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A ilusão do Shopping Center

 

28/04/2010

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
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TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio Filosofia Ética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer a história do Shopping Center, estabelecendo relações de seu objetivo inicial com os objetivos na atualidade, considerando o sistema capitalista e as classes sociais.   
  2. Analisar como a cultura do consumo está implícita na construção de Shopping Center e nos seus meios de divulgação.
  3. Perceber como a indústria cultural transforma em mercadoria o ser humano no Shopping Center.
  4. Compreender quando o ser humano para ser tratado como coisa.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de capitalismo e classes sociais

Estratégias e recursos da aula

ESQUEMA DA AULA

 

Os procedimentos metodológicos propostos nestas atividades foram baseados nos estudos da Prof. Neusi Aparecida Navas Berbel sobre a Metodologia da Problematização.

 

OBSERVAÇÃO DA REALIDADE

 

Atividade 1   

 

Sugerimos que o Professor leve seus alunos para uma atividade de campo: visita a um Shopping Center, programando a atividade coletiva com um roteiro de observações a serem realizadas pelos estudantes. Não se esqueça de solicitar autorização dos pais para esta atividade.

O que poderemos observar no Shopping Center?

  1. Localização em relação à cidade
  2. Estrutura do prédio
  3. Categoria*
  4. Decoração
  5. Segurança
  6. Postura dos funcionários
  7. Tipos de estabelecimentos instalados
  8. Principais estabelecimentos comerciais
  9. Áreas de maior movimento
  10. Slogans utilizados
  11. Público que freqüenta o ambiente: aparência, nível sócio-econômico, relações sociais dentro do ambiente...
  12. Perceber se as pessoas saem do ambiente sem fazer nenhum consumo.   

*Observe a classificação em categorias sugerida pela Wikipédia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Shopping_center acessado em 27/03/2010: 

Shopping tradicional: estabelecimento construído especificamente para abrigar um centro de compras e que apresenta mercado diversificado, praça de alimentação, área de lazer, estacionamento e elevado nível de conforto: ar condicionado, escadas rolantes, elevadores, segurança etc. O número de lojas-âncora, a quantidade de lojas e o fato de haver lojas próprias junto com lojas alugadas também caracterisam essa categoria.

Shopping outlet: estabelecimento que concentra lojas de fábricantes dos produtos, com alguns poucos ramos comerciais e de serviços considerados de apoio.

Shopping temático: estabelecimento cujas lojas estão voltadas preferencialmente a um segmento básico do mercado.

Shopping rotativo: estabelecimento com índice de conforto menor que o dos shoppings tradicionais, geralmente com lojas de tamanho reduzido e onde não se pratica a obrigatoriedade da permanência do lojista no shopping. Nele, a locação é feita por períodos diversos e mais curtos que nos shoppings tradicionais. O comércio habitualmente praticado no shopping rotativo está voltado a produtos de baixo valor. Também podem ser considerados como shoppings de desconto.

Shopping de atacado: estabelecimento cujas lojas operam exclusivamente com vendas no atacado. Atuam, basicamente, nos ramos de confecção, acessórios e calçados.

   

Atividade 2  

 

Outra opção é um tour virtual, os disponíveis nos sites a seguir:

  1. Praiamar Shopping Center: http://www.praiamarshopping.com.br/tour.php acessado em 27/03/2010. 
  2. Beiramar Shopping Center: http://www.shoppingbeiramar.com.br/index.asp?dep=30 acessado em 27/03/2010.  
  3. Shopping Iguatemi. Código de conduta ética.: http://iguatemi.infoinvest.com.br/static/ptb/codigo_etica.asp?menu_secao=menu_governanca_corporativa  acessado em 27/03/2010 ·          
  4. Foto em 360º do 32º andar do Eldorado Tower, localizado ao lado da Marginal, perto do Jóckey e do Shopping Eldorado, daonde se pode assistir a um belíssimo pôr do sol sobre a maior cidade da América Latina; São Paulo ! Disponível em: http://ayrton.com/360/fs/eldoradotower2f.html  acessado em 27/03/2010.         
  5. Visita Virtual pelo interior do Shopping RioDesign Barra. http://ayrton.com/360/fs/riodesign_demoz.html acessado em em 27/03/2010.

 

Atividade 3   

 

Após este levantamento de infornações, inicie uma discussão com turma sobre os dados, diagnosticando as situações comuns a várias cidades. Solicite que os alunos registrem em seu caderno as discussões.

 

PONTOS-CHAVE

 

Atividade 4   

 

Levantados os dados com a turma, procurar identificar a problema central, junto com os alunos, que nortearão as próximas aulas. Nossa sugestão é a seguinte:  

  1. Como surgiu o Shoping Center, quais eram seus objetivos iniciais e como estes se relacionam com os objetivos na atualidade, considerando o sistema capitalista e as classes sociais.  
  2. A cultura do consumo e os meios de comunicação influenciam o modo de viver dos cidadãos?
  3. Quando passamos a ser considerados mercadoria no Shoping Center?

Faça o registro das discussões.

 

TEORIZAÇÃO

 

Atividade 5   

 

Propomos o registro das atividades através da escrita colaborativa. Neste sentido vamos organizar uma a pesquisa orientada na internet, nos livros didáticos, das observações e discussões e fazer o registro em um servidor de escrita colaborativa, como por exemplo, o pbwiki, o wikispace, entre outros.    

O professor poderá criar uma página no servidor wiki, onde os estudantes poderão acompanhar o roteiro de pesquisa e postar suas contribuições.  

Se observarmos a nossa comunidade, vamos perceber como as pessoas estão mais preocupadas com o ter do que com o ser. Um exemplo clássico são as festas de final de ano. Observe em sua volta, veja como os meios de comunicação, a organização do calendário anual em feriados e recessos, os costumes de presentear os amigos e familiares no natal, nas festas de encerramento de ano, como os amigos secretos, assim como em adquirir novos móveis e equipamentos modernos para sua residência, a estar na moda com roupas e acessórios que o identificam com determinada cultura nos tornam mercadoria.   

O estudo da “Indústria Cultural”, desenvolvido originalmente na denominada Escola de Frankfurt, tem sido importante para fundamentar a crítica à sociedade de consumo, associando-a na ilusão de felicidade e identidade ao se consumir mercadorias de determinada classe social.   

Um estudo realizado por Valquíria Padilha, sobre a “Sociologia vai ao Shopping” demonstra que a “idéia de fetichismo das mercadorias vem igualmente de Karl Marx, que via as mercadorias revestidas de um caráter misterioso, por duas razões. Primeiramente porque as mercadorias escondem nelas o trabalho humano, o que significa que o sapato ou bolsa que compramos carregam todas as relações sociais que se estabelecem no trabalho. Outra razão é que as pessoas trocam mercadorias e, nessa troca, tornam-se elas mesmas mercadorias sem perceber.” (SUGIMOTO, 2008).   

Diante destas questões é importante levar o estudante a refletir sobre o ambiente do Shopping Center, tão endeusado na sociedade atual e objeto de desejo de muitos adolescentes. Não se trata de negar o acesso, mas de se ter consciência sobre como somos considerados mercadoria pela sociedade capitalista, através do Shopping Center.   

Vejamos como surgiu o Shopping Center pelo site BrasilEscola.com, onde Tiago Dantas (2008) relata brevemente a sua história.

Os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. e tem seu início com o Grande Bazaar.

Localizado no atual Irã, o Grande Bazaar é uma estrutura comercial de dez quilômetros de estrutura coberta. Outro importante centro de compras foi o Oxford Covered Market (Mercado Coberto de Oxford), aberto oficialmente na Inglaterra em 1 de novembro de 1774, e existe até os dias atuais. Em 1828, o primeiro shopping centers foram criados nos Estados Unidos da América, no estado de Rhode Island. O Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, cujo nome homenageou o então rei da Itália, foi criado na década de 1860.

Atualmente, a disputa é de quem faz o shopping maior. O South China Mall em Dongguan (a norte de Hong Kong), China, é o maior do mundo atualmente, porém deverá ser superado por outros atualmente em construção na própria China, e nos Emirados Árabes Unidos.

Nos Estados Unidos o shopping Center tinha o objetivo de criar uma nova cidade sem os problemas urbanos e acabou por propagar um modo americano de viver.

“ O shopping center é o local mágico da troca de mercadorias. Tudo se converte em mercadoria, mesmo que alguém vá lá e não compre nada. Tudo que se olha tem um preço. As pessoas que se relacionam no shopping em meio às mercadorias acabam perdendo o que têm de humano – que a gente nem sabe mais o que é” (PADILHA, 2008)

     

Podemos observar que existem muitas intenções por traz desta sociedade de consumo, organizada para uma determinada classe social.  

Com base nas observações realizadas durante as atividades 1 e 2, procure estabelecer relações com as primeiras idéias dos estudantes, a origem do shopping center e a cultura de consumo. Sugerimos os seguintes recursos para fundamentar o estudo:   

  1. Jornal da Unicamp: A sociologia vai ao shopping Center. Disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2006/ju324pag11.html acessado em 27/03/2010. (Entrevista)  
  2. Valquiria Padilha. A Sociologia vai ao shopping Center. In: Revista Ciência Hoje. Disponívelem: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2007/237/a-sociologia-vai-ao-shopping-center/    acessado em 27/03/2010. (Artigo) 
  3. Rede Indoormidia – Shopping Centers. Dados do perfil dos usuários. Disponível em http://www.indoormidia.com.br/shoppings.php  acessado em 27/03/2010. 
  4. Glauco Bienenstein. Shopping Center: O Fenômeno e sua Essência Capitalista. Disponível em: http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/66/64   acessado em 27/03/2010. 
  5. Shopping center: ilhas urbanas da pós-modernidade. p. 4-11Disponível em: http://www.unisinos.br/ihuonline/uploads/edicoes/1158345183.1pdf.pdf  acessado em 27/03/2010.

 

APROFUNDANDO NOSSOS CONHECIMENTOS

 

Atividade 6   

 

Leitura complementar:   

ANDRADE, Marli Tereza Michelsen de. O Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidade. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12016/000619727.pdf?sequence=1 acessado em 27/03/2010.      

Indicação de Livro:   

A Sociologia vai ao Shopping Center: reflexões sobre a catedral das mercadorias. Leia a resenha em http://www.boitempo.com/livro_completo.php?isbn=85-7559-077-4 acessado em 27/03/2010 ou em http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp44art09.pdf acessado em 27/03/2010.

  1. Editora: Boitempo Editorial
  2. Autor: VALQUIRIA PADILHA
  3. ISBN: 8575590774
  4. Origem: Nacional
  5. Ano: 2006
  6. Número de páginas: 224
  7. Acabamento: Brochura
  8. Formato: Médio

Vida para consumo

A transformação das pessoas em mercadorias. Leio o artigo em http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESFI/edicoes/26/artigo101763-1.asp?Email= acessado em 27/03/2010. 

  1. Título: Vida para Consumo
  2. Subtítulo: Transformação das Pessoas em Mercadoria, A
  3. Autor: Zygmunt Bauman
  4. Editora: Jorge Zahar
  5. Assunto: Ciencias Sociais
  6. ISBN: 9788537800669
  7. Idioma: Português
  8. Tipo de Capa: BROCHURA
  9. Número de Páginas: 320

 

Atividade 7   

 

Portal do MEC:

 

 

 

São Paulo: parte 1 [Momento Brasil]: Episódio do Programa Momento Brasil, da TV Escola, que fala sobre o Estado de São Paulo e das características paulistanas. Além disso, relata aspectos históricos, como sua fundação por Jesuítas e o fato de ser o principal centro financeiro e econômico do Brasil.

Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20420 acessado em 27/03/2010. 

Vamos discutir o vídeo:

  1. Quais as características dos paulistanos?
  2. O que é uma cidade múltipla e metamórfica?
  3. Quando a cidade mudou e cresceu?
  4. Qual o sinônimo do séc. XIX?
  5. Qual a posição de São Paulo em relação aos demais estados?
  6. Observando o povo de sua cidade, descreva se existe relação com a cidade de São Paulo.
  7. Quando o grupo discutiu sobre o Shopping Center foi possível perceber se todas as pessoas da cidade o freqüentam? Qual a relação dos Shopping Centers e as grandes cidades?

 

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO

 

Atividade 8:   

 

Considerando as questões levantadas na problematização, vamos em grupos, levantar que soluções podem ser tomadas para que os cidadãos sejam considerados co-participantes da sociedade e não meramente mercadorias. Que reflexões temos a respeito sobre:  

  1. A origem do Shoping Center e os seus objetivos na atualidade, considerando o sistema capitalista e as classes sociais.  
  2. A cultura do consumo e os meios de comunicação no modo de viver dos cidadãos brasileiros.
  3. O ser humano pode ser considerado mercadoria no Shoping Center?

 

APLICAÇÃO À REALIDADE

 

Atividade 9:     

 

Proponha aos alunos a formação de grupos de 4 a 5 pessoas para elaborarem propostas de superação do problema central em estudo. Publique as propostas no wiki. Passe no quadro o seguinte roteiro proposto pela Prof. Neusi Berbel:   

Aplicação à realidade

  1. O que fazer
  2. Como fazer, em que condições
  3. Com que estratégias
  4. Com que recursos
  5. Para obter que efeitos
  6. Com que finalidade e para beneficiar a quem

Condições objetivas

  1. Nível de conhecimento necessário
  2. Disponibilidades das pessoas envolvidas
  3. Autoridade: poder necessário para intervenção na temática apresentada
  4. Uso das estratégias: momento oportuno para efetivarmos nossas ações
  5. Grau de comprometimento e consciência social necessários para o sucesso do proposto.   

 

Atividade 10:     

 

Apresentar um texto coletivo no servidor de wiki, com argumentos que fundamentem as questões levantadas e proposta de ação junto à comunidade. As propostas serão posteriormente discutidas com a turma e selecionadas para publicação no site da escola.

 

AUTO-AVALIAÇÃO

 

Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Sugerimos que o professor durante o decorrer das atividades propostas oriente os estudantes a registrarem em seus cadernos as suas observações, como por exemplo, um diário, onde o poderá analisar o percurso teórico do presente estudo, comparando com suas idéias iniciais. 

 

REFERÊNCIAS

 

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Revista Semina. Londrina. V. 17. Edição especial. p. 7 a 12. nov. 1996.

DANTAS, Tiago. História do Shopping Center. In: BrasilEscola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia/historia-shopping-center.htm acessado em 27/03/2010. 

SUGIMOTO, Luiz. A sociologia vai ao shopping Center. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/maio2006/ju324pag11.html  acessado em 27/03/2010. 

VIANA, Nildo. A vida nas cidades. In: CIÊNCIA & VIDA. As cidades e as sociedades. Ano 1, n. 1, São Paulo: Editora Escala, s.d. Revista Sociologia Especial.

Recursos Complementares

Sugerimos a aula “Consumo Consciente - Precisamos realmente de tudo que queremos?” Disponível neste site no seguinte endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=180 acessado em 27/03/2010, do Prof. Nilton Goulart de Sousa 

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão sociológica. O professor acompanhará fazendo leitura das produções dos estudantes, sugerindo as intervenções necessárias, incentivando leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • ZENAIDE APARECIDA DE LIMA, JERONIMO F MARTINS C E E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    lima.z@hotmail.com

    28/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito, uma excelente aula, reflexiva, atual. E que pode ser explorada de diversas formas pelo professor.


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