11/05/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Tipos de aranhas e suas características.
ATIVIDADE 1: Captar aranhas como material de estudo
1º Momento: O professor orienta as crianças para pesquisar tipos de aranhas mais comum ao nosso meio ambiente urbano. A investigação das crianças deve ter apoio dos pais, para capturar aranhas domésticas e coloca-las em vidro fechados. Na escola, o professor e outros adultos podem ajudar nessa captura.
Para capturar as aranhas é preciso fazer uma orientação aos pais, conforme a abaixo:
Captura de aranhas: Para a captura de aranhas, usa-se um frasco de boca larga que é colocado sobre a aranha com precaução, de modo que, ela não pule na mão e com cuidado para não esmaga-la na beirada do frasco. Depois é colocado um papel em baixo, de preferência grosso, como mostra a figura, em seguida vira o frasco tampado para cima e com o cuidado, visto que, quando as aranhas são muito rápidas, há o perigo delas subirem para a boca do frasco, fugindo ou causando algum acidente. Para que não ocorra nenhum acidente, deve-se sempre deixar pessoas experientes ou profissionais para a coleta de aranhas,.
ATIVIDADE 2: Descobrir as características das aranhas
1º momento: O professor orienta os alunos para estudar as características das aranhas encontradas, organizados em grupos de quatro componentes, os alunos observam as aranhas nos vidros, podem fotografa-las; desenhá-las e registrar as características, que podem ser vistas a olho nu.
2º momento: os alunos confrontam as características das diferentes aranhas, dizem em voz alta o que há em comum entre elas e o que se diferencia. O professor ensina os alunos a fazer a separação das aranhas pelas diferenças e reagrupa-las pela semelhança a partir dessa atividade o professor oferece textos para o reconhecimento das aranhas pelo nome popular.
3º momento: O professor providenciar uma cartolina e figuras de aranhas para a construção de um painel com imagens desse animal.
Aranha de jardim
Fonte: http://www.enzoland.blogger.com.br/aranha_lobo.jpg acesso em 06 de abril de 2010
Aranha de Pedreiro
Acesso em 06 de abril de 2010
Aranha Camelo
Fonte: http://migala1.files.wordpress.com/2009/01/camelspider01-2.jpg
acesso em 07 de abril de 2010
Viúva Negra
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,10966632-EX,00.jpg
Acesso em 07 de abril de 2010
Os alunos colocam os dados abaixo de cada uma como: as características vistas a olho nu:
E assim, descobre que as aranhas têm propriedades da classe e as propriedades da espécie. Apontar as aranhas venenosas e os cuidados que as crianças devem ter.
ATIVIDADE 2: Descobrir o tamanho das aranhas
1º Momento: O professor entrega material impresso aos alunos com as medidas das aranhas que estão no painel, eles constroem desenhos com as medidas reais das aranhas. Para os alunos realizarem a medição das aranhas pode utilizar a fita métrica ou uma régua, marcam as medidas para perceber o comprimento de cada uma das aranhas. O professor possibilita leituras e discussões de que existem aranhas com tamanhos tão pequenos que podem ser perigosas ao homem.
Sugestão de textos:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/araneideos.htm
Avaliar o conhecimento inicial e verificar o que as crianças aprenderam de novo durante o processo de aprendizagem; aprenderam a capturar, observar, analisar, reagrupar, medir, comparar e descobrir as propriedades de cada espécie de aranha.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/03/2014
Cinco estrelasGostei do assunto, me ajudou a conhecer um pouco das aranhas peçonhentas. Meu interesse surgiu quando hoje achei uma aranha muito parecida com essa aranha de grama no meu banheiro. A capturei e soltei em um mato aqui prox a uma praça. espero que nao tenha feito errado, eu não gosto de matar os animais. Gostei do post.
24/04/2012
Cinco estrelasmuito enteressante !!!! adorei
09/08/2011
Cinco estrelasesta aula é bem explicativa gostei.