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COMPARAÇÃO DAS ARANHAS COM OUTROS ARACNÍDEOS.

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Confrontar as aranhas com outros aracnídeos para reconhecer as características gerais das aranhas;
Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sabe destacar propriedades perceptíveis, sabe confrontar os aracnídeos pelas características destacadas,   sabe  seguir critérios de observação.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1: Comparar as aranhas com outros aracnídeos.

1º Momento: O professor inicialmente escreve a palavra aranha e pergunta às crianças quais os animais que elas conhecem parecidos com a aranha e solicita que cada uma  explique a relação de aparência entre a aranha e outros aracnídeos. Analisa-se inicialmente qual o conhecimento que os alunos têm das propriedades gerais das aranhas e em seguida introduz o  conhecimento, mediante uma atividade relizada em forma de colaboração.

2º momento: o professor propõe aos alunos a coleta de aranhas no contexto escolar e em casa, os pais podem ajudar na busca de opiliões, carrapatos e escorpiões. Com a coleta do material, o professor inicia o estudo, ajudando as crianças a fazer a comparação entre a aranha e os outros aracnídeos. O professor organiza recipientes transparentes com aranhas, recipientes com opiliões; recipientes com carrapatos; e recipientes com pseudo-escorpiões e escorpiões. Para analisar as características das aranhas e compará-las com as características de outros aracnídeos, o professor deve ter como recurso:  lupas, palitos de churrasco, pinças,  papel e lápis para desenhar e escrever as observações.

As crianças observam as características perceptíveis das aranhas e registram no quadro previamente elaborado, depois destaca as características de cada aracnídeo coletado e também registram. Em seguida procuram o que há em comum entre as aranhas e os aracnídeos. Essa primeira aproximação da aranha aos demais aracnídeos determina algumas semelhanças que podem ser percebidas pelas crianças.  Essa é uma das estratégias para a construção do conhecimento das características gerais (aquelas características que pertencem as aranhas, mas também aos demais de sua classe). Assim, o professor orienta as crianças a fazer a comparação:

  •  primeiro, ensina a destacar as características externas da aranha: a carapaça, a divisão do corpo: cefalotórax e abdômen, a quantidade de pernas (oito pernas), com extremidades articuladas.  
  • segundo, ajuda  a destacar e registrar as caracteristicas externas de outros aracnídeos;
  • terceiro, orienta  o confronto entre as características externas das aranhas e de outros aracnídeos.
  • quarto, ensina como destacar as características comuns entre as aranhas e outros aracnídeos

    Procedimento realizado pelas crianças:

 Observam, por meio da lupa, as características externas da aranha  do opilião,  do carrapato e do escorpião,  e registram as observações:

  • Contam quantas pernas tem a aranha; e quantas pernas têm cada aracnídeo que estão nos recipientes transparentes;
  • Contam quantas partes têm o corpo da aranha e dos outros aracnídeos, registram o resultado no quadro e desenham;  
  • Quantos olhos  e a quantidade de boca.
  • consistência do exoesqueleto (toca no corpo da aranha e dos outros aracnídeos e sente a conssistência).

CARACTERÍSTICAS EXTERNAS

 Características

Aranha

Opilião

Carrapato

Pseudo-escorpião

Escorpião

 Características comuns

Número de patas 

Cobertura do corpo (consistência)

Divisão do corpo

Boca olhos

Desenho

Observação: Quando uma turma escolhe estudar animais da classe dos aracnídeos é importante que o professor analise os riscos delas manipularem esses animais.  É importante que a escola resguarde a segurança dos alunos, por isso recomendamos que o confronto seja feito com  os animais dentro de vidros fechados.

3º Momento: o professor seleciona ou faz a elaboração de um texto acessível a compreensão das crianças, para continuar o estudo das características comuns entre a aranha  e os demais  aracnídeos. Nesse estudo, o professor usa  imagens para a compreensão das características internas. Em seguida, os alunos fazem uma pesquisa sobre imagens que representam as características internas e elaboram um painel, colando imagens, discutindo e escrevendo sobre o que há semelhante entre a ranha e os outros aracnídeos. 

CARACTERÍSTICAS INTERNAS

Ilustração x descrição

 Características

Aranha

Opilião

Carrapato 

Pseudo-escorpião

Escorpião

  Descrição de cada característica

Características comuns

Digestão

Excreção

Excreção

Sistema Nervoso

Respiração,

Circulação

Reprodução

Nessa atividade o professor pode dividir as crianças em grupos e cada grupo pesquisa uma das características e no final elaboram o quadro para discutir a semelhança entre as características internas dos aracnideos do mural.

No final, o professor retoma e faz a  síntese do conjunto de características gerais, as quais determinam que a aranha faz parte de uma  classe de animais: aracnídeos. A comparação ajudará a compreender o vínculo entre as aranhas e outros aracnídeos.  

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar as crianças implica em analisar o que  sabiam sobre as características gerais das aranhas  e como faziam comparação antes do estudo;  durante o processo de ensino-aprendizagem, o professor acompanha a nova aprendizagem e registra as dificuldades para realizar o confronto entre a aranha e os aracnídeos; e no final, o professor aplica  uma situação de avaliação para analisar se as crianças aprenderam a fazer comparação; se compreenderam o que significa características gerais; se conseguiram superar as dificuldades e se aplicam o conhecimento e o procedimento ensinado nas aulas em situações práticas.

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