em outro país.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nao sei, Portugal - disse:
    exemplelo999@hotmail.com

    04/02/2012

    Cinco estrelas

    foi exelente


  • Profª Rosane, E. M. Gerardo Mario Tornatore , São Paulo - disse:
    rosane_minchin@hotmail.com

    12/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostaria de informar que utilizei sua aula com os alunos do 5º ano do ensino fundamental e fiquei muito feliz em ver o entusiasmo deles, principlamente ao ver os vídeos. Foi muito gratificante o resultado, uma vez que os objetivos foram alcançados juntamente com a alegria e entusiasmo das crianças. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela ajuda.


  • beatriz, África do Sul - disse:
    beatriz_gata@hotmail.com

    02/03/2011

    Cinco estrelas

    adoroooooooo td isso por isso eu quero q me ajudem!!!tbom ate+++++++bjs adorei esse site


  • lucia helena piscitello magalhaes, EMEF aparecida do carmo maschietto , São Paulo - disse:
    lucia_stisled@hotmail.com

    19/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito do desenvolvimento dessa aula. eu estava a procura de um tema de carnaval para trabalhar com aulas de leitura. obrigaga me ajudou bastante pois complementei com outras atividades.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.