29/04/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Trabalhar a páscoa como parte da nossa cultura através de um livro de literatura que fala sobre o tema
Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil como fonte de conhecimento
Desenvolver a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história.
Sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras através de um ditado
Associar palavras e figuras através de atividades que tenham símbolos da páscoa
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Momento 1
A professora deve apresentar o livro “Uma história de páscoa”, de Ana Maria Machado.
ISBN: 852810351X
Capa disponível em: http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/172/393335_0_5.jpg
Após explorar a capa, perguntar às crianças:
- O que vocês estão vendo?
- Quais personagens vocês acham que vão aparecer nessa história?
- O que acham que vai acontecer?
- Acham que é uma história sobre o quê?
Depois de ouvir as respostas, a professora deve contar a história para as crianças com expressividade e boa entonação.
Momento 2
Ao final da leitura fazer uma interpretação oral da história. A professora deve ir mostrando as cenas e pedir que uma criança comece a recontar a história.
A cada página a professora fará uma pausa passando a palavra à outra criança, para que esta dê seqüência a narrativa. Todos devem ter a oportunidade de falar, comentar ou tirar dúvidas.
Momento 3
A professora fará um ditado com palavras presentes na história. Esse ditado pode ser feito no caderno ou em uma folha ofício distribuída a cada aluno. Colocar no quadro para as crianças copiarem o título:
LIVRO: UMA HISTÓRIA DE PÁSCOA
DITADO: (cada gravura abaixo será uma palavra do ditado, a professora deve providenciá-las antes da aula)
Momento 4
A professora fará a correção das palavras no quadro e pedirá que cada criança analise seu ditado fazendo uma auto-correção, buscando seu erro e reescrevendo a palavra da maneira correta.
Momento 5
Pedir aos alunos que procurem no ditado as palavras que comecem com a mesma letra. Achando tais palavras, pedir que pintem de uma determinada cor a primeira letra dessas palavras. Ex: Colorir de amarelo a letra C das palavras: coelho, cenoura, chocolate, cesta e casa.
Depois, pedir que procurem as palavras que terminem com a letra A. Colorir essa última letra de azul. (cenoura, páscoa, cesta, casa)
Pedir que procurem as palavras terminadas com a vogal O. Colorir essa última letra de vermelho. (coelho, menino, ovo)
Momento 6
Após o trabalho com as palavras do ditado, distribuir uma folha da atividade abaixo para cada criança. Pedir que liguem cada palavra à sua figura. O desenho pode ser colorido quando terminarem.
Momento 7
Pedir que crianças criem frases com as palavras acima. A professora deve fazer uma escrita dirigida das frases sugeridas.
Ex:
Atividade sugerida: http://1.bp.blogspot.com/_2ftzYMnLvno/S6oKzpjGr_I/AAAAAAAAKLw/XtvHPIQBfg8/s1600/ca%C3%A7a-palavras1.JPG
Observar a participação dos alunos durante a atividade de compreensão oral.
Avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita: ortografia.
Observar se as crianças reconhecem as letras trabalhadas, C, A, O e, se relacionam início e final de uma palavra.
Verificar se relacionam palavras e figuras.
Avaliar a capacidade de estruturação lógica ao elaborar uma frase.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/01/2015
Cinco estrelasÓtima aula
26/06/2012
Cinco estrelasgostei muito dessa aula, pois é importante que o aluno aprenda a gostar de literatura desde cedo, é esse contato com histórias, com leitura que o educando vai aprimorando o gosto e o raciocino pela leitura, e nada melhor do que utilizar as datas comemorativas para está sempre inovando em sala de aula...
11/04/2011
Uma estrelaNão proporciona reflexão sobre ortografia