14/05/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Sabe destacar propriedades perceptíveis, sabe confrontar os aracnídeos pelas características destacadas, sabe seguir critérios de observação.
Atividade 1: Comparar as aranhas com outros aracnídeos.
1º Momento: O professor inicialmente escreve a palavra aranha e pergunta às crianças quais os animais que elas conhecem parecidos com a aranha e solicita que cada uma explique a relação de aparência entre a aranha e outros aracnídeos. Analisa-se inicialmente qual o conhecimento que os alunos têm das propriedades gerais das aranhas e em seguida introduz o conhecimento, mediante uma atividade relizada em forma de colaboração.
2º momento: o professor propõe aos alunos a coleta de aranhas no contexto escolar e em casa, os pais podem ajudar na busca de opiliões, carrapatos e escorpiões. Com a coleta do material, o professor inicia o estudo, ajudando as crianças a fazer a comparação entre a aranha e os outros aracnídeos. O professor organiza recipientes transparentes com aranhas, recipientes com opiliões; recipientes com carrapatos; e recipientes com pseudo-escorpiões e escorpiões. Para analisar as características das aranhas e compará-las com as características de outros aracnídeos, o professor deve ter como recurso: lupas, palitos de churrasco, pinças, papel e lápis para desenhar e escrever as observações.
As crianças observam as características perceptíveis das aranhas e registram no quadro previamente elaborado, depois destaca as características de cada aracnídeo coletado e também registram. Em seguida procuram o que há em comum entre as aranhas e os aracnídeos. Essa primeira aproximação da aranha aos demais aracnídeos determina algumas semelhanças que podem ser percebidas pelas crianças. Essa é uma das estratégias para a construção do conhecimento das características gerais (aquelas características que pertencem as aranhas, mas também aos demais de sua classe). Assim, o professor orienta as crianças a fazer a comparação:
Procedimento realizado pelas crianças:
Observam, por meio da lupa, as características externas da aranha do opilião, do carrapato e do escorpião, e registram as observações:
CARACTERÍSTICAS EXTERNAS |
Características |
Aranha |
Opilião |
Carrapato |
Pseudo-escorpião |
Escorpião |
Características comuns |
Número de patas |
|
|
|
|
|
|
Cobertura do corpo (consistência) |
|
|
|
|
|
|
Divisão do corpo |
|
|
|
|
|
|
Boca olhos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Desenho |
|
|
|
|
|
|
Observação: Quando uma turma escolhe estudar animais da classe dos aracnídeos é importante que o professor analise os riscos delas manipularem esses animais. É importante que a escola resguarde a segurança dos alunos, por isso recomendamos que o confronto seja feito com os animais dentro de vidros fechados.
3º Momento: o professor seleciona ou faz a elaboração de um texto acessível a compreensão das crianças, para continuar o estudo das características comuns entre a aranha e os demais aracnídeos. Nesse estudo, o professor usa imagens para a compreensão das características internas. Em seguida, os alunos fazem uma pesquisa sobre imagens que representam as características internas e elaboram um painel, colando imagens, discutindo e escrevendo sobre o que há semelhante entre a ranha e os outros aracnídeos.
CARACTERÍSTICAS INTERNAS |
Ilustração x descrição |
Características |
Aranha |
Opilião |
Carrapato |
Pseudo-escorpião |
Escorpião |
Descrição de cada característica |
Características comuns |
Digestão |
|
|
|
|
|
|
|
Excreção |
|
|
|
|
|
|
|
Excreção |
|
|
|
|
|
|
|
Sistema Nervoso |
|
|
|
|
|
|
|
Respiração, |
|
|
|
|
|
|
|
Circulação |
|
|
|
|
|
|
|
Reprodução |
|
|
|
|
|
|
|
Nessa atividade o professor pode dividir as crianças em grupos e cada grupo pesquisa uma das características e no final elaboram o quadro para discutir a semelhança entre as características internas dos aracnideos do mural.
No final, o professor retoma e faz a síntese do conjunto de características gerais, as quais determinam que a aranha faz parte de uma classe de animais: aracnídeos. A comparação ajudará a compreender o vínculo entre as aranhas e outros aracnídeos.
Livro: Aranhas - Guia Prático Autor: Rebeca Kingslev - Nobel Editora
Links:
Avaliar as crianças implica em analisar o que sabiam sobre as características gerais das aranhas e como faziam comparação antes do estudo; durante o processo de ensino-aprendizagem, o professor acompanha a nova aprendizagem e registra as dificuldades para realizar o confronto entre a aranha e os aracnídeos; e no final, o professor aplica uma situação de avaliação para analisar se as crianças aprenderam a fazer comparação; se compreenderam o que significa características gerais; se conseguiram superar as dificuldades e se aplicam o conhecimento e o procedimento ensinado nas aulas em situações práticas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!