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Cosméticos:a química da beleza

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término desta aula, os alunos deverão ter fixado conhecimento sobre elementos químicos; equilíbrio químico;  solução, colóide, suspensão, dispersante, agente disperso e o estabilizante.

Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos já tenham conhecimentos sobre misturas, soluções, colóides e suspensões. Substância (simples e composta); Mistura (homogênea e heterogênea); Funções Orgânicas (ácido carboxílico, éster, álcool, fenol, mista, dentre outras); Densidade; Forças intermoleculares.

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula

 

Para que os alunos construam conceitos sobre cosméticos solicite previamente que tragam para a sala de aula embalagens e ou rótulos de embalagens de alguns produtos para que possam completar a Ficha de Levantamento abaixo. A partir desta investigação será possível levantar o conhecimento prévio de que são portadores.

Produtos

Produtos para face     

Produtos para o corpo

Produtos para cabelo

Composição química dos produtos

Estado físico

Propriedades químicas e farmacológicas

Prazo de validade

Shampoos

Condicionadores

Creme para Pentear

Óleo de Cabelo

Sabonete Líquido

Esfoliante Facial

Regulador da Oleosidade

Gel Hidratante Facial

Creme Rejuvenescedor

Creme de Barbear

Gel Anti-Acne

Loção Tônica Facial

Hidratante Corporal

Óleo de Banho

Sais de Banho

Sabonete esfoliante

Gel redutor

espumas

Os cosméticos são produtos muito utilizados pelas pessoas e estão presente no cotidiano de alunos. Geralmente somos acostumamos a usar diferentes tipos de cremes e pós na pele. No entanto por vezes nos deparamos com indagações como:

  1. Para que servem os cosméticos?
  2. A influência do tempo sobre os cosméticos está relacionada a processos microbianos, ação física ou química?
  3. É possível romper a estabilidade das estruturas que formam as misturas?
  4. Que substâncias químicas estão presentes nos cosméticos?
  5. São produzidos com algum tipo especial de misturas?
  6. Os cosméticos tem prazo de validade?
  7. Podem ser prejudiciais se consumidos após o prazo de validade?
  8. As misturas apresentam sinais de envelhecimento?
  9. O que são cosméticos?
  10. Qual a função deles?
  11. Por que existem tantos fabricantes e preços tão diferentes uns dos outros?
  12. Qual a composição Química dos cosméticos?   

Após desenvolverem a investigação na prática inicial incentive os alunos a expressarem algum fato envolvendo cosméticos que tenham vivenciado ou presenciado. Por exemplo:

  1. Alguém que deixou de usar protetor solar;
  2. Uso de shampoo inadequado e
  3. Sabonete que contenham produtos químicos que provocam alergia, etc.

2ª Aula

    

Professor(a) nesta aula, aborde sobre a história dos cosméticos, efeitos e extração de solventes.As informações estão disponíveis nos referenciais abaixo.

Vídeo: Link: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/video/a quimica do fazer/cosmeticos/perfume/video para web/video.html  

Professor(a) indique os arquivos abaixo para que os alunos saibam o histórico dos cosméticos e seu desenvolvimento.    

Áudio:   “Almanaque sonoro de química - Cosméticos - Parte 1” Você pode utilizar um dos endereços abaixo:

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12029/parte_1.mp3?sequence=4 

Vídeo - Filhos da terra parte 8 - Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16762/filhosdaterra.wmv     

Os  sites abaixo apresentam textos com informações sobre cosméticos (definição, história, cosmecêuticos, cosméticos na Antiguidade, Idade Média e Era Moderna, classificação dos produtos

Link: http://www.gracinha.g12.br/pdf/divulgando_ciencia/historia_dos_cosmeticos.pdf 

Para complementar apresente outros textos e ou sites

3ª Aula – Estudando soluções coloidais

  

Na sequência retome o conteúdo de Soluções Coloidais. Apresente os textos abaixo à turma:

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_solubilidade.pdf  

http://www.brasilescola.com/quimica/solucoes-coloidais.htm 

Organize a turma em dois grupos e solicite que pesquisem os seguintes temas:

Grupo 1 - Tipos de solução (saturada, insaturada e supersaturada);

Grupo 2 - Colóides, suspensão e soluções. O foco deve ser a diferença entre os tamanhos das partículas e suas propriedades em relação à passagem de luz

Sugerimos ao(a) professor(a) que crie o Blog da Disciplina para que possa tornar disponível todas as produções dos alunos ao longo de todo ano letivo.

Se julgar conveniente pode recolher as atividades dos alunos e postá-las neste blog.

Link: https://www.blogger.com/start 

 

Os alunos certamente se sentirão motivados ao utilizarem o Laboratório de Química para produzir cosméticos caseiros.Organize a turma em equipes e oriente quanto ao desenvolvimento deste experimento. Para se orientar poderão utilizar as informações disponíveis no site abaixo:

Link: http://www.abril.com.br/noticia/comportamento/aprenda-fazer-cosmeticos-casa-gastar-dinheiro-392312.shtml    

Link: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-cosmeticos-caseiros/    

Catarse 

Os alunos deverão retomar a Ficha de Levantamento utilizada no início da aula e apresentar por meio de um seminário as principais diferenças de compostos químicos presentes nos cosméticos. Após a apresentação do seminário as equipes discutirão em sala de aula os resultados encontrados e produzirão um texto sobre suas conclusões.

Para saber como fazer um bom seminário acesse o link: http://www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.ppt  

 

Os alunos deverão criar cartazes informativos destacando a utilização correta de cosméticos bem como os cuidados necessários com a pele e tornar disponível nos murais da escola.   

Os cartazes também poderão ser publicados no blog da disciplina. É também uma oportunidade para que os alunos visitem, postem comentários e o façam nas postagens de seus parceiros. É uma ótima oportunidade para dar movimento ao Blog da Disciplina.

 

Como se sabe toda atividade deve ser alvo de acompanhamento para que se perceba o nível de aprendizagem e construção mental perante o tema em questão. Necessário se faz com que os alunos criem o hábito de refletir sobre o que produziu. Assim, oriente a turma para que leiam com atenção a ficha de auto-avaliação e indiquem o nível em que se enquadrem optando por atribuir ou não uma nota.

Como você se situa diante das questões?                                     

AUTO-AVALIAÇÃO

INICIANTE

4,0 pontos

APRENDIZ

6,0 pontos

PROFISSIONAL

8,0 pontos

MESTRE

10,0 pontos

Na sala de aula

Esteve presente

Contribuiu nas discussões

Participou com bons argumentos

Participou ativamente com argumentos bem fundamentados

Atividades em grupo

Acompanhou as atividades

Procurou participar

Empenhou-se na compreensão do tema e colaborou com todos

Participou ativamente em todos os momentos, contribuiu significativamente na pesquisa.

Apresentação dos trabalhos

Participou da elaboração

Colaborou com sugestões

Apresentou muito bem o que foi proposto

Apresentou as pesquisas com elevado nível de conhecimento

Texto dissertativo

Teve dificuldades

Elaborou o texto com alguns argumentos

Produziu um texto fundamentado nas pesquisas

Produziu um texto bem fundamentado com argumentos além dos pesquisados.

Fonte: Elaborado pela Professora Rosangela Menta

Recursos Complementares

Acesse o link abaixo para saber o que são cosméticos

Link: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_cosmeticos.pdf  

Documento que apresenta informações sobre cosméticos como sua definição, cosmecêuticos, cosméticos na Antiguidade, Idade Média e Era Moderna, classificação dos produtos, etc.

Link: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc25/ccd02.pdf   

Link: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/cosmeticos-nao-duram-sempre-ensine-aos-alunos-431768.shtml 

Os cosméticos orgânicos brasileiros.  

O segredo dos cremes Link: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/segredo-cremes-501911.shtml       

O site abaixo apresenta informações sobre cosméticos.

Link: http://pt.wikilingue.com/es/Cosm%C3%A9tico  

Link: http://www.esteticanaweb.com.br/profissional/artigos_detalhes.aspx?art=13&cat=10    

Forças Intermoleculares: Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u22.jhtm  

Avaliação

Será realizada no decorrer das atividades e deverá ser observado os seguintes critérios:   

  1. Definiram adequadamento os conceitos de cosméticos;
  2. Participaram ativamente nos questionamentos e intervenções sobre a constituição química dos cosméticos;
  3. Dialogaram com seus parceiros sobre os tipos de solução (saturada, insaturada e supersaturada);
  4. Pesquisaram com eficiencia os conteúdos que tratam dos colóides, suspensão e soluções;
  5. Elaboraram cartazes sobre utilização correta de cosméticos respeitando as normas da língua portuguesa.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Juliana, Universidade de São Paulo - USP , São Paulo - disse:
    souzafrj@gmail.com

    14/03/2012

    Cinco estrelas

    Essa aula foi muito útil para a elaboração de um projeto de metodologia de ensino. Muito obrigada!


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