Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistematizando a ortografia através da literatura

 

29/04/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a páscoa como parte da nossa cultura através de um livro de literatura que fala sobre o tema

Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil como fonte de conhecimento

Desenvolver a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história.

Sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras através de um ditado

Associar palavras e figuras através de atividades que tenham símbolos da páscoa

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1   

A professora deve apresentar o livro “Uma história de páscoa”, de Ana Maria Machado.

                                                                            

ISBN: 852810351X 

Capa disponível em: http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/172/393335_0_5.jpg     

Após explorar a capa, perguntar às crianças:

- O que vocês estão vendo?

- Quais personagens vocês acham que vão aparecer nessa história?

- O que acham que vai acontecer?

- Acham que é uma história sobre o quê?   

Depois de ouvir as respostas, a professora deve contar a história para as crianças com expressividade e boa entonação.   

Momento 2   

Ao final da leitura fazer uma interpretação oral da história. A professora deve ir mostrando as cenas e pedir que uma criança comece a recontar a história.

 A cada página a professora fará uma pausa passando a palavra à outra criança, para que esta dê seqüência a narrativa. Todos devem ter a oportunidade de falar, comentar ou tirar dúvidas.   

Momento 3   

A professora fará um ditado com palavras presentes na história. Esse ditado pode ser feito no caderno ou em uma folha ofício distribuída a cada aluno. Colocar no quadro para as crianças copiarem o título:   

LIVRO: UMA HISTÓRIA DE PÁSCOA   

DITADO: (cada gravura abaixo será uma palavra do ditado, a professora deve providenciá-las antes da aula)

  • COELHO
  • MENINO
  • CENOURA
  • JARDIM
  • PÁSCOA
  • OVO
  • CHOCOLATE
  • CESTA
  • CASA
  • BOSQUE

 

 

 

 

Momento 4   

A professora fará a correção das palavras no quadro e pedirá que cada criança analise seu ditado fazendo uma auto-correção, buscando seu erro e reescrevendo a palavra da maneira correta.

Momento 5   

Pedir aos alunos que procurem no ditado as palavras que comecem com a mesma letra. Achando tais palavras, pedir que pintem de uma determinada cor a primeira letra dessas palavras. Ex: Colorir de amarelo a letra C das palavras: coelho, cenoura, chocolate, cesta e casa.

Depois, pedir que procurem as palavras que terminem com a letra A. Colorir essa última letra de azul. (cenoura, páscoa, cesta, casa)

Pedir que procurem as palavras terminadas com a vogal O. Colorir essa última letra de vermelho. (coelho, menino, ovo)   

Momento 6   

Após o trabalho com as palavras do ditado, distribuir uma folha da atividade abaixo para cada criança. Pedir que liguem cada palavra à sua figura. O desenho pode ser colorido quando terminarem.

                                                                                    

Momento 7

Pedir que crianças criem frases com as palavras acima. A professora deve fazer uma escrita dirigida das frases sugeridas.

Ex:

  • O menino montou sua cesta de páscoa.
  • O coelho me trouxe um ovo.
  • Adoro comer chocolate.
Recursos Complementares
Avaliação

Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.

Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.

Observar se as crianças reconhecem as letras trabalhadas, C, A, O e, se relacionam início e final de uma palavra.

Verificar se relacionam palavras e figuras.

Avaliar a capacidade de estruturação lógica ao elaborar uma frase.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 1/3 - 33.33%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JESSICA RODRIGUES DA MATA, ESCOLA MUNICIPAL MOCAMBINHO , Piauí - disse:
    jessicardamata@yahoo.com.br

    12/01/2015

    Cinco estrelas

    Ótima aula


  • cleia , UFPA , Pará - disse:
    c.leia.silva2008@hotmail.com

    26/06/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito dessa aula, pois é importante que o aluno aprenda a gostar de literatura desde cedo, é esse contato com histórias, com leitura que o educando vai aprimorando o gosto e o raciocino pela leitura, e nada melhor do que utilizar as datas comemorativas para está sempre inovando em sala de aula...


  • Fernanda, PBH , Minas Gerais - disse:
    simoes29@yahoo.com.br

    11/04/2011

    Uma estrela

    Não proporciona reflexão sobre ortografia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.