Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CARACTERÍSTICAS DAS ARANHAS E TIPOS DE ARANHAS.

 

11/05/2010

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar diferentes tipos de aranhas e buscar as propriedades comuns;
  • Reconhecer as aranhas pelas suas características básicas;
  • Diferenciar as aranhas pelas suas características de distinção;
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos de aranhas e suas características.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:  Captar aranhas como material de estudo  

1º Momento: O professor orienta as crianças para pesquisar tipos de aranhas mais comum ao nosso meio ambiente urbano. A investigação das crianças deve ter apoio dos pais, para capturar aranhas domésticas e coloca-las em vidro fechados. Na escola, o professor e outros adultos podem ajudar nessa captura.   

Para capturar as aranhas é preciso fazer uma orientação aos pais, conforme a abaixo:

Captura de aranhas:   Para a captura de aranhas, usa-se um frasco de boca larga que é  colocado sobre a aranha com precaução,  de modo que,  ela não pule na  mão e com cuidado para não esmaga-la na beirada do frasco. Depois é colocado um papel em baixo, de preferência grosso, como mostra a figura, em seguida  vira o frasco tampado para cima e com o cuidado, visto que,  quando as  aranhas são muito rápidas, há o perigo delas subirem para a boca do frasco, fugindo ou causando algum acidente.  Para que não ocorra nenhum acidente, deve-se sempre deixar pessoas experientes ou profissionais para a coleta de aranhas,.   

 ATIVIDADE 2:  Descobrir as características das aranhas

1º momento: O professor orienta os alunos para estudar as características das aranhas encontradas, organizados em grupos de quatro componentes, os alunos observam as aranhas nos vidros, podem fotografa-las; desenhá-las e registrar as características, que podem ser vistas a olho nu.

2º momento: os alunos confrontam as características das diferentes aranhas, dizem em voz alta o que há em comum entre elas e o que se  diferencia. O professor ensina os alunos a fazer a separação das aranhas pelas diferenças e reagrupa-las pela semelhança a partir dessa atividade o professor oferece  textos para o reconhecimento das aranhas pelo nome popular.

3º momento: O professor providenciar uma cartolina e figuras de aranhas para a construção de um painel com imagens desse animal.

Aranha de jardim    

Fonte: http://www.enzoland.blogger.com.br/aranha_lobo.jpg  acesso em 06 de abril de 2010 

Aranha de Pedreiro     

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_tM8JlNGatT8/SE7kT4oLDQI/AAAAAAAAAB8/L4Sm3X1KuaY/s320/aranha_loxosceles_gaucho1.jpg   

Acesso em 06 de abril de 2010

Aranha Camelo

Fonte: http://migala1.files.wordpress.com/2009/01/camelspider01-2.jpg 

acesso em 07 de abril de 2010

Viúva Negra

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,10966632-EX,00.jpg 

Acesso em 07 de abril de 2010

Os alunos colocam os dados abaixo de cada uma como:  as características vistas a olho nu:

  • tem quatro pares de pernas;
  • não possuem asas ou antenas;
  • seu corpo divide-se em duas partes (cefalotórax e abdômen);
  • e as características que podem ser pesquisadas em material impresso.

E assim, descobre que as aranhas têm propriedades da classe e as propriedades da espécie. Apontar as aranhas  venenosas e os cuidados que as crianças devem ter.   

ATIVIDADE 2:  Descobrir o tamanho das aranhas

1º Momento: O professor entrega material impresso aos alunos com as medidas das aranhas que estão no painel, eles constroem desenhos com as medidas reais das aranhas. Para os alunos realizarem a medição das aranhas pode utilizar a fita métrica ou uma régua, marcam as medidas para perceber o comprimento de cada uma das aranhas. O professor possibilita leituras e discussões de que existem aranhas com tamanhos tão pequenos que podem ser perigosas ao homem.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar o conhecimento inicial e verificar o que as crianças aprenderam de novo durante o processo de aprendizagem; aprenderam a capturar, observar, analisar, reagrupar, medir, comparar e descobrir as propriedades de cada espécie de aranha.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Renata, Universidade Veiga de Almeida , Rio de Janeiro - disse:
    renata.xavy@gmail.com

    13/03/2014

    Cinco estrelas

    Gostei do assunto, me ajudou a conhecer um pouco das aranhas peçonhentas. Meu interesse surgiu quando hoje achei uma aranha muito parecida com essa aranha de grama no meu banheiro. A capturei e soltei em um mato aqui prox a uma praça. espero que nao tenha feito errado, eu não gosto de matar os animais. Gostei do post.


  • michaelen diogo de oliveira machado, não sei qual é , Rio Grande do Sul - disse:
    michaelenmachado@yahoo.com.br

    24/04/2012

    Cinco estrelas

    muito enteressante !!!! adorei


  • emily, federal , Paraná - disse:
    emily_micaloski@yahoo.com.br

    09/08/2011

    Cinco estrelas

    esta aula é bem explicativa gostei.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.