Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literando: Monteiro Lobato

 

05/05/2010

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer a vida e a obra de Monteiro Lobato
  • identificar as principais obras e personagens
  • recontar alguns contos do autor, adaptando-os à realidade da comunidade
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características do período literário de Monteiro Lobato
Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial do conteúdo

O professor deverá questionar a turma sobre a obra de Monteiro Lobato. Quem conhece, quais as principais obras, personagens, etc. Solicite aos alunos que desenhem um personagem ou uma cena do conto do autor.

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01: Monteiro Lobato

Professor, para realizar essa atividade reserve um espaço na escola onde os alunos possam ficar à vontade para realizar a leitura, reserve colchões e cadeiras confortáveis. A intenção desse espaço é criar um ambiente harmonioso que desperte o interesse pela leitura. Para concluir, o espaço deve conter uma televisão, um aparelho de DVD, livros do autor Monteiro Lobato, se possível um para cada aluno, e dicionário para consultá-lo sempre que necessário.   

Agora a sala está pronta para receber os alunos. Solicite que eles apresentem seus desenhos para a turma e falem sobre o personagem ou sobre a cena retratada. Ao final das apresentações, cole no mural do espaço os desenhos dos alunos. Dessa forma, à medida que vão conhecendo outras histórias, eles podem identificar os personagens ou as cenas nos desenhos.   

Após as apresentações, exiba o vídeo sobre a vida e obra de Monteiro Lobato.   

Monteiro Lobato 

Disponível em: Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12375 Acesso em 01.04.2010 

O vídeo aborda a infância do autor, seus principais personagens, sua importância para a cultura nacional, entre outros pontos.

Após o vídeo questione os alunos sobre a vida e obra do autor, sobre os brinquedos que ele fazia, verifique quais os brinquedos mais utilizados na atualidade, proponha uma reflexão sobre o tema.   

Agora os alunos deverão conhecer um pouco mais sobre a obra do artista. Cada aluno deverá escolher um livro ou um conto para realizar a leitura.

Aula 02: Compartilhando a leitura

Agora os alunos devem compartilhar com a turma a sua leitura. Cada aluno deverá informar o nome do livro/conto, principais personagens e a sinopse da história. Durante as apresentações o professor e a turma deverão relacionar as histórias, verificar os detalhes mais comuns que se apresentam em todas as histórias, características dos personagens, cenário, enredo, etc.

Ao final da aula cada o aluno deverá entregar um texto relatando o tema abordado na discussão: sua história e uma história do colega que tenha relação com a sua história.

Aula 03: Quem conta um conto aumenta um ponto

Professor relembre com a turma as obras analisadas na aula anterior e escolham algumas histórias para serem adaptadas. Os alunos devem escolher as histórias que mais lhe chamaram a atenção.

Divida a turma em pequenos grupos, cada grupo deverá escolher uma história para representar e adaptar. Depois de escolhida as histórias e definidos os grupos, sugerimos um roteiro de atividades para adaptação das histórias:

  • o grupo deverá refazer a leitura da história;
  • identificar nos personagens principais suas características físicas e morais;
  • identificar os cenários onde a história se passa;
  • identificar o tema central da história;
  • estabelecer o tema principal da nova história com base em situações da realidade;
  • os personagens e suas características;
  • definir o cenário e o enredo da nova história;
  • reescrever a história incluindo os ‘novos personagens’, cenário e enredo;
  • criar um figurino para os novos personagens;
  • criar o cenário para peça;
  • criar um cartaz para divulgar a nova peça.

Atenção professor! Reserve duas aulas para elaboração da escrita da nova peça e preparação do cenário e figurino. Solicite aos alunos que providenciem roupas, maquiagem, perucas e demais acessórios para compor os personagens, além de materiais (papelão, cartolina, material reciclado, revistas, tesoura, cola, jornal, etc) para construção do cenário. Caso seja possível, reserve também o laboratório de informática com acesso a internet para que os alunos realizarem a escrita colaborativa do texto. Sugerimos que utilizem a ferramenta Google Docs para que todos possam participar da criação do texto. Em Recursos Complementares indicamos um tutorial para utilizar a ferramenta.

Seria interessante nesse momento o professor inserir na discussão os temas da atualidade que fazem parte do cenário juvenil: namoro, sexo, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, opção sexual, drogas ilícitas, cigarro, bebidas alcoólicas, prostituição, racismo, influência das mídias, ídolos, entre outros.

Ao adaptar as histórias os alunos devem expressar seu ponto de vista sobre o tema, por exemplo: gravidez na adolescência, os riscos para o bebê e para jovem mãe, a partir de que idade a menina está preparada para ser mãe, as alegrias que uma gravidez pode proporcionar, o que muda na vida de uma mãe adolescente, e na vida de um pai adolescente, etc.

Aula 05: Apresentação

Professor reserve um espaço na escola e convide toda a comunidade escolar para prestigiar a apresentação dos alunos. Os grupos deverão divulgar sua peça na escola por meio de cartazes. Sugerimos que também seja elaborada e divulgada uma programação com data, título e hora de cada peça, para que a comunidade escolar possa acompanhar todas as apresentações.

 É importante que o espaço escolhido para as apresentações comporte os convidados de maneira confortável, para uma melhor apreciação da peça, o sistema de som e iluminação também é importante.

Catarse   

Ao final das atividades os alunos deverão elaborar um texto sobre o que aprenderam com o tema, quais as dificuldades encontradas, como superou as dificuldades, o que mais gostou de fazer, qual situação foi mais importante e que mudou sua opinião e/ou comportamento depois das atividades, entre outros pontos que ele ache interessante ressaltar.

Prática social final do conteúdo

Os alunos deverão questionar a platéia sobre as apresentações. Sugerimos algumas perguntas:

  • você gostou da apresentação?
  • qual peça que mais lhe chamou a atenção?
  • por qual motivo?
  • você conhece as obras de Monteiro Lobato?
  • qual a sua obra ou personagem preferido?
  • o que você achou da adaptação da obra de Monteiro Lobato para os temas atuais?
  • cite dois pontos positivos das apresentações.
  • cite dois pontos negativos das apresentações.   

Após a realização da pesquisa, os alunos deverão analisar e quantificar os dados para apresentar à turma. Dessa forma, todos poderão verificar qual foi a reação do público, se eles conseguiram atingir seus objetivos, e o que pode ser melhorado para as próximas apresentações.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Monteiro Lobato Vídeo
Monteiro Lobato Vídeo
Recursos Complementares

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR    

Monteiro Lobato: http://www.unicamp.br/iel/monteirolobato/home.htm    

Monteiro Lobato: http://lobato.globo.com/    

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicado e aprovado pela turma. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar os alunos a superar suas dificuldades e exaltar suas qualidades, motivando-os durante o processo de ensino e aprendizagem. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:

  • participação durante as discussões;
  • capacidade de sintetizar o conteúdo da narrativa que foi contada por ele;
  • clareza e coerência na narrativa;
  • comprometimento com o grupo;
  • argumentação durante o debate;
  • respeito a opinião dos colegas;
  • postura durante o debate e apresentação da peça;
  • oralidade;
  • entrosamento do personagem com o enredo da peça;
  • caracterização do personagem e do cenário;
  • pertinência do tema;
  • entrega no prazo;
  • criatividade na adaptação da história;
  • veracidade das informações apresentadas na adaptação da história;
  • relação com a realidade.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.