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Jogo das sílabas: estratégias de organização e estruturação de palavras.

 

14/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio da soletração das palavras as crianças poderão aprimorar a capacidade de ler e escrever palavras com sílabas simples.

Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento das letras do alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – O que é sílaba:  

Diga o nome de cada crianças da sala/classe dividindo-os em sílabas em voz alta.

Repita fazendo o registro no quadro para que as crianças ouçam e depois associem a escrita ao som.  

Peça às crianças que observem  nome/palavra em questão, repita várias vezes se necessário.

Solicite que  contem quantas vezes abrimos a boca pra falar determinada palavra.

Escolha então algumas sílabas e peça às crianças que digam palavras que comecem com aquela sílaba.

Exemplo:

PEDRO

PE - DRO

PETECA

RICARDO

RI - CAR - DO

RIACHO

Professor, se achar adequado você pode conversar com a turma, explicando às crianças o conceito de sílaba de uma forma bastante simples. Diga que: separar sílabas é apenas dividir a palavra em pequenas partes, e que o modo como falamos a palavra pode nos ajudar na percepção de como cada palavra se divide

Atividade 2 – construção da lista de palavras:    

 Após essa primeira exploração exposta acima, as crianças trabalharão a oralidade e o reconhecimento sonoro das sílabas nas palavras.  

  • Explique as crianças que vocês farão um brinquedo, sugiro o nome “Caixinha das sílabas”, ou você e sua turma podem juntos elaborar um outro nome.
  • Peça a sua turma para dizer palavras pequenas ou curtas que sejam nomes de objetos ou animais, e você vai fazer uma lista com estas palavras no quadro. Ex: Casa, bola, girafa  etc.   

*Se na sua turma houver uma criança  com maior habilidade de escrita, peça  que registre estas mesmas palavras em uma folha.

  • Durante a fala de cada criança, peça-a que fale tentando apresentar  a divisão silábica desta palavra, ajude-a e repita para toda a turma a forma correta enquanto escreve no quadro: CABELO : CA-BE-LO.  
  •  Para desenvolver o “conceito”/ de sílaba é sempre bom pedir para contar quantas vezes se abre a boca pra dizer a palavra em questão. Algumas vezes, você poderá registrar essa quantidade de sílabas.   
  • Quando a lista estiver aproximadamente com 30 palavras faça um exercício com a turma, você pode ler e apontar a palavra escrita no quadro e pedir a todos que juntos façam a divisão silábica, corrigindo se necessário.  

 Uma boa alternativa para desenvolver o “conceito de sílaba” é o de contar, todos falando alto e pedir para que batam palmas a cada vez que abrirem/ movimentarem a boca ao pronunciar a palavra em questão.  

Atividade 3 – Montando o jogo:

Separadamente, você pode selecionar gravuras pequeninas para ilustrar as caixinhas de fósforo, seguem algumas figuras abaixo:

 

  Retirado do site: http://intfinanceira.files.wordpress.com/2009/03/objetos-diversos.jpg   Você pode desenhar, imprimir em preto e branco para a turma colorir, buscar outras imagens na internet etc.    

 Dica: fica um trabalho muito mais bonito se você encapar a caixinha com,  papel fantasia, ou mesmo jornal.  

 Para que as crianças se envolvam, entregue a elas uma caixinha, um desenho e uma tira de papel ( cartão ou cartolina para ficar mais firme) e diga a elas para escreverem a palavra correspondente ao desenho no caderno ou pedaço de papel, depois que você corrigir, peça a elas que escrevam no fundo da caixa a palavra inteira, e na tirinha de papel que você entregar, a mesma palavra dividida em sílabas:   

Uma sugestão é que selecione somente palavras com duas e no máximo 4 sílabas para não confundir muito as crianças.   

Depois de montadas as caixinhas, você pode reunir as crianças em grupos de 3 a 5 crianças, misturar as caixinhas e pedir que elas formem as palavras que você entregar.  

 Boa aula!

Recursos Complementares
Avaliação

Para avaliar se os alunos avançaram no processo de aprendizagem da divisão das palavras em sílabas, faça oralmente um teste com palavras curtas como bola, peteca, cabelo, boneca, tapete etc  e peça às crianças que as dividam em sílabas.

Avalie ainda:

  • Durante a atividade 1 e 2, a criança conseguiu compreender o conceito de sílaba.
  •  Durante a  atividade 3, a criança conseguiu reunir as sílabas recortadas e  e transformá-las em uma palavra.
  • A criança é capaz de escrever as palavras divididas em sílabas com autonomia?
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