29/03/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
ATIVIDADE 1:
Professor/a, como atividade inicial das aulas, e como motivação, sugerimos que apresente um vídeo, com duração de três minutos e trinta e três segundos, intitulado “Bullying” do Projeto-Bem-Me-Quer. Disponível em: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BfT6N0U-jTE&feature=related
Após a apresentação do vídeo, o/a professor/a deverá indagar os/as alunos/as do que acharam deste, levantando algumas problematizações, tais como:
ATIVIDADE 2: Explorando os materiais didáticos: estereótipos, preconceitos e a invisibilidade da diversidade sexual
Professor/a, essa atividade poderá ser realizada e compartilhada com outras áreas do saber tais como: Ciências, Literatura, História, Geografia, Língua Portuguesa etc. Esta atividade tem o objetivo de discutir as questões de estereótipos, preconceitos e a invisibilidade da diversidade sexual no contexto escolar, principalmente no que tange a materiais didáticos e livros de literatura.
Material necessário:
• Livros didáticos utilizados pela turma ou livros da biblioteca escolar;
• Roteiro para avaliação do livro ou outro material didático disponibilizado.
Inicialmente o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as ainda em grupo escolha um dos livros didáticos que utilizam. Orientá-los na diversificação das escolhas, elencando todos os livros utilizados, ou seja, cada grupo escolher um livro diferente (assunto e/ou disciplina). Em seguida, distribuir um roteiro de avaliação para cada grupo fazer a análise da obra.
Exemplo de Roteiro:
Com o término da realização de todo o roteiro, o/a professor pedirá que cada grupo faça a exposição dos resultados para os demais. Em seguida, peça que no caderno, cada aluno/a, registre a opinião sobre:
• Diga se a obra analisada deve ou não ser adotada e por quê?
• A obra que analisou apresenta linguagem e idéias preconceituosas, estigmatizantes ou ignora o que tange a diversidade sexual?
• Quais as sugestões para os/as autores/as do livro em relação a estereótipos, preconceitos e a invisibilidade da diversidade sexual?
Dica importante: Extraído de Parâmetros Curriculares Nacionais (Orientação Sexual), guia do Ministério da Educação do disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacao.pdf
Professor/a explicite que os materiais didáticos ao silenciar a diversidade sexual, eles podem contribuir para o preconceito já que só uma realidade é apresentada aos/as alunos/as. O papel de problematizador e orientador do debate, que cabe ao educador, é essencial para que os/as adolescentes aprendam a refletir e tomar decisões coerentes com seus valores, no que diz respeito à sua própria sexualidade, ao outro e ao coletivo, conscientes de sua inserção em uma sociedade que incorpora a diversidade.
ATIVIDADE 3: Show de televisão: divulgando a diversidade sexual – adaptado do site sobre proposta de atividades sobre Sexualidade e Corpo. Disponível em: http://www.educarede.org.br
Professor/a, a atividade sugerida a seguir serve para sintetizar, aprofundar e equalizar informações a respeito do tema. O/a professor/a diz ao grupo que todos participam da produção de um programa de televisão que vai tratar da temática “Diversidade Sexual na escola”. Então, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam grupos de até 5 componentes. A tarefa de cada grupo será elaborar três perguntas para que sejam respondidas por especialistas. A pergunta deve ser feita por escrito em uma tira de papel e deve conter o número do grupo. Em seguida, o/a professor/a atribuirá um número para cada grupo e dizer que o programa vai começar. Sortear um número e uma pergunta e avisar que o grupo que for sorteado fará o papel de especialistas que responde a questão. O/a professor/a é o/a apresentador/a: lê a questão, distribui a palavra, é o/a mediador/a e, conforme o caso, pode intervir trazendo informação (mas não faça isso desde o começo, deixe acumular algumas perguntas para verificar as omissões, falhas de conteúdo e temas recorrentes). O grupo autor da pergunta é o responsável pelo comentário da resposta: se entendeu, se existem ainda dúvidas, discordâncias. Abra a palavra para todos perguntando se alguém quer completar, comentar, refutar ou discutir a temática levantada. Proceder da mesma forma com todos os grupos e todas as perguntas. Essa técnica permite a participação de todos, é lúdica e ajuda a perceber as questões recorrentes que preocupam ou interessam a maioria. Ajuda o grupo a perceber que eles têm bastante informação e também que não as têm. Propicia o efetivo trabalho em grupo, estimulando trocas de experiências e conhecimentos. Professor/a, abaixo sugerimos algumas problematizações acerca da temática que poderão subsidiar as discussões, tais como:
Professor/a sugerimos que assista um vídeo educativo que pode auxiliá-lo/a nos momentos de discussões das atividades propostas nessas aulas. O vídeo intitulado “Escola sem Homofobia: construindo para diversidade”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bBLhKPWPQ40
Atenção:
Professor/a deixe bem claro, durante essas discussões, que a escola é um espaço de socialização importante para que os/as alunos/as possam expressar dúvidas, angústias e descobertas. Trata-se de um ambiente privilegiado na construção de referências para os/as alunos/as. É importante que se tenha sempre em mente que a escola não deve ser um espaço hostil e de reprodução de comportamentos marcados pela discriminação e estereótipos culturalmente construídos.
Observação:
A técnica “Show de televisão” pode ser aplicada como aquecimento para a introdução do tema, ser a atividade principal ou também utilizada no fechamento da discussão sobre um tema, como sugerido em nossas aulas. O que varia é a profundidade das questões e respostas, dependendo do momento em que a atividade for realizada.
Sugestões de outras aulas, que abordam a temática, publicadas no portal do professor/MEC:
Reportagem sobre: Estudo da FE mostra que livro didático não prima pela diversidade sexual – Disponível em: http://www4.usp.br/index.php/educacao/15989-estudo-da-fe-mostra-que-livro-didatico-nao-prima-pela-diversidade-sexual
Dica de leitura:
Professor/a o livro indicado abaixo é uma ferramenta valiosa para ajudar a tornar realidade a escola sem homofobia. Ao fornecer elementos para reflexão, atuação política e subsídios para uma ação pedagógica promotora da diversidade e da cidadania. O livro traz reflexões sobre a produção e a reprodução da homofobia na educação, em especial no contexto escolar, evidenciando o fato como grave problema social cujo enfrentamento não pode ser mais adiado. A compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade são dimensões fundamentais do processo educativo.
Vale a pena conhecê-lo: Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Maiores informações consultar: http://www.contee.org.br/noticias/artigos/art449.asp
Webibliografia:
O/a aluno/a deverá redigir uma (simulação de) carta aos gestores da escola sobre a importância do respeito à diversidade sexual na escola, apresentando argumentos que justifiquem essa preocupação. É importante que se tenha sempre em mente que a escola não deve ser um espaço hostil e de reprodução de comportamentos marcados pela discriminação.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/08/2010
Cinco estrelasExcelente.
29/03/2010
Quatro estrelasAdorei essa temática. As aulas são coerentes para explorar esse tema tão evadido do ambiente escolar.