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Fenômenos Químicos e Físicos

 

19/03/2009

Autor e Coautor(es)
ALEXANDRE RODRIGUES SOARES
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GRAVATAI - RS COL ESTADUAL PROFESSOR NICOLAU CHIAVARO NETO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Observar transformações nas características de materiais; Identificar evidências de transformação (liberação de calor, mudança de cor, odor,...) Classificar uma transformação em fenômeno físico ou químico.
Duração das atividades
Duas aulas (100 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de fenômeno químico; conceito de fenômeno físico; conceito de sistema.
Estratégias e recursos da aula

No laboratório de ciências, os alunos recebem o seguinte roteiro. O mesmo pode ser adaptado para ser usado em outros ambientes, inclusive uma sala de aula comum.
Combine com os alunos de usarem pequenas quantidades de materiais, o suficiente para poderem enxergá-los. O uso reduzido de materiais em laboratório é um estímulo à discussão sobre produção de lixo e o que fazer com ele.
Atividade Experimental
• Objetivo: Realizar transformações em sistemas e classificá-las em fenômenos físicos ou químicos.
• Material:

-tubos de ensaio; -pó para suco artificial (Tang, Q-suco ou equivalente);
-limalha de ferro; -alvejante com cloro ativo (Q-Boa);
-vinagre; -palha de aço ("bombril" ou equivalente);
-ácido clorídrico diluido; -água oxigenada (20 ou 30 volumes);
-bicarbonato de sódio. -sulfato de cobre anidro.


• Procedimento:
Você realizará transformações em diversos sistemas. Observe com atenção e compare o estado inicial com o final.

S1: Em um tubo de ensaio limpo, dissolva um pouco de refresco artificial em pó em água.
Quais as características da água antes de ser misturada? Quais as características do pó de refresco antes de misturar com a água?
Como ficou o sistema após misturar os ingredientes?
Esse fenômeno é físico ou químico?

S2: Agora, adicione 10 gotas de alvejante ao sistema S1.
Quais as características do sistema antes de adicionar o alvejante?
Como ficou o sistema após misturar com o alvejante?
Esse fenômeno é físico ou químico?

S3: Coloque num tubo de ensaio limpo um pouco de limalha de ferro e adicione 5 gotas de ácido clorídrico.
Quais as características da limalha de ferro? Quais as características do ácido clorídrico?
Como ficou o sistema após misturar os dois materiais?
Esse fenômeno é físico ou químico?

S4: Coloque num tubo de ensaio limpo um pouco de limalha de ferro e adicione 5 gotas de água oxigenada.
Quais as características da limalha de ferro? Quais as características da água oxigenada?
Como ficou o sistema após misturar os dois materiais?
Esse fenômeno é físico ou químico?

S5: Misture os sistemas S3 e S4. Esse fenômeno é físico ou químico?
Como ficou o sistema após misturar a limalha de ferro com a água oxigenada e o ácido clorídrico?

S6: Em um tubo de ensaio limpo coloque uma pitada de bicarbonato de sódio. Adicione 5 gotas de vinagre.
Quais as características do bicarbonato de sódio? Quais as características do vinagre?
Como ficou o sistema após misturar os dois materiais?
Esse fenômeno é físico ou químico?

S7: Coloque um pedaço de palha de aço ("bombril") sobre um azulejo e aproxime um palito de fósforo aceso.
Quais as características da palha de aço?
Como ficou a palha após aproximar o palito de fósforo?
Esse fenômeno é físico ou químico?

S8: Em um tubo de ensaio limpe, cloque um pouco de água e adicione uma pequena quantidade (uma pitada) de sulfato de cobre anidro.
Quais as características da água? Quais as características do sulfato de cobre?
Como ficou o sistema após misturar os dois materiais?
Esse fenômeno é físico ou químico?

S9: Adicione uma pitada de bicarbonato de sódio ao sistema S8.
Quais as características da limalha de ferro? Quais as características da água oxigenada?
Como ficou o sistema após misturar os dois materiais?
Esse fenômeno é físico ou químico?

• Relatório:
1.Classifique cada uma das transformações realizadas em física ou química.
2.Indique em cada caso como você chegou a conclusão se o fenômeno era físico ou químico.

Recursos Complementares
É comum dispormos de sulfato de cobre adquirido em lojas especializadas, mesmo em agropecuárias. Em geral ele se apresenta em cor azul por estar hidratado. Para obter o sulfato de cobre anidro, basta aquecê-lo com uma lamparina ou outra fonte de calor até que adquira a cor branca.
Avaliação
A avaliação se dará com base em relatório (individual ou em grupo) entregue pelo aluno. Além dos acertos ao classificar cada transformação, considera-se também a qualidade de cada observação feita sobre as caracterísiticas dos materiais usados.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • eduardo, anonimo , Rio Grande do Sul - disse:
    eduardo-c-almeida@hotmail.com

    10/04/2012

    Três estrelas

    muito bom eu tenho q apresentar um trabalho sobre isto mas gostaria de saber estas respostas.


  • Bruna, heitor villa lobos , Rio Grande do Sul - disse:
    marlonybruna@hotmail.com

    30/03/2012

    Quatro estrelas

    por favor coloque as respostas para que fique claro o resultado do procedimento...


  • Neto, INTA , Ceará - disse:
    neto-mesquita@hotmail.com

    11/06/2011

    Três estrelas

    Vc devia colocar as respostas para facilitar mais o nosso estudo. Por favor coloque.


  • Matheus, Tingui , Paraná - disse:
    mantega_28@hotmail.com

    19/03/2011

    Cinco estrelas

    deveria colocar as resposta nofinalmais e muito util suas perguntas


Sem classificação.
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