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Gás natural do pré-sal: onde e como utilizar?

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das aulas os alunos deverão saber explicar o que é pré-sal. Estar aptos a reconhecerem as propriedades gerais dos hidrocarbonetos; a compreender o processo de separação de uma mistura e aplicações de certas frações obtidas na destilação de hidrocarbonetos (petróleo); relacionar o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos com as frações e a reatividade dos alcanos com sua utilização como combustível e a identificar fórmulas estruturais e moleculares dos compostos químicos.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Deverão ter conhecimentos sobre o que é combustível fóssil; conhecer os processos básicos de separação de misturas (decantação, filtração, destilação, etc.); as propriedades gerais dos gases, as reações de combustão, saber trabalhar e interpretar gráficos.

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula

Nesta aula, no Laboratório de Informática os alunos deverão problematizar e discutir a questão da exploração do pré-sal e construir um mapa conceitual. Educador(a) utilize o quadro branco (ou o quadro negro ou ainda folhas de papel sulfite) para relacionar palavras-chave que envolvam a descoberta e extração do pré-sal. As palavras-chave deverão constituir o Mapa Conceitual do Pré-Sal. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A abordagem dos mapas conceituais tem como base a teoria construtivista. É entendida como aquela em que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento e significados a partir da sua predisposição. Os mapas conceituais servem como instrumentos para facilitar o aprendizado e tornar o conteúdo sistematizado significativo para o aprendiz.

Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ 

Oriente os alunos para que anotem a estrutura no caderno pois, será necessário para realizar a catarse.    

Pergunte a eles: que alternativas temos para a produção de energia caso não haja a exploração do pré-sal? O que são hidrocarbonetos? Como é definida a palavra pré-sal?

2ª Aula

Esta segunda aula tem como objetivo municiar os alunos do aporte teórico necessário à compreensão da camada pré-sal. Espera-se que a partir das informações ampliem os conhecimentos sobre a origem do petróleo, seus derivados e usos e hidrocarbonetos. Compreender sobre essas questões possibilitará avançar nos estudos sobre o pré-sal.

Assim, organize os alunos em equipes de no máximo 5 pessoas e solicite que acessem o objeto de aprendizagem.  

Link do objeto de aprendizagem: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4944 

Petróleo em alto mar 

Após apresentação do recurso provoque um debate com os alunos sobre pontos como:

  • a produção do petróleo no Brasil e no mundo,
  • consumo de energia e
  • hidrocarbonetos.

Pode ocorrer que após manusear o recurso ainda seja necessário apresentar novos argumentos afim de que não permaneçam dúvidas e ou indagações sobre o petróleo disponível em solo brasileiro.

Ao desenvolver esta atividade os alunos deverão se apropriar de informações que dizem respeito ao preço do petróleo e como este têm influência em nossas vidas. Desta maneira, oriente aos alunos que acessem os recurso abaixo e após manuseá-lo proponha que desenvolvam um painel que reflita o resultado da análise e discussão sobre o tema petróleo e combustível.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18019/petroleo.jpg 

   

 

Esta atividade extra sala de aula consiste em trabalhar com as fórmulas estrutural e molecular de alguns elementos químicos.  Você pode ampliar a lista incluindo outros elementos. Oriente os alunos para que acessem o link "Compostos orgânicos" naveguem, pesquisem e desenvolvam a atividade abaixo completando a tabela.

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/compostos-organicos.jhtm 

 

Elemento químico

Fórmula estrutural                            

Fórmula molecular

Etano

Propano

Propeno

Propino

Eteno

Etino

3ª Aula

Para melhor entendimento os alunos deverão acessar o texto: Gás natural do pré-sal onde e como utilizar

Link: http://www.tnpetroleo.com.br/clipping/1696/gas-natural-do-pre-sal-onde-e-como-utilizar

(Fonte: Gazeta Mercantil - Data: 08/10/2008 10:36) e aprofundar os seguintes pontos:

  • Há possíbilidade de se encontrar gás na camada pré-sal?
  • Seria utilizado na própria plataforma para geração de energia e auxiliar na extração do petróleo?
  • É possilvel estimar o volume presente nos depósitos?
  • Seria possível transportá-lo para nosso continente por meio de gasodutos?
  • As tubulações comportariam a pressão do gás?

Ao término das leituras, solicite aos alunos que pesquisem e produzam textos sobre: Gás natural do pré-sal: onde e como utilizar.

Na sala de aula, solicite aos alunos que desenvolvam uma produção textual em que estejam presentes as questões relacionadas ao refino do petróleo. Será significativo para os alunos pois o tema é emergente e necessário se faz compreender como a química está presente nesse processo. Para tanto, solicite aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 3 pessoas acessem o recurso “Petróleo: do mar à refinaria” que está disponível no endereço abaixo:

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18007  

Petróleo: do mar à refinaria 

A escrita do texto deverá ser efetuada a partir do google docs. Para produzir basta seguir as informações disponíveis na imagem abaixo:

Solicite aos alunos que construam um mapa conceitual para representar as informações obtidas a partir das aulas. Desta maneira será possível saber se assimilaram os conceitos e se estão aptos para explicá-los.  

Língua Portuguesa: seria ideal envolver esta disciplina de forma a orientar os alunos a construírem textos adequados às normas para a produção textual.   

Educação ambiental e Biologia: é uma ótima oportunidade para trabalhar a questão do consumo de combustíveis, óleos lubrificantes, benzina, asfalto, fabricação de sacolas plásticas, etc bem como, a exploração da camada pré-sal poderá auxiliar na redução do consumo desses produtos e na proteção da natureza.  

O pré-sal é uma realidade. Sua exploração está em andamento e logo será usado. Solicite aos alunos que elaborem textos e tornem disponíveis em folhetos que contenham informações sobre o tema. Exploração de camada pré-sal pode colocar Brasil entre as 10 maiores reservas de petróleo do mundo

Link: http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2007/11/08/ult1913u78565.jhtm  

Observação: esta aula tem como base o roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Petróleo: do mar à refinaria Animação/simulação
Petróleo: do mar à refinaria Animação/simulação
Recursos Complementares

Site da Petrobrás que trata do tema pré-sal

Link: http://www2.petrobras.com.br/presal/perguntas-respostas/ 

No site a seguir estão disponíveis informações sobre o pré-sal.

Link: http://diariodopresal.wordpress.com/o-que-e-o-pre-sal/ 

Vídeo da TVBRASIL que apresentar informações sobre o pré-sal

Link:  http://www.youtube.com/watch?v=IMWteK9O_Jg 

Petrobrás: breve histórico da exploração de petróleo pela Petrobrás e das pesquisa para essa exploração.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=7iSHXD5-xPs   

Petrobrás Pré-Sal em http://www.youtube.com/watch?v=LIbJUCiotsA

Neste site está disponível informações sobre compostos orgânicos.

Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/compostos-organicos.jhtm  

No site a seguir há informações sobre o petróleo em alto-mar.

Link: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=1493&bd=1&pg=1&lg  

No link a seguir é possível saber sobre hidrocarbonetos

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrocarboneto 

Pode-se encontrar mais informações sobre o petróleo no link a seguir

Link: http://www.coladaweb.com/quimica/combustiveis/o-petroleo  

Texto que trata do uso de mapas conceituais em aulas de química.

Link: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347181.pdf

Avaliação

Para desenvolver o processo avaliativo, organize a turma em equipes e leve-os ao laboratório de informática,  solicite que utilizem um editor de textos e produzam um jornal contendo os conteúdos trabalhados nas aulas ou seja os seguintes tópicos:

  • pré-sal.
  • propriedades gerais dos hidrocarbonetos;
  • processo de separação de uma mistura;
  • destilação e ponto de ebulição dos hidrocarbonetos (petróleo) e
  • reatividade dos alcanos fórmulas estruturais e moleculares dos compostos químicos.

Para a avaliação o professor deverá considerar os seguintes critérios:

  • questionou o professor e contribuiu com informações junto aos parceiros da sala de aula;
  • explorou e manuseou corretamente os recursos tecnológicos;
  • socializou informações e participou ativamente nas interações a partir do desenvolvimento propostas às equipes e
  • elaborou os textos observando as regras da língua portugues
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Jean, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA , Ceará - disse:
    jean_quimica@yahoo.com.br

    13/08/2010

    Cinco estrelas

    Olá, bom eu termineir meu curso de licenciatura em quimica agora, mas estou engajado em um projeto de pesquisa de iniciação a docência, e nós do projeto estavamos procurando, maneiras de relacionar o pré-sal com os conteudos de quimica, e essa aula, diria eu muito interessante, pois aborda aspectos, sociais e nao somente o conteudo, gostei bastante, e isso vai nos ajudar a dar um rumo melhor a nossa pesquisa...Obrigadão Ate+


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