Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O senso moral e a consciência moral: marginalização e alienação

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Ética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o senso moral e a ética, sendo capaz de refletir sobre os diversos posicionamentos veiculados na mídia.

Identificar situações de marginalização e alienação na sociedade atual, contextualizando os seus efeitos.

Perceber a importância da literatura no estudo da filosofia e de temas contemporâneos.

Fundamentar suas discussões nas idéias de Adorno e Horkheimer.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos que o professor acesse a aula: “A evolução moral e ética: seus reflexos na sociedade contemporânea” (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18206), onde foram trabalhados os seguintes objetivos: 

  1. Compreender o caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal, se posicionando filosoficamente, com argumentos convincentes.   
  2. Estabelecer relações da moral com a ética, compreendendo os conceitos à luz da filosofia.   
  3. Refletir, com base no texto "O novo manifesto", de Lima Barreto, do início do século XX,  sobre a realidade do mundo político de hoje.
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

 

Sugerimos que o Professor, antes de iniciar as atividades propostas, nesta aula, faça um diagnóstico com sua turma, o que segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM chama de Prática Social Inicial do Conteúdo.

Proponha o estudo deste tema e levante junto aos estudantes as suas vivências do conteúdo, isto é, anotamos o que já sabem sobre o tema a ser trabalhado e o que gostariam de saber sobre o assunto em pauta.

Teremos uma visão geral dos conhecimentos empíricos da turma, seus desejos e curiosidades, possíveis erros conceituais que deverão ser trabalhados no decorrer das atividades.

 

PROBLEMATIZAÇÃO:   

 

Segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM a problematização é um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento. É importante o professor apresentar alguns desafios para motivá-los a refletirem sobre o tema. Sugerimos o seguinte:

 

  1. Como o senso moral e a ética, são capazes de refletirem sobre os diversos posicionamentos veiculados na mídia?
  2. Existem situações de marginalização e alienação na sociedade atual, quais os seus efeitos?
  3. A literatura é importante no estudo da filosofia e de temas contemporâneos?  O que a literatura denuncia?

 

Além destes pontos os estudantes vão levantar outros que gostariam de estudar, mas nem sempre podemos trabalhar tudo, então se deve selecionar com o grupo os principais problemas a serem discutidos nas aulas a seguir.   

Sugerimos que essa atividade seja elaborada e realizada em conjunto com outras disciplinas, de acordo com as dimensões a seguir:

  1. Dimensão filosófica: O que é moral? O que é ética? Como a mídia se posiciona frente a ética? Suas mensagens tem um cunho moral e ético?
  2. Dimensão social:  A marginalização e a alienação interferem na vida do ser humano em sociedade? Quais os seus efeitos?                                 
  3. Dimensão histórica: Como a história, a literatura e a mídia vem denunciando situações de marginalização e alienação, de transgressão moral e ética?       

                    

INSTRUMENTALIZAÇÃO:   

 

O homem é uma espécie de interseção entre dois mundos: o real e o ideal. Pela liberdade humana, os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo real. Nicolai Hartmann

A Ética elabora princípios de vida capazes de orientar o homem para uma ação moralmente correta, além de refletir sobre os sistemas morais elaborados pela humanidade. Questões cotidianas como atitudes sobre o que devo ou não fazer? É correto ou não pensar desta forma? Posso ou não julgar tal coisa... Fazem parte das nossas reflexões. As nossas atitudes são refletidas no nosso modo de ser e de quem convive conosco, portanto não posso tomar atitudes sem analisar seus efeitos para o grupo social, para a  comunidade a que pertenço.

O simples fato de ligar um aparelho de TV, um rádio, acessar a internet ou usar os demais meios de comunicação, me coloca em contato com o mundo e com os meios de comunicação de massa. Eu abro minha mente para um conjunto de informações.   

Professor, sugerimos que assista ao seguinte vídeo sobre a influência da mídia em nossa vida, analise-o e veja se é pertinente a sua turma:

Atividade 1:

TÍTULO: Alienação, a mídia como meio de comunicação da massa

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uR_62ZmjQQQ acessado em 28/03/2010   

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

  1. Qual o tema principal do vídeo?
  2. A crítica estabelecida pelo autor é em relação a que tipo de mídia?
  3. Já presenciou as situações apresentadas pelo vídeo?
  4. Que mensagens os meios de comunicação de massa transmitem a nossa sociedade? Eles apontam a moral e a ética atual? Estes valores estão de acordo com que concepção de homem e sociedade?
  5. O usuário destes recursos sente-se livre para discutir os temas apresentados ou o sistema não é interativo?

 

Vamos observar que, na grande maioria das vezes, somos todos receptivos de um conjunto grande de informações veiculadas pela mídia, tida como verdadeira. Questione os seus alunos se eles tem o hábito de verificar e acompanhar em outras redes de transmissão a mesma informação, para verificar se não há uma postura tendenciosa veiculada por determinadas emissoras?   

Nestas questões entra em cena a liberdade, ou seja, só tem sentido julgar moralmente a ação de uma determinada pessoa, de uma emissora de comunicação, de uma sociedade, se essa ação foi praticada em liberdade. Desta forma, a consciência moral depende da liberdade de pensar e agir, tornamo-nos responsáveis pelo que fazemos e pensamos.   

Segundo Kant, no século XVIII citado por Cotrin, 1999, p. 215   

Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio  de uma legislação universal.   

A medida que nossa ação está em conformidade com o pensamento de nossa comunidade, sou livre para agir e viver em comunidade. Isso pressupõe que o ser humano está concatenado com o mundo em que vive, possui uma maneira de pensar e agir, que o tornam livre diante de seus pares. Segundo Marx, citado por Cotrin, 1999, p. 216.

Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.

   

O texto nos leva a refletir que somos parte da história de nossa comunidade; essa história nos precede ao mesmo tempo em que possuímos o livre arbítrio. A consciência moral pode nos tornar virtuosos, com a prática constante do bem, assumindo a responsabilidade por sua própria existência.

  

Atividade 2  

Diante destas questões discutidas, solicite aos seus alunos em grupos de até 04, que selecionem trechos de filmes, novelas, reportagens, situações do cotidiano, veiculadas pelas mídias que retratam valores morais e éticos, para serem discutidos na aula seguinte, por exemplo, veja a seguir:  

CENA DA NOVELA:

Grave uma cena de novela atual, ou uma cena que marcou profundamente a sociedade brasileira, para ser discutida com a turma. Por exemplo: cenas em que o mentiroso é defendido; em que o aborto provocado é tido como natural; de discriminação sexual, racial ocorre com sátiras, piadas...; incitação a marginalização dos grupos sociais, econômicos.

DICAS PARA FILMES   

O recurso de filmes enriquece, motiva, ilustra, comprova, reforça conceitos... Porém alguns cuidados devem ser tomados. É imprescindível que o professor analise o conteúdo do filme, se a classificação indicada é coerente com a idade de seus alunos. O ideal é selecionar apenas algumas cenas que podem ser consideradas importantes para nossa aula.

  1. Baixar vídeos do Youtube, gravar em CD/DVD, e assistir na TV ou no computador. Tem um programa gratuito, o VDownloader (http://www.baixaki.com.br/download/vdownloader.htm) que você pode instalar em seu computador para baixar os vídeos da internet e salvar diretamente em MPEG, AVI (resolução original, 320x240, 640x480 e 320x240 com qualidade baixa), IPOD, PSP, MP3 (somente o áudio), VCD (PAL e NTSC), SVCD (PAL e NTSC), DVD (PAL e NTSC) ou no formato original, para sistemas operacionais em Windows e para sistemas Linux acesse o site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube.    
  2. Usar o laboratório de informática
  3. Conectar um computador ligado a internet na TV ou projetor multimídia, para assistir direto do site onde o vídeo está hospedado, como por exemplo, Youtube (http://www.youtube.com).  
  4. Gravar o vídeo em um pendrive ou utilizá-lo em uma TV ou aparelho DVD com entrada USB.
  5. As escolas que possuem TV Multimídia (http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/) podem reproduzir certos formatos de vídeo direto do pendrive e de cartões de memória.  

 

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

  • Observar a cena e anotar no caderno:
  1. Quem são os personagens principais?
  2. Qual o padrão de vida deles?
  3. Onde ocorre a cena?
  4. Qual a mensagem transmitida?
  • Qual a ideologia por traz da cena?
  • Em que situações o ser humano foi marginalizado?
  • Você concorda com a mensagem transmitida?
  • Os valores morais e éticos estão de acordo com a sua comunidade?
  • Volte no tempo, há dez anos, isso seria possível? Viável?

Organize a turma para apresentar o material colhido (pode ser transmitido por um vídeo).

Após as apresentações das cenas ou arquivos selecionados pelos estudantes, organize a turma em forma de círculo para discutir sobre o material apresentado e suas anotações. Sugerimos que inicie o debate com alguns questionamentos:

  1. Quem já havia entrado em contato com o material apresentado?
  2. Na oportunidade haviam percebido os conceitos apresentados, com uma determinada postura moral e ética?
  3. As idéias dos vídeos possuem um cunho ideológico?
  4. Servem a que tipo de sociedade?
  5. Quantas vezes consumimos informações sem questionar ou refletir sobre elas?
  6. Qual o papel da filosofia nestes casos? Da moral e da ética?

Atividade 3   

Com a síntese das discussões solicite a turma que organize, em equipes, um documentário, apontando:

  1. as situações de alienação, marginalização,
  2. os conceitos morais e éticos veiculados pela mídia na atualidade,
  3. citações literárias, musicais, etc.

 

Veja mais sobre documentários:

WIKIPÉDIA. Documentário. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Document%C3%A1rio acessado em 11/04/2010.

HAMPE, Barry. Escrevendo um documentário. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/nuppag1/Escrevendo%20um%20documentario.pdf  acessado em 11/04/2010.

 

Este material pode ser organizado em um roteiro, produzido no software Celtx, pois é um software gratuito, que pode ser instalado nos computadores da escola ou pessoais, formatando o texto para roteiro de vídeos automaticamente.

Professor! Combine com os demais professores, principalmente o de Língua Portuguesa e de História para colaborarem na produção deste trabalho, pois poderá ser aproveitado em várias disciplinas.

Celtx é um software a trabalhar com pré-produção de filmes, televisão, cinema, documentários e novos tipos de mídia de uma maneira acessível. Nele você escreve e adapta seu roteiro de uma forma clara e concisa, formatando as páginas e o próprio texto dentro dos padrões esperados de um escritor de roteiros profissional.   

  1. Site oficial: http://celtx.com/download.html acessado em 29/03/2010 
  2. Licença: Gratuito
  3. Tamanho: 17,90 MB
  4. Sistema: Windows XP/Vista/7/98/2000
  5. Empresa: Greyfirst
  6. Disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/celtx.htm acessado em 29/03/2010
  7. Tutorial on-line: Tutorial Fazendo Roteiro no Celtx [basico], disponível em http://www.yidio.com/tutorial-fazendo-roteiro-no-celtx--basico/id/2828593848   acessado em 29/03/2010   

 

Esta produção terá como base teórica os estudos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, da escola de Frankfurt, no ensaio produzido sobre “A indústria cultural: o esclarecimento como mitificação das massas.” Sugerimos a leitura e discussão do texto, onde Adorno e Horkheimer evidenciam o caráter controlador e mercantil da indústria cultural, já no ano de 1947.   

Para Adorno e Horkheimer, os produtos dessa indústria seriam parte integrante de uma lógica que visava, ao mesmo tempo, padronizar os indivíduos e gerar lucros para os detentores do poder econômico. (E. NETO, 2010, p. 16)

Atividade 4

Enquanto a turma produz o documentário (tarefa) vamos continuar a aula ouvindo um texto sobre a corrupção e ética onde podemos contextualizar o tema estudado com o cenário brasileiro, sob a ótica da literatura:         

  1. Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9974 ·         
  2. Recurso: Temas recorrentes na literatura: corrupção e ética: parte 2 [Categorias Literárias] ·        
  3. Objetivo do recurso:  Comparar e analisar a relação existente entre esse texto e o tempo atual, ou melhor, a atualidade.

Temas recorrentes na literatura: corrupção e ética: parte 2 [Categorias Literárias] 

 

ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO VÍDEO:

  1. Quando se passa a narrativa?
  2. Em que local? Qual a mensagem veiculada?
  3. Que reflexões morais e éticas o autor do texto evidencia?
  4. Você concorda com a idéia central do áudio?
  5. Qual a relação da produçao deste recurso com a produçao do documentário?

 

Solicite aos estudantes que anotem em seu caderno a síntese das discussões e façam um contraponto com as idéias de Adorno e Horkheimer.

Chegou o momento da turma apresentar seus documentários, reúna todos em um espaço onde possa convidar outros professores e alunos para assistiram as produções. Se possível, publique-as na internet, poderá utilizar um servidor de vídeos como youtube ou na página da Escola.   

 

CATARSE:   

 Atividade 5

Momento em que, segundo o Prof. João Luiz Gasparin - UEM, o aluno se aproxima da solução do problema. É quando o conteúdo empírico se torna científico. Elaboração teórica da síntese, da nova postura mental, podemos percebê-la nas produções dos alunos. Para que o estudante expresse o pensamento elaborado, deverá produzir um texto argumentativo sobre o tema proposto na aula, onde deverá constar:

  1. O conceito de senso moral e ética, sendo capaz de refletir sobre os diversos posicionamentos veiculados na mídia.
  2. Situações de marginalização e alienação na sociedade atual, contextualizando os seus efeitos.
  3. A importância da literatura no estudo da filosofia e de temas contemporâneos.

 

PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:

  

Sugerimos que a turma divulgue os documentários produzidos, nas demais turmas da escola e continuem suas pesquisas sobre o tema.

Professor! Incentive a turma a estabelecer metas para orientarem seus familiares e sua comunidade sobre as questões levantadas.  

 

REFERÊNCIAS:   

CHAUÍ, Marilena. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

COTRIN, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: ser, saber e fazer. São Paulo: Saraiva, 1999.

LAW, Stephen. Guia Ilustrado Zahar: Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

E. NETO, João. Dialética do Virtual. In: CIÊNCIA & VIDA: FILOSOFIA. São Paulo: Escala, 2010. Ano I, n. 44  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Temas recorrentes na literatura: corrupção e ética: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares

Vídeo do Youtube:

  1. O Poder da Mídia - História (Parte 1).
  2. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=PPCTCAFy42k acessado em 28/03/2010   

Indicação de leitura:   

  1. OLIVEIRA, Maria Cândida Pereira; REIS, Márcia Santos Anjo. A influência da televisão no comportamento da criança de Educação infantil. Disponível em: http://www2.jatai.ufg.br/ojs/index.php/acp/article/viewFile/114/108 acessado em 29/03/2010. 
Avaliação

Será realizada durante as aulas, através da participação dos estudantes, mediante suas produções, onde deverão expressar o seu entendimento sobre os seguintes critérios:

  1. Compreender o senso moral e a ética, sendo capaz de refletir sobre os diversos posicionamentos veiculados na mídia.
  2.  Identificar situações de marginalização e alienação na sociedade atual, contextualizando os seus efeitos.
  3. Analisar a importância da literatura no estudo da filosofia e de temas contemporâneos
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Argileu Costa Rial, Escola Estadual de Bretópolis , Minas Gerais - disse:
    costarial@yahoo.com.br

    19/05/2012

    Quatro estrelas

    Aspero poder usar nas minhas aulas de Filosofia e Sociologia. As sugesões parecem boas e atraentes para os alunos.


  • Meire, Escola Pinheiro , São Paulo - disse:
    meire_sm1@yahoo.com.br

    10/03/2012

    Cinco estrelas

    Excelente, vou usar nas minhas aulas de filosofia e sociologia. Amei.


  • ana maria, Colégio Municipal São Carlos , Goiás - disse:
    anamariagsp@yahoo.com.br

    30/01/2012

    Cinco estrelas

    Espero que possa executar esse projeto em minhas aulas de filosofia e sociologia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.