14/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Por meio da soletração das palavras as crianças poderão aprimorar a capacidade de ler e escrever palavras com sílabas simples.
Atividade 1 – O que é sílaba:
Diga o nome de cada crianças da sala/classe dividindo-os em sílabas em voz alta.
Repita fazendo o registro no quadro para que as crianças ouçam e depois associem a escrita ao som.
Peça às crianças que observem nome/palavra em questão, repita várias vezes se necessário.
Solicite que contem quantas vezes abrimos a boca pra falar determinada palavra.
Escolha então algumas sílabas e peça às crianças que digam palavras que comecem com aquela sílaba.
Exemplo:
PEDRO |
PE - DRO |
PETECA |
RICARDO |
RI - CAR - DO |
RIACHO |
Professor, se achar adequado você pode conversar com a turma, explicando às crianças o conceito de sílaba de uma forma bastante simples. Diga que: separar sílabas é apenas dividir a palavra em pequenas partes, e que o modo como falamos a palavra pode nos ajudar na percepção de como cada palavra se divide
Atividade 2 – construção da lista de palavras:
Após essa primeira exploração exposta acima, as crianças trabalharão a oralidade e o reconhecimento sonoro das sílabas nas palavras.
*Se na sua turma houver uma criança com maior habilidade de escrita, peça que registre estas mesmas palavras em uma folha.
Uma boa alternativa para desenvolver o “conceito de sílaba” é o de contar, todos falando alto e pedir para que batam palmas a cada vez que abrirem/ movimentarem a boca ao pronunciar a palavra em questão.
Atividade 3 – Montando o jogo:
Separadamente, você pode selecionar gravuras pequeninas para ilustrar as caixinhas de fósforo, seguem algumas figuras abaixo:
Retirado do site: http://intfinanceira.files.wordpress.com/2009/03/objetos-diversos.jpg Você pode desenhar, imprimir em preto e branco para a turma colorir, buscar outras imagens na internet etc.
Dica: fica um trabalho muito mais bonito se você encapar a caixinha com, papel fantasia, ou mesmo jornal.
Para que as crianças se envolvam, entregue a elas uma caixinha, um desenho e uma tira de papel ( cartão ou cartolina para ficar mais firme) e diga a elas para escreverem a palavra correspondente ao desenho no caderno ou pedaço de papel, depois que você corrigir, peça a elas que escrevam no fundo da caixa a palavra inteira, e na tirinha de papel que você entregar, a mesma palavra dividida em sílabas:
Uma sugestão é que selecione somente palavras com duas e no máximo 4 sílabas para não confundir muito as crianças.
Depois de montadas as caixinhas, você pode reunir as crianças em grupos de 3 a 5 crianças, misturar as caixinhas e pedir que elas formem as palavras que você entregar.
Boa aula!
Passatempos sobre sílabas:
Para avaliar se os alunos avançaram no processo de aprendizagem da divisão das palavras em sílabas, faça oralmente um teste com palavras curtas como bola, peteca, cabelo, boneca, tapete etc e peça às crianças que as dividam em sílabas.
Avalie ainda:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/05/2011
Cinco estrelasÓtima sugestão. Obrigada pela generosidade.