Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Representação simbólica dos números

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Ellen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá desenvolver o raciocínio lógico-matemático, bem como construir o significado do número natural a partir dos seus diferentes usos no contexto social. A partir do trabalho com situações-problema do cotidiano da criança esta desenvolverá a ideia de quantidade, efetuará contagens e códigos numéricos. Também será proporcionada à criança a oportunidade de organizar diferentes dados a partir da utilização de números.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a história dos números e situações matemáticas envolvendo contagens cotidianas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - aproximadamente 60 minutos

Professor nesta aula organize a turma em grupos de quatro ou cinco participantes e faça um passeio pela escola, ou mesmo no quarteirão da escola, para observar os lugares em que existem números: painéis, portas, cantina, telefone, dentre outros. Essa atividade pode variar conforme a realidade da escola. A cada momento que encontrarem números, os grupos podem parar para conversar sobre a função daquele número e o que ele representa.

Fonte: Foto 1- Atividade de Observação da Escola. Realizada em 2010 com alunos/as do 1º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz Fonte: Acervo da autora

Após o passeio pela escola, disponibilize para os grupos: cartolinas, canetinhas, giz de cera, lápis de cor e outros materiais que julgar necessários, para a construção de cartazes sobre a utilização, necessidade e função dos números que observaram no trajeto percorrido. Depois de confeccionarem os cartazes, solicite que cada grupo apresente para a turma, explicando como registraram.  

Atividade 2- aproximadamente 60 minutos   

Professor inicie a aula com a turma organizada em dupla. Explique que terão como desafio, conhecer mais o colega a partir de uma entrevista. Converse sobre as características de uma entrevista e qual será o objetivo da atividade: conhecer mais o colega, descobrindo os números em nossas vidas. Elabore com a turma algumas perguntas que tenham como resposta números utilizados no dia a dia, tais como:

1)    Qual o seu nome?

2)   Quantos anos você tem?

3)   Qual a data do seu aniversário?

 4)   Quanto você pesa?

 5)   Quanto você mede?

6)   Qual o número do seu calçado?

7)   Dentre outras...

Após elaborarem as perguntas, explique que cada aluno deverá registrar por escrito a resposta do colega, depois de tudo organizado, inicie a entrevista entre as duplas. A todo o momento observe a turma para ver as possíveis dúvidas e ajude quando solicitado. Terminada a entrevista, faça uma roda de conversa e falem sobre os dados coletados. Propicie um momento em que o colega conte para a turma o que descobriu. Depois, cada aluno poderá fazer uma produção de texto, contando um pouco da vida do colega e como os números estão presentes no dia a dia e a sua função de registrar quantidades.  

Atividade 3 – aproximadamente 60 minutos  

 Professor, nesta atividade você poderá retomar as entrevistas realizadas e trabalhar com os dados em forma de gráfico ou tabela. Para isso, organize a sala com as mesmas duplas da aula anterior e faça o registro no caderno de Matemática. Você poderá escolher com a turma um dos dados a serem trabalhados e organizados. Por exemplo:

Fonte: Acervo da Autora

A construção do gráfico poderá ser feita por cada aluno utilizando malha quadriculada. É importante trabalhar com a turma a importância do tratamento da informação obtida na entrevista, de forma a organizar todos os dados da turma. Após a construção do gráfico, utilize um barbante e uma fita métrica para fazer a medida de cada um da turma. Cada aluno escreve o nome em uma ficha e após ser medido com o barbante, cola o nome junto com o barbante na parede da sala de aula. Organize os barbantes na ordem crescente, trabalhando com a turma quem é o maior, o menor e depois em ordem decrescente. Neste dia, você poderá organizar a fila para sair da sala de aula, na ordem crescente ou decrescente, fazendo com que a própria turma se organize na ordem solicitada. Os alunos procurarão fazer medidas utilizando o próprio corpo para definir a ordem exata da fila.

Recursos Complementares

 Professor você poderá utilizar o vídeo no sítio http://www.youtube.com/watch?v=V6GFVPffj2o&feature=related para explorar a aprendizagem dos numerais com a turma. 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. Procure perceber se a turma compreendeu a importância e a necessidade dos números em nosso dia a dia e a forma de tratar as informações obtidas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.