Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ARANHAS: teias e dramatização.

 

11/05/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Observar teias de aranhas e analisar as formas e suas estruturas;

·         Desenhar teias de aranha;

·         Planejar uma dramatização para imitar as aranhas;

·         Imitar movimentos típicos das aranhas na fabricação das teias;

·         Imitar o movimento das aranhas numa teia, demonstrando a resistência e a elasticidade.

Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Taias de aranhas, dramatização e movimentos das aranhas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  Brincar de trava-língua   

1º Momento: O professor faz uma atividade inicial para motivar as crianças, propõe versinhos - trava-língua e faz uma brincadeira falada com os versos indicados. Essa motivação pode variar de acordo com a criatividade docente.   

ARANHA E A RÃ ARANHA E A JARRA:

 

A aranha arranha a rã /

A rã arranha a aranha /

Nem a aranha arranha a rã /

Nem a rã arranha a aranha.

Debaixo da cama tem uma jarra /

Dentro da jarra tem uma aranha /

Tanto a aranha arranha a jarra/

Como a jarra arranha a aranha

 

Atividade 2: Analisar o formato das teias de aranhas para elaborar uma definição inicial.  

1º Momento –  O professor procura saber qual o conhecimento das crianças sobre teias de aranha. Existem varias estratégias, para esse diagnóstico inicial. Eles podem desenhar; falar como é uma teia de aranha; procurar figuras de teias de aranhas entre outras figuras e ao encontrá-las explicar porque são teias de aranhas.

2 º momento - o professor traz diferentes figuras de teias de aranhas, como recurso didático, para fazer a analise do formado e da estrutura das teias.

 Teia Esférica

Teia Triangular  

Teia Emaranhada

                          Teia de Folhas

                                                Fonte: http://proascg1.pbworks.com/Formato 

Procedimento:  

a) As crianças se dividem em grupos compostos por quatro membros, cada grupo recebe vários desenhos de teias de aranhas, analisa cada imagem, discutem, destacam e registram as características perceptíveis encontradas nas figuras:

  • como é o formato de cada teia;
  • como estão organizadas;
  • de qual material parecem ser tecidas;
  • Para que servem cada teia de formato diferente;
  • do que são feitas todas as teias.

Em seguida recebem um pequeno texto (elaborado pelo professor) para destacar as informações que não podem ser percebidas nos desenhos.  

b) Os pequenos grupos ao chegarem à conclusão, sentam na roda de conversa para compartilhar os resultados com a turma. Nesse momento, o professor coordena o processo de interlocução, faz questionamentos, coordena os turnos de fala e procura discutir sobre os equívocos e contribui para uma elaboração conjunta, ou seja, verifica as respostas convergentes, as respostas contrárias e as respostas contraditórias e finalmente ajuda as crianças a destacar o que há de comum entre as teias.

c) A turma, a partir dessa comparação, pode elaborar uma definição para teia de aranha, com os achados iniciais.

d) A partir da elaboração inicial procura-se em livros e em pesquisas as informações sobre teia de aranha e analisa na definição inicial o que deixou de ser contemplado e fazem a re-elaboração. Na reconstrução da elaboração inicial, as crianças devem ter contado com textos para ler e compreendê-los.    

3ª atividade – Construir uma galeria de fotos de teias de aranha.

1º momento – O professor orienta as crianças para pesquisar fotografias de teias de aranhas. Em lugares de difíceis acessos a pesquisa de fotografias, elas podem entrevistar as pessoas mais velhas e fazer o retrato falado das teias de aranhas descritas pelos pais, avós, outros parentes ou pessoas da vizinhança e montar uma galeria de desenhos.   

Atividade 4:  Dramatização (imitando as aranhas)  

1º Momento: O professor retoma a elaboração inicial como recurso para montar uma dramatização. O conhecimento adquirido pelas crianças ajuda na construção do espaço cênico, montagem do cenário, montagem para brincar de ser aranha, construindo teias de aranha para pegar suas presas. As crianças usam a imaginação criando diversas situações; escolhe a música para ser utilizada como fundo musical, “Dona Aranha” que pode ser utilizada como exemplo. Para melhorar as habilidades de coordenação e expressão, as crianças podem trabalhar com o corpo imitando aranhas. A memória e a imaginação entram como recurso para representar  papeis quando brincam de aranhas e ainda podem improvisar.   

2º Momento: As crianças para esse momento, confeccionam pernas de aranha para a fantasia. Poderão escolher o tipo de aranha que querem representar como também pintam os rostos com a cor da aranha escolhida.   

3º Momento: O professor e as crianças convidam alunos da escola e apresentam a dramatização para eles. Como recurso material, no momento da dramatização, elas podem utilizar cordão, fazendo teias, formando um emaranhado, construir uma teia no cenário (espaço da escola). Em seguida as crianças poderão, uma a uma, passar pelo meio desses fios. O professor nessa hora pode estar avaliando os movimentos que a criança realiza para passar esse obstáculo, levando também a criança a perceber os movimentos que uma aranha faz ao andar na sua teia.

Recursos Complementares

 

Avaliação

Avaliar o conhecimento inicial e verificar o que as crianças aprenderam  durante o processo de aprendizagem; verificar se aprenderam a observar, a analisar as teias de aranhas, a desenhar teias de aranhas, a planejar uma dramatização, representar as aranhas em suas teias, fazendo os movimentos corporais, imitando as aranhas nas teias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.