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Lei de Gay-Lussac

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao concluir esta aula o aluno deverá estar apto para explicar o ciclo do enxofre, descrever a Lei de Gay-Lussac e definir lei dos gases perfeitos.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham conhecimento sobre  as grandezas do Estado Gasoso (pressão, volume e temperatura); conversão de unidades, comportamento dos gases; as Leis que relacionam as variáveis P, V e T. Saibam  caracterizar matematicamente as Leis do Estado Gasoso e ainda determinar os valores das variáveis nas diferentes leis.

Estratégias e recursos da aula

Obs: Esta aula deverá ser utilizada para revisar e complementar o estudo das Leis dos Gases. Inicialmente a partir da problematização, serão trabalhados os conceitos da lei dos gases.

Professor questione os alunos de forma a levantar o conhecimento prévio sobre Pressão, Volume e Temperatura Será importante porque você terá informações para saber que curiosidades estão presentes sobre o conteúdo e que gostariam de saber mais. Como sugestão você pode por perguntar:

  1. que relação há entre pressão, volume e temperatura?
  2. a pressão que está no pneu de um trator é a mesma que está presente na bexiga, na garrafa de refrigerante?
  3. O volume de um rádio é o mesmo que está presente na caixa de água?
  4. a temperatura que observamos no termômetro é a mesma que sentimos na água da chaleira?.

Você pode citar outros exemplos. A medida que apontam situações estas podem ir se constituindo em palavras chaves a serem inseridas em um mapa conceitual as quais serão objeto de estudos na instrumentalização, ou seja, durante o desenvolvimento da aula. Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o endereço eletrônico abaixo:

Link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/    

O homem vem desenvolvendo ações que interfere no ciclo global do enxofre. Que ações são essas?

Nesta aula será necessário fundamentar os conteúdos por meio de pesquisas e atividades. Assim, organize a turma em equipes de no máximo 5 pessoas. Oriente para que acessem o site a seguir além daqueles que incluímos em Recursos Complementares para que pesquisem sobre a Lei de Gay Lussac.

Link: http://www.stefanelli.eng.br/webpage/p_gay_lc.html  

Roteiro  

  1. Transcreva para o caderno a definição da Lei de Gay-Lussac e dialoquem com seus parceiros sobre ela de maneira que seja interpretada e compreendida em sua plenitude;
  2. Acesse o link indicado observe o que ocorre com o termômetro da Temperatura e faça anotações;
  3. Em seguida, observe o que ocorre com o indicador que se movimenta na reta presente no gráfico, faça anotações;
  4. Observe o que ocorre com a chama e faça anotações.
  5. Responda: qual a relação Pressão, Volume e Temperatura na Lei de Gay Lussac?

2ª Aula 

Na sequência continue a fundamentar os conteúdos por meio de pesquisas e atividades. No laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem a animação Draculamania que trata do ciclo do enxofre e respondam as questões disponíveis no recurso. Desta forma, poderão refletir os questionamentos e fazer a relação entre o conteúdo teórico e vivências no cotidiano.

Draculamania 

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12401  

3ª Aula

Nesta aula os alunos farão atividades para fixar o entendimento e após realizarão a avaliação final. Indicamos a animação “Pressão de um gás” para que ao acessar desenvolvam testes afim de compreender melhor sobre o conteúdo PVT. Ao manusearem a animação terão melhor entendimento sobre a equação de Clapeyron pois poderão verificar a influência das demais variáveis do estado gasoso (número de moléculas, volume e temperatura) na pressão.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10648/zip/pressao%5B1%5D.swf 

Pressão de um gás 

A partir das pesquisas solicite às equipes que criem um blog contendo os seguintes itens:

  1. Lei dos Gases Perfeitos;
  2. Biografia de Gay Lussac;
  3. Conceito da Lei de Gay Lussac;
  4. A equação da Lei.

Ao concluir as anotações os alunos deverão disponibilizar as informações em um blog. Para que criem o blog sugerimos o link: www.blogger.com/start 

Sugerimos o uso do modelo abaixo para avaliar a apropriação de novos saberes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pressão de um gás Animação/simulação
Draculamania Animação/simulação
Recursos Complementares

Biografia de Gay Lussac:

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Joseph_Gay-Lussac 

Este site aborda a Lei de Gay Lussac

Link: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/leis-gay-lussac.htm   

O site indicado trata da Leis: Geral, Boyle, Gay-Lussac, Charles e Clayperon

Link: http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u14.jhtm  

Nos links abaixo é possível explorar o clico do enxofre.

Link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-ciclos-biogeoquimicos/ciclo-do-enxofre.php 

Link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_enxofre  

Explore nos sites abaixo informações sobre o dióxido de enxofre

Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u10950.shtml 

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%B3xido_de_enxofre    

Site que trata do estudo dos gases:

Link: http://dlresende.vilabol.uol.com.br/  

No site a seguir pesquise sobre gases.

Link: http://www.fisica.net/quimica/resumo17.htm 

Avaliação

Antes de iniciar as avaliações informe aos alunos os critérios presente na Rubrica pelos quais serão avaliados. Utilize a Rubrica para avaliar se:

  • compreenderam qual a relação PVT presente na Lei de Gay de Lussac;
  • o manuseio da animação “Pressão de um gás” possibilitou compreender melhor sobre a equação de Clapeyron;
  • sabem explicitar sobre a influência do número de moléculas, volume e temperatura na pressão;
  • souberam utilizar os recursos tecnológicos adequadamente na elaboração do blog;
  • participaram de forma cooperativa e colaborativa com seus parceiros em sala de aula;
  • souberam fazer interações com parceiros.
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