Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A páscoa e a matemática

 

28/04/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação através de uma receita de ovo de páscoa

Estimular a colaboração e a amizade entre os alunos através de uma atividade de “Caça ao tesouro”

Sistematizar relação entre quantidade e numeral utilizando atividades matemáticas contendo símbolos da páscoa

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar alfabetizado.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1   

Através de uma conversa informal, a professora deve perguntar aos alunos se sabem o que é uma receita. Após ouvir as respostas, a professora deve explicar que receita é um tipo de texto, uma fórmula que ensina o preparo de um determinado alimento. Explicar que a receita é formada por 4 partes:

A primeira  é o título = nome da receita

A segunda são os ingredientes = a quantidade necessária e o tipo de alimento ou produto que vamos usar.

A terceira é o “Modo de Preparo”= este ensina como cada ingrediente vai ser usado, ou seja, o passo a passo para colocar a receita em prática.     

A quarta é o rendimento = a quantidade que a receita dará.

Momento 2   

A professora deve mostrar alguns cartazes contendo receitas simples. À medida que for apresentando a receita pedir que as crianças identifiquem o nome da receita, quais são os ingredientes, como é o modo de preparo de cada uma, fazendo uma interpretação oral de cada passo para que haja compreensão de toda a turma. Por último perguntar o que faltou na receita (o rendimento)

                                  

  

Momento 3   

Levar a receita de um ovo de páscoa e fazer a receita em sala com as crianças. A professora deve providenciar antes da aula: um microondas, uma vasilha (que possa ir ao microondas), uma faca, uma espátula de plástico, papel alumínio, papel celofane, fita e forminhas com vários ovinhos pequenos.

Ex:

                                   

Imagem disponível em: http://www.formasparachocolate.com.br/images/DSCN0235_(1).JPG  

                                                                          

OBS: É necessário que a escola possua 1 geladeira para executar essa receita   

A professora deve pedir que cada criança vá lendo a receita, a medida que forem lendo a professora irá executando a receita.

Após a confecção da receita eles mesmos concluirão qual foi o rendimento.

Momento 4   

Pedir que as crianças criem um texto narrativo transcrevendo a receita para a história, lembrando que o texto deve conter as quatro partes da receita. Esta atividade deve ser feita coletivamente com os alunos. À medida que forem falando a professora vai escrevendo no q1uadro e a turma copiando.

Ex: 

                                                           Um presente de páscoa

A mãe de Maria resolveu fazer um ovo de chocolate para sua filha na páscoa. Ela pegou quinhentos gramas de chocolate ao leite, picou em pedaços pequenos e levou ao microondas por um minuto para derreter. Quando o chocolate ficou homogêneo, ela o espalhou na fôrma, retirou o excesso e leveu à geladeira por cinco minutos. Esse processo foi repetido até terminar o chocolate. Ela deixou a fôrma na geladeira por dez minutos até se formarem bolhas e o chocolate se soltar. Quando isso aconteceu, a mãe de Maria embalou o ovo com papel alumínio e depois com papel celofane. Ela colocou uma fita grande e bem bonita, guardou o ovo em um local arejado e esperou o dia da páscoa para dá-lo de presente à filha.

Momento 5   

Distribuir uma folha (anteriormente xerocada) para cada criança  com a atividade abaixo. Pedir que colem paetês ou bolinhas de papel colorido dentro de cada bola. Ao final da atividade, devem contar quantos pulos o coelho deu e escrever o numeral no espaço indicado.   

                                                                               

Momento 6   

Falar com as crianças que assim como o coelho da atividade anterior chegou à sua cesta de ovos, agora eles terão a oportunidade de encontrar um ovinho também. Com os ovinhos feitos na atividade 3, a professora poderá promover um caça ao tesouro. Deve esconder os ovinhos na sala de aula ou em algum lugar da escola para que as crianças os achem. Deve colocar como regra que cada criança só pode ter 1 ovinho, caso ache outro deve doá-lo a um colega que ainda não tenha encontrado.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se compreenderam o que é uma receita e quais as partes presentes na mesma.

Analisar o desenvolvimento da leitura dos alunos.

Observar a capacidade de criarem um texto narrativo.

Avaliar a coordenação motora fina e se estão associando quantidade e numeral através da atividade do momento 5

Verificar se houve cooperação entre os colegas e se cada um respeitou a regra da última atividade.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.