04/05/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ao término desta aula, os alunos deverão ter fixado conhecimento sobre elementos químicos; equilíbrio químico; solução, colóide, suspensão, dispersante, agente disperso e o estabilizante.
É necessário que os alunos já tenham conhecimentos sobre misturas, soluções, colóides e suspensões. Substância (simples e composta); Mistura (homogênea e heterogênea); Funções Orgânicas (ácido carboxílico, éster, álcool, fenol, mista, dentre outras); Densidade; Forças intermoleculares.
1ª Aula
Para que os alunos construam conceitos sobre cosméticos solicite previamente que tragam para a sala de aula embalagens e ou rótulos de embalagens de alguns produtos para que possam completar a Ficha de Levantamento abaixo. A partir desta investigação será possível levantar o conhecimento prévio de que são portadores.
Produtos |
Produtos para face |
Produtos para o corpo |
Produtos para cabelo |
Composição química dos produtos |
Estado físico |
Propriedades químicas e farmacológicas |
Prazo de validade |
Shampoos |
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Condicionadores |
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Creme para Pentear |
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Óleo de Cabelo |
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Sabonete Líquido |
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Esfoliante Facial |
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Regulador da Oleosidade |
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Gel Hidratante Facial |
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Creme Rejuvenescedor |
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Creme de Barbear |
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Gel Anti-Acne |
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Loção Tônica Facial |
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Hidratante Corporal |
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Óleo de Banho |
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Sais de Banho |
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Sabonete esfoliante |
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Gel redutor |
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espumas |
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Os cosméticos são produtos muito utilizados pelas pessoas e estão presente no cotidiano de alunos. Geralmente somos acostumamos a usar diferentes tipos de cremes e pós na pele. No entanto por vezes nos deparamos com indagações como:
Após desenvolverem a investigação na prática inicial incentive os alunos a expressarem algum fato envolvendo cosméticos que tenham vivenciado ou presenciado. Por exemplo:
2ª Aula
Professor(a) nesta aula, aborde sobre a história dos cosméticos, efeitos e extração de solventes.As informações estão disponíveis nos referenciais abaixo.
Vídeo: Link: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/video/a quimica do fazer/cosmeticos/perfume/video para web/video.html
Professor(a) indique os arquivos abaixo para que os alunos saibam o histórico dos cosméticos e seu desenvolvimento.
Áudio: “Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1” Você pode utilizar um dos endereços abaixo:
Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12029/parte_1.mp3?sequence=4
Vídeo - Filhos da terra parte 8 - Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16762/filhosdaterra.wmv
Os sites abaixo apresentam textos com informações sobre cosméticos (definição, história, cosmecêuticos, cosméticos na Antiguidade, Idade Média e Era Moderna, classificação dos produtos
Link: http://www.gracinha.g12.br/pdf/divulgando_ciencia/historia_dos_cosmeticos.pdf
Para complementar apresente outros textos e ou sites
3ª Aula – Estudando soluções coloidais
Na sequência retome o conteúdo de Soluções Coloidais. Apresente os textos abaixo à turma:
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_solubilidade.pdf
http://www.brasilescola.com/quimica/solucoes-coloidais.htm
Organize a turma em dois grupos e solicite que pesquisem os seguintes temas:
Grupo 1 - Tipos de solução (saturada, insaturada e supersaturada);
Grupo 2 - Colóides, suspensão e soluções. O foco deve ser a diferença entre os tamanhos das partículas e suas propriedades em relação à passagem de luz
Sugerimos ao(a) professor(a) que crie o Blog da Disciplina para que possa tornar disponível todas as produções dos alunos ao longo de todo ano letivo.
Se julgar conveniente pode recolher as atividades dos alunos e postá-las neste blog.
Link: https://www.blogger.com/start
Os alunos certamente se sentirão motivados ao utilizarem o Laboratório de Química para produzir cosméticos caseiros.Organize a turma em equipes e oriente quanto ao desenvolvimento deste experimento. Para se orientar poderão utilizar as informações disponíveis no site abaixo:
Link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cosmeticos-caseiros/
Catarse
Os alunos deverão retomar a Ficha de Levantamento utilizada no início da aula e apresentar por meio de um seminário as principais diferenças de compostos químicos presentes nos cosméticos. Após a apresentação do seminário as equipes discutirão em sala de aula os resultados encontrados e produzirão um texto sobre suas conclusões.
Para saber como fazer um bom seminário acesse o link: http://www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.ppt
Os alunos deverão criar cartazes informativos destacando a utilização correta de cosméticos bem como os cuidados necessários com a pele e tornar disponível nos murais da escola.
Os cartazes também poderão ser publicados no blog da disciplina. É também uma oportunidade para que os alunos visitem, postem comentários e o façam nas postagens de seus parceiros. É uma ótima oportunidade para dar movimento ao Blog da Disciplina.
Como se sabe toda atividade deve ser alvo de acompanhamento para que se perceba o nível de aprendizagem e construção mental perante o tema em questão. Necessário se faz com que os alunos criem o hábito de refletir sobre o que produziu. Assim, oriente a turma para que leiam com atenção a ficha de auto-avaliação e indiquem o nível em que se enquadrem optando por atribuir ou não uma nota.
Como você se situa diante das questões?
AUTO-AVALIAÇÃO |
INICIANTE 4,0 pontos |
APRENDIZ 6,0 pontos |
PROFISSIONAL 8,0 pontos |
MESTRE 10,0 pontos |
Na sala de aula |
Esteve presente |
Contribuiu nas discussões |
Participou com bons argumentos |
Participou ativamente com argumentos bem fundamentados |
Atividades em grupo |
Acompanhou as atividades |
Procurou participar |
Empenhou-se na compreensão do tema e colaborou com todos |
Participou ativamente em todos os momentos, contribuiu significativamente na pesquisa. |
Apresentação dos trabalhos |
Participou da elaboração |
Colaborou com sugestões |
Apresentou muito bem o que foi proposto |
Apresentou as pesquisas com elevado nível de conhecimento |
Texto dissertativo |
Teve dificuldades |
Elaborou o texto com alguns argumentos |
Produziu um texto fundamentado nas pesquisas |
Produziu um texto bem fundamentado com argumentos além dos pesquisados. |
Fonte: Elaborado pela Professora Rosangela Menta
Acesse o link abaixo para saber o que são cosméticos
Link: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_cosmeticos.pdf
Documento que apresenta informações sobre cosméticos como sua definição, cosmecêuticos, cosméticos na Antiguidade, Idade Média e Era Moderna, classificação dos produtos, etc.
Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc25/ccd02.pdf
Os cosméticos orgânicos brasileiros.
O segredo dos cremes Link: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/segredo-cremes-501911.shtml
O site abaixo apresenta informações sobre cosméticos.
Link: http://pt.wikilingue.com/es/Cosm%C3%A9tico
Link: http://www.esteticanaweb.com.br/profissional/artigos_detalhes.aspx?art=13&cat=10
Forças Intermoleculares: Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u22.jhtm
Será realizada no decorrer das atividades e deverá ser observado os seguintes critérios:
Cinco estrelas 1 classificações
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14/03/2012
Cinco estrelasEssa aula foi muito útil para a elaboração de um projeto de metodologia de ensino. Muito obrigada!