Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ONDE VIVEM AS ARANHAS?

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer lugares da escola que são propícios para abrigar o habitat das aranhas;
  • Observar e descobrir onde vivem as aranhas domésticas.

 

Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • habitat, saber o que é um habitat;
Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:  Identificar o habitat das aranhas

1º Momento: O professor inicia o tema mostrando ilustrações sobre o habitat das aranhas e pergunta se as crianças sabem de que se trata. Em seguida as crianças pesquisam em livros para destacar onde as aranhas  podem viver (em teias geométricas ou irregulares, em buracos no solo, fendas de barrancos, árvores, sob troncos podres, cupinzeiros, e bromélias);  onde podemos encontrá-las (vivem em nossas casas em diferentes locais); outras aranhas que podem ser encontradas também em áreas ocupadas pelo homem.   

2º Momento: O professor orienta os alunos para procurar o habitat das aranhas na escola, assim, realiza um passeio interno, procurando os lugares propícios ao habitat das aranhas, caso encontre alguma teia de aranha ou aranhas passarão alguns minutos observando e registrando o que percebem (cada criança recebe uma prancheta com papel e lápis para fazer o registro). Para essa observação o professor e os alunos constroem as seguintes questões: Como é a aranha observada? Onde se encontra? Tem alguma teia de aranha? Qual o formato da sua teia? A aranha está ou não na teia, o que ela esta fazendo no momento da observação? Quais os locais que as aranhas se encontram?   

 

2º Atividade:   Discussão sobre as observações.

1º Momento: O professor faz uma grande roda de discussão sobre as observações feitas pelas crianças. Cada uma relata o seu registro elaborado durante a procura das aranhas, umas falam para as outras do que sentiram, do que perceberam e do que discutiram no momento da observação. Após essa discussão em grupo, as crianças formam duplas e fazem o relato por escrito e ilustrados com desenhos.  O professor orienta as crianças para registrar no relato os verbos no passado e discute com elas que as ações registradas no momento da observação pertencem a um passado próximo e assim ajuda na conjugação dos verbos.   

3º Atividade:  Pesquisar nos espaços da própria casa onde se encontram as aranhas  

1º Momento: O professor discute com as crianças quais os locais da casa deles que podem encontrar aranha, assim se constrói uma lista, de modo que, as crianças possam se orientar na hora da busca, os locais podem ser: debaixo da cama, no teto, nas quinas das paredes, embaixo de cadeiras, jardim, entre outros.  As crianças registram os lugares e desenham as aranhas encontradas.   

2º momento: o professor cria uma situação que as crianças possam compartilhar as suas buscas; organiza-as em grupo de quatro componentes e cada grupo faz o levantamento e representam no quadro, pintando os quadradinhos de acordo com a cor indicada para representar o local onde encontrou teias de aranha. Cada local é representado por uma cor e os numerais representam as crianças. A regra da pintura é escolher uma coluna para representar cada local. No final, cada grupo apresenta os resultados e assim, o professor retoma e junto com as crianças ensina a elaborar o gráfico de barra que represente os achados da turma.

4

3

2

1

                  a            b         c            d          e

 

 

a

Teto da casa

azul

b

Quina das paredes

preto

c

Cadeiras

vermelho

d

Jardim

verde

e

Cama

amarelo

 

3º momento – O professor traz um texto e orienta as crianças para fazer a leitura, destacar, discutir e registrar as informações sobre o habitat das aranhas. No final discute no grande grupo e compara os locais do texto com os locais que representam o resultado da pesquisa.     

Recursos Complementares

 

Avaliação

Avaliar as crianças, implica em analisar o que elas sabiam antes do estudo da localização do habitat das aranhas, acompanhar durante o processo de ensino aprendizagem e observar se elas foram se envolvendo e identificando os locais das aranhas e se no final elas se apropriaram desse conhecimento.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.