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Peguei um vírus... Ou será uma bactéria?

 

10/07/2009

Autor e Coautor(es)
Roberto Ternes Arrial
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Diferenciar vírus de bactérias por meio de técnicas de diagnóstico e características de vida desses microrganismos; • Enunciar as vantagens e os limites dos antibióticos; • Reconhecer o problema do uso indiscriminado de antibióticos.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções de microbiologia (vírus e bactérias).
Estratégias e recursos da aula

Sugestão de Aula – Diferença entre vírus e bactérias (50 min.)

Professor, o tema da aula são as bactérias, as diferenças dessas em relação aos vírus, e os antibióticos. Por isso, é necessário que os alunos tenham tido uma aula anterior, introdutória sobre microrganismos. Esta sugestão de aula, também revisa, aprofunda e exemplifica conceitos que possam ter sido trabalhados em aulas anteriores.

 

No laboratório de informática

Professor, inicialmente, verifique o conhecimento que os alunos trazem sobre microrganismos e as doenças a eles associadas. Questione-os:
• O que são microrganismos? Qual é o tamanho deles?
• Onde os encontramos? Qual é a importância deles para o homem? Como eles interagem com os outros seres vivos?


Em seguida, organize os alunos em duplas e peça que acessem a seguinte animação:

Tive uma recaída

Nesta sugestão de aula, essa animação daqui em diante será referida como “Animação principal”. Na parte inicial são apresentados quatro personagens: Saudovino, Pneumonildo, Gripaldo e Infectildo, e nos é informado que Pneumonildo está com pneumonia, Gripaldo está com gripe e Infectildo está com infecção hospitalar.

Pare a animação principal nesse ponto.
Quais organismos estão causando essas doenças? Divida a turma em três grandes grupos, de forma que cada grupo deve determinar quais as causas das doenças de Gripaldo, Pneumonildo e Infectildo. Para responder a questão acima, os alunos devem buscar sites confiávei s (de preferência sugeridos pelo professor) na Internet. Um site que pode trazer essas respostas é http://www.abcdasaude.com.br
Os alunos devem determinar que a gripe é causada por vírus, e a infecção hospitalar e pneumonia são causadas por bactérias. O professor questiona os alunos:
• Como vocês caracterizariam cada um desses organismos: eles possuem células? São eucariontes ou procariontes?
• Do que cada um desses organismos se “alimenta” e como sobrevivem?

 

Professor, informe que agora irá introduzir um procedimento que permite diferenciar v írus de bactérias. Esse procedimento faz uso de meios de cultura. Certamente seus alunos desc onhecem essa ferramenta, então peça que eles estudem seu conceito no site: http://www.e-escola.pt/site/topico.asp?topico=312.

 

Seguindo a animação principal.
O objetivo agora é identificar características desses organismos. Para isso será usado um meio de cultura. Para verificar se os alunos compreenderam o conceito visto no site e o que está se passando na animação, levante mais uma discussão:
• O que é, para que serve, e para que usar meio de cultura?
• O que você colocaria em um meio de cultura para induzir o crescimento de microrganismos?
• Quais microrganismos podem crescer em meio de cultura? Qual desses que estamos trabalhando não cresceria? Por quê?

Continuando a animação, a seguir é coletada uma amostra de sangue de cada personagem e esse sangue é colocado em meio de cultura.

 

ATENÇÃO: Note que, devido a um erro na elaboração da animação principal, o nome de cada placa não condiz com o usuário de onde será tirado o sangue e depositado nela. Assim, observe que onde está escrito “gripado” deveria estar escrito “pneumonia”, onde está “pneumonia” deveria estar “infecção hospitalar” e onde está “infecção hospitalar” deveria estar “gripado”.

 

Após alguns dias, observamos uma alteração do aspecto de dois meios de cultura. Neste momento pare a animação principal e pergunte:
• O que ocorre com os microrganismos quando os colocamos no meio de cultura?
• Considerando nutrientes e mecanismos de defesa do corpo, para o microrganismo é melhor ou pior esse novo ambiente? Espera-se que sua quantidade aumente ou diminua?
• Observe, na animação, que duas placas nã ;o tiveram crescimento de microrganismos. Quais placas são essas, e por que não ocorreu o crescimento com o nas outras duas placas?

 

Seguindo a animação principal, as duas placas onde ocorreu crescimento são testadas por um antibiograma. Para isso os alunos devem entender o conceito de antibiótico. Esse conceito é importante, por isso pause a animação principal e solicite outra pesquisa. Sites recomendados: http://www.tiosam.com/enciclopedia/?q=Antibi%C3%B3tico e http://saude.hsw.uol.com.br/questao88.htm . Tópicos para discussão:
• O que são e como funcionam os antibióticos?
• Os antibióticos não funcionam em algum organismo? Qual e por quê?
• Por que alguns antibióticos causam efeitos colaterais no ser humano?
• O que é resistência a antibiótico e qual seu efeito indireto para a saúde do homem?
• Considerando que existem diversos tipos de antibióticos e os diversos microrganismos têm sensibilidades diferentes a eles, expliquem o conceito de antibiograma.

Na animação principal podemos perceber diversas “cápsulas” (letras circuladas) nas estantes, representando diversos antibióticos. Deve estar claro para os alunos que cada antibiótico possui um mecanismo de ação diferente. O antibiograma é um meio de cultura onde vários antibióticos são testados simultaneamente e de forma separada.

 

ATENÇÃO: Essa etapa da animação é para demonstrar que os antibióticos são acrescidos ao meio de cultura, sendo que os antibióticos que os alunos arrastam não têm qualquer efeito na etapa seguinte, de forma que todos os antibióticos são sempre trabalhados.

 

O próximo passo da animação é o resultado do antibiograma. O que se pode observar é a resistência ou sensibilidade de cada microrganismo a cada antibiótico. Professor, argumente no sentido de explicar aos alunos que, já que o antibiótico é um “veneno”, ele deve matar as bactérias; portanto, se uma bactéria é sensível a um determinado antibiótico, aparecerá um halo (circunferência) em torno desse antibiótico. Quanto maior o halo, maior a sensibilidade.

 

ATENÇÃO: A resposta correta é que a cultura de pneumonia é muito sensível a “P” e “T”, sensível a "E” e “N” e resistente aos demais. A cultura de infecção hospitalar é sensível a “P” e resistente aos demais. No entanto a animação não avalia se as respostas estão certas ou erradas, portanto cabe ao professor corrigir e esclarecer as respostas.

 


Atividades complementares

1. “Assim que eu melhoro da doença, eu paro de tomar o antibiótico!”

Essa é uma frase que ouvimos muito freqüentemente, feita tanto por adultos como por crianças. Professor, se os alunos já tiverem uma noção sobre Teoria da Evolução e seleção natural, questione-os sobre as conseqüências do uso indiscriminado de antibióticos, representado pela automedicação e abandono de tratamento antes do prazo recomendado pelo médico.

Como material de consulta, use o site: http://saude.hsw.uol.com.br/resistencia-a-antibioticos.htm. Para saber sobre os chamados “super bugs”, que são novas linhagens de bactérias muito resistentes aos antibióticos, consulte (ATENÇÃO! Site em Inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Antibiotic_resistance

2. O antibiótico combate as bactérias, mas que armas dispomos contra os vírus? O professor pode usar isso como um mote para iniciar uma aula sobre vacinação.


 

Professor, ao final da aula peça que os alunos se organizem em duplas e solicite que respondam ao seguinte questionário:
 

Questionário

De acordo com a animação e as explicações em sala, responda aos seguintes itens:
 

1. Com relação ao estado de saúde, quais as diferenças que podem ser observadas entre o Infectildo, Pneumonildo, Gripaldo e Saudovino?

2. Considere os antibiogramas mostrados na animação.

a. Qual antibiótico você recomendaria para o Infectildo? E para o Pneumonildo?

b. Qual infecção é mais difícil de tratar? Por quê?

3. Considerando os conceitos vistos em sala de aula e na animação, faça um quadro mostrando as diferenças que você notou entre vírus e bactérias, abordando os tópicos: - Célula eucarionte, procarionte ou ausente; - Exigências para crescimento; - Sensibilidade a antibióticos; - Exemplos de doenças que cada um causa.
 

A participação dos alunos na aula pode ser usada para diferenciar as notas individuais das duplas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tive uma recaída Animação/simulação
Recursos Complementares
Recursos de aprofundamento para o professor
O seguinte site apresenta muitas informações sobre história, tipos e mecanismos de ação de antibióticos: http://www.unb.br/ib/cel/microbiologia/antibioticos/antibioticos.html
Avaliação
A avaliação é feita com base em um questionário passado ao final da aula e na participação dos alunos em sala.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • PATRICIA DE FREITAS COSTA, ESC N SRA AUXILIADORA , Minas Gerais - disse:
    patutopia@gmail.com

    13/04/2015

    Cinco estrelas

    Adorei a animação.


  • Rayza Araújo, EEFM Felix de Azevedo , Ceará - disse:
    rayzalaraujo@hotmail.com

    30/06/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a aula sobre microrganismos. Ela é dinâmica, utilizando recursos da internet leva o aluno para o laboratório, ou até mesmo facilita o entendimento do aluno numa possível aula prática posterior.


  • Rita Maria de Moura Lima, FCO GUERREIRO CHAVES EEFM , Ceará - disse:
    ritammlm@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a maneira como você desenvolveu sua aula de modo atrativo e de fácil entendimento e ainda com direito a animação. São aulas assim que conquistam os alunos e resgata a vontade de aprender. parabéns!!!


  • gecilene sales de freitas, Seduc , Amazonas - disse:
    gecilene.sales@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei esta aula,para mim esta bem detalhada e dá pra se ter um ótimo rendimento.


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