Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


No mundo dos Contos de Fadas

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Trabalhar a oralidade através da apresentação de contos de fadas produzidos pelos alunos.
- Confeccionar cartazes, em grupos, sobre os contos de fadas produzidos pelos alunos.
- Despertar o senso crítico através da realização de um concurso dos cartazes.
- Desenvolver a linguagem oral através da apresentação e exposição dos cartazes em sala aula.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno conheça algumas histórias do gênero contos de fadas e suas características.
Estratégias e recursos da aula

1. Sentados em círculo, o professor realizará uma conversa orientada sobre os contos de fadas conhecidos pelos alunos e suas características. Citar alguns e pedir que os contem oralmente.

2. Registrar, no quadro, o nome dos contos de fadas citados pelos alunos.

3. Em duplas, pedir que os alunos escolham um conto de fadas conhecido de que mais gostem e façam a reescrita do mesmo, num rascunho.

4. Antes de entregar a produção ao professor, para ser corrigida, pedir que observem se o texto:

a) possui título;

b) possui divisão de parágrafos;

c) as falas possuem parágrafo e travassão;

d) a história possui início, meio e fim.

5. O professor fará a correção e entregará para ser passado a limpo.

6. Após a correção, a reescrita e a ilustração do conto produzido, este será exposto, no mural da sala, em cartazes.

7. Cada dupla fará um desenho da parte da história de que mais achou interessante em sua reescrita e explicará o motivo da escolha.

8. Após a confecção dos cartazes, as duplas deverão apresentar o resultado do seu trabalho, justificando as suas escolhas.

9. Os cartazes deverão ficar expostos no corredor da escola para apreciação pelos demais professores e alunos.

10. Realizar um concurso para eleger o cartaz mais criativo.

Professor: Os cartazes do concurso poderão ser avaliados pelos alunos da sala de aula ou por todos os alunos da escola.

Cinderela: Momentos interessantes 

Branca de Neve: Momentos interessantes

Recursos Complementares

Projetos educacionais sobre contos de fadas:

http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/cinderela.html 

Avaliação
Ao final das atividades o professor irá avaliar se os alunos:  1.trabalharam a oralidade através dos contos de fadas produzidos;  2. confeccionaram cartazes, em grupos, sobre momentos interessantes nos contos de fadas;  3. despertaram o senso crítico através da realização de um concurso de cartazes; 4.  desenvolveram a linguagem oral através da apresentação e exposição dos cartazes nos corredores da escola.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.