28/04/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Desenvolver o gosto em ouvir histórias utilizando uma narrativa sobre a páscoa
Incentivar hábitos de escrita através da produção de um texto criativo apresentando outro final para a história
Fazer com que as crianças compreendam que é preciso respeitar as diferenças e o gosto de cada um a partir da moral apresentada no livro
Desenvolver a imaginação e a criatividade através de um desenho sobre o livro trabalhado
Estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Conversar com as crianças a respeito da páscoa. Fazer perguntas como:
Depois de uma conversa informal apresentar e ler o livro: “O coelhinho que não era da páscoa” de Ruth Rocha.
Disponível para ouvir em: http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/ouca-uma-historia/o-coelhinho-que-nao-era-de-pascoa/?searchterm=ocoelhinhoquenaoeradapáscoa
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SdgmN9ZITCI/AAAAAAAAHa4/8u-H9SRoOms/s400/livro+capa.jpg
Momento 2
Fazer uma interpretação oral da história. Perguntar:
Momento 3
Após a interpretação oral a professora distribuirá uma folha ofício ou o caderno aos alunos e pedirá que cada criança produza um texto e um desenho recontando a história, porém, criando um final diferente para a mesma.
Exemplo: De que outra maneira Vivinho poderia solucionar o problema dos ovos?
Ao término dessa atividade as crianças irão apresentar para os colegas o final criado para a história.
Momento 4
A partir da apresentação dos alunos, a professora deve ressaltar as diferentes soluções apresentadas, afirmando que assim como aconteceu no livro, as pessoas são diferentes, cada um pensa de um jeito e precisamos respeitar essa diversidade. Fazer com que as crianças reflitam que é bom cada um ter um objetivo. Dar exemplos:
Esclarecer que muitas vezes não existe certo ou errado, mas é importante respeitar a opinião de cada um, seja em uma brincadeira, seja em uma escolha, seja em uma decisão.
O livro está disponível para baixar em: http://www.4shared.com/get/39688015/185b8/O_Coelhinho_que_nao_era_da_Pas.html
Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
Analisar se o aluno soube se expressar por escrito com criatividade e imaginação.
Analisar se apresentou coerência nas idéias ao produzir a continuação da história.
Identificar o avanço em relação ao código escrito do aluno.
Observar se a partir desse trabalho os alunos estarão respeitando as diferenças existentes entre si.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/03/2014
Cinco estrelasMaravilhosa, adorei!!!
10/03/2013
Cinco estrelasExelente!!! Fico impressionada quando entro aqui e vejo tantas aulas interessantes. Obrigada
26/03/2012
Cinco estrelasMuito bom!
19/03/2012
Cinco estrelasGostei muito de sua aula! As histórias de Ruth Rocha são sempre maravilhosas e com criatividade tudo fica melhor!