Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O coelhinho que não era da páscoa: Linguagem e reescrita de uma narrativa

 

28/04/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o gosto em ouvir histórias utilizando uma narrativa sobre a páscoa

Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo apresentando outro final para a história

Fazer com que as crianças compreendam que é preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro

Desenvolver a imaginação e a criatividade através de um desenho sobre o livro trabalhado

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1   

Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:

  • O que vocês sabem sobre a páscoa?
  • Qual é o animal que aparece nessa época?
  • O que ele traz?
  • De onde vocês acham que vêm os ovos de chocolate?
  • Onde são produzidos?

Depois de uma conversa informal apresentar e ler o livro: “O coelhinho que não era da páscoa” de Ruth Rocha.  

Disponível para ouvir em: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-coelhinho-que-nao-era-de-pascoa/?searchterm=ocoelhinhoquenaoeradapáscoa  

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SdgmN9ZITCI/AAAAAAAAHa4/8u-H9SRoOms/s400/livro+capa.jpg 

Momento 2   

Fazer uma interpretação oral da história. Perguntar:

  • Quem era Vivinho?
  • Ele era igual aos seus irmãos?
  • O que ele tinha de diferente?
  • Existe algum problema em ser diferente ou gostar de coisas diferentes?
  • Foi bom Vivinho ser diferente? Por quê?   

Momento 3   

Após a interpretação oral a professora distribuirá uma folha ofício ou o caderno aos alunos e pedirá que cada criança produza um texto e um desenho recontando a história, porém, criando um final diferente para a mesma.

Exemplo: De que outra maneira Vivinho poderia solucionar o problema dos ovos?

Ao término dessa atividade as crianças irão apresentar para os colegas o final criado para a história.   

Momento 4   

A partir da apresentação dos alunos, a professora deve ressaltar as diferentes soluções apresentadas, afirmando que assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e precisamos respeitar essa diversidade. Fazer com que as crianças reflitam que é bom cada um ter um objetivo. Dar exemplos:

  • Imaginem se todas as pessoas fossem professores? Como seria quando alguém ficasse doente? Onde estariam os médicos?
  • E se todos fossem médicos? Quando um lugar pegasse fogo, onde estariam os bombeiros?

Esclarecer que muitas vezes não existe certo ou errado, mas é importante respeitar a opinião de cada um, seja em uma brincadeira, seja em uma escolha, seja em uma decisão.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.

Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.

Analisar se o aluno soube se expressar por escrito com criatividade e imaginação.

Analisar se apresentou coerência nas idéias ao produzir a continuação da história.

Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno.

Observar se a partir desse trabalho os alunos estarão respeitando as diferenças existentes entre si.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.