28/04/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Trabalhar o tema “Páscoa” através de atividades lúdicas como coelhinho sai da toca e caça aos ovinhos
Explorar, de forma oral, o conhecimento que os alunos têm sobre o tema e produzir um texto coletivo, refletindo sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
Realizar uma exposição dos trabalhos sobre o tema estudado
Incentivar a imaginação e a criatividade dos alunos executando um painel decorativo e informativo sobre a páscoa
Estar no processo de alfabetização e letramento
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, deve pedir aos alunos que falem (um de cada vez) uma palavra que associem a palavra “páscoa”. Cada palavra que surgir, a professora deve anotar no quadro. Provavelmente surgirão palavras como:
A professora pode ajudar surgerindo novas palavras através de perguntas:
Em que dia da semana é comemorada a páscoa?
Algumas famílias não comem carne vermelha no dia da páscoa, comem o quê?
Momento 2
Quando todos tiverem a oportunidade de dizer alguma palavra relacionada ao tema, a professora distribuirá o caderno ou uma folha de papel ofício para cada criança. Pedirá que a turma crie uma história sobre a páscoa usando essas palavras, a medida que as crianças forem falando, a professora irá escrevendo no quadro a história, produzindo assim um texto coletivo com os alunos.
Exemplo 1:
Minha páscoa
Escrevi uma carta para o coelho da páscoa. Pedi que ele trouxesse um ovo de páscoa pra mim. Quando acordei no domingo de páscoa, segui algumas pegadas de coelho até minha cesta... que supresa!!! Lá estava meu ovo!
Exemplo 2:
A páscoa
A páscoa é comemorada em um domingo. Algumas pessoas vão a igreja e comem peixe nesse dia. Crianças escrevem cartas ao coelhinho da páscoa pedindo ovos de chocolate, montam suas cestas e esperam alegres seus ovinhos.
Momento 3
Perguntar se conhecem alguma música sobre o tema páscoa. A professora pode cantar canções conhecidas como:
“Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim?
1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim.
Coelhinho da páscoa que cor ele tem?
Azul, amarelo, vermelho também”...
Música disponível em: http://www.4shared.com/audio/2SQWzzav/Feliz_Pscoa__com_msica_.html?s=1
“De olhos vermelhos, de pêlos branquinhos, orelhas bem grandes, eu sou coelhinho!
Comi uma cenoura com casca e tudo, tão grade ela era... fiquei barrigudo!
Eu pulo pra frente, eu pulo pra traz, dou mil cambalhotas, sou forte demais.
Sou muito assustado, porém, sou guloso, por uma cenoura... eu fico manhoso.”
Música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9h8iXM5H6I0&feature=related
Momento 4
Dividir a sala em grupos de 4 ou 5 crianças e distribuir uma cartolina para cada grupo. Pedir que façam um painel decorativo com o tema páscoa. Eles enfeitarão a sala ou a escola. Podem desenhar figuras que lembram o tema, escrever frases, colorir, ilustrar alguma música e enfeitar. A professora deve disponibilizar para as crianças canetinha, giz de cera, cola, papel colorido, paetês, cola colorida, etc.
Caso a professora queira passar um vídeos com a música de páscoa, vídeo deisponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JQZItDoJTHg
Observar a participação dos alunos durante as atividades realizadas
Analisar a capacidade de produção coletiva verificando a coerência de idéias.
Analisar o trabalho em equipe bem como a criatividade das crianças ao produzirem cartazes sobre a páscoa.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/04/2014
Cinco estrelasAmei este projeto.Apos várias buscas, finalmente encontrei o que estava precisando.Coordeno um Pontinho de Leitura, atendendo 25 crianças e estou sempre precisando de dinamizar meus trabalhos.Obrigada!