Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A páscoa: um estudo de linguagem, brincadeiras e numerais

 

28/04/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”

Trabalhar a motricidade utilizando brincadeiras populares relativas ao tema

Trabalhar a seqüência lógica, contagem e numerais através de atividades matemáticas com símbolos da páscoa

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve explorar o conhecimento que as crianças têm a respeito da páscoa. Perguntar se conhecem o significado da páscoa, se conhecem alguns símbolos, brincadeiras e tradições.

A partir das respostas obtidas, deve explicar que a páscoa é comemorada há muitos anos em vários países. Alguns comemoram o sentido religioso, outros apenas o sentido comercial, presenteando e trocando ovos de chocolate com as pessoas queridas.

Explicar que conhecerão algumas brincaderias que também são comuns nessa época, como caça aos ovinhos e coelhinho sai da toca.

Momento 2

Fora da sala de aula, a professora deve marcar no chão vários círculos formando uma roda (um a menos que o número de crianças presentes). Os círculos podem ser marcados com giz ou pode-se usar bambolês. Explicar às crianças que elas serão coelhos e que os círculos serão suas tocas. Cada criança ficará dentro de uma toca e uma criança no meio da roda sem toca. A professora irá dizer: - Coelhinho sai da toca! Imediatamente cada um deve trocar de toca e o que estava no meio da roda deve encontrar uma toca para entrar. A cada hora um ficará sem toca, indo então para o meio da roda. Se a turma for grande, a professora pode separar os aluno em grupos de três, um será o coelho enquanto os outros dois formarão uma toca com seus braços em forma de arco. Depois de algumas rodadas, deve ser feito um revezamento, quem foi o coelho passa a formar a toca e quem estava formando a toca tem a chance de ser coelho.

Exemplo na figura abaixo:

                                                                  

 

Imagem disponível em: http://www.redescola.com.br/kids/images/stories/saibamais/brinquedos/saidatoca.jpg  

Momento 3

A professora deve distribuir o desenho dos seguintes ovinhos para que as crianças possam colorir.

                                      

 

 

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_N92S3zzTtRc/ScqHTNz6WiI/AAAAAAAAARI/Ntbw735EBY4/s400/ovo-de-pascoa-para-colorir.jpg e http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/ovo_pascoa.jpg      

Momento 4

Num outro momento, a professora irá esconder esses ovinhos e solicitará às crianças que encontre o seu ovinho, como se fosse uma caça ao tesouro.

Momento 5

Distribuir a seguinte atividade para cada criança:

                                                                                                                                                  

Elas devem colorir, recortar e depois tentar montar o quebra-cabeça.

Momento 5

Pedir que os alunos façam as atividades das folhas abaixo:

                       

 

As atividades acima devem ser feitas de forma dirigida, para que a professora possa acompanhar o crescimento e/ou dificuldade apresentadas pelos alunos.

Recursos Complementares

Sugestão de um Jogo da Páscoa: pode ser jogado em aula, caso as crianças tenham aula de informática ou a professora pode ampliar e imprimir a imagem  dando uma para cada criança: (o objetivo é encontrar os sete coelhos escondidos no meio da multidão) http://www.plenarinho.gov.br/diversao/novos-jogos/jogo_da_pascoa.swf/view  

 

Avaliação

Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas.

Analisar se houve competição ou cooperação entre os colegas durante a atividade do momento 4.

Avaliar a coordenação motora fina das crianças através da atividade do momento 5.

Analisar se os alunos conseguiram completar as sequências e responder as perguntas das últimas atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.