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Densidade de líquidos

 

25/03/2009

Autor e Coautor(es)
ALEXANDRE RODRIGUES SOARES
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GRAVATAI - RS COL ESTADUAL PROFESSOR NICOLAU CHIAVARO NETO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Medir volume de líquidos; medir massa de líquidos; calcular a densidade de líquidos.
Duração das atividades
Duas aulas (100 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de volume; conceito de massa; conceito de densidade.
Estratégias e recursos da aula

Em um laboratório de ciências ou outro espaço adequado, apresente o seguinte roteiro aos alunos. Recomenda-se que trabalhem em grupos de no máximo 4 alunos.

Atividade Experimental:
Objetivo: determinar a relação entre massa e volume de substâncias.
Material: balança, proveta, álcool (mínimo 92 ºGL), óleo de cozinha, água, .
Procedimento:
a) Qual a massa de 10ml de água? Descubra medindo-a numa balança. Anote a massa obtida na tabela abaixo.
b) Faça o mesmo para outros volumes de água, anotando os valores na tabela (bastam três medidas).

volume (ml) massa (g) densidade (g/ml)
10    
     
     
  média =  

c) Os resultados seriam os mesmos para outros materiais? Experimente com outros materiais disponíveis (álcool ou óleo de cozinha, por exemplo).
d) Água salgada tem a mesma densidade da água da torneira? Faça a experiência.
__________________________________
Comentário para o professor:

Mesmo com instrumentos não sofisticados, consegue-se determinar valores de densidade bem próximos do esperado. Para a água, valores próximos de 1 g/ml. Álcool hidratado (92º GL ou 96 INPM) apresenta valor em torno de 0,8 g/ml.
O óleo de cozinha pode variar bastante dependendo da matéria-prima; no entanto, espera-se um valor em torno de 0,9 g/ml.
Em certa ocasião, alunos encontraram para o álcool, uma densidade próxima a 0,9 g/ml. Após refazer a experiência, confirmei os valores. A conclusão é que o fornecedor havia adulterado o álcool com água e vendido como se fosse 92 ºGL. Foi uma rica oportunidade para discutir com os alunos o siginificado dos resultados que obtiveram e a importância de fazermos controle de qualidade. Situações semelhantes também ocorrem com o leite e gasolina.

Nessa experiência obtém-se bons resultados mesmo com balanças não aferidas, com baixa precisão. Alguns modelos de balança possuem formato adequado para conter líquidos. Outros modelos requerem um frasco para contê-los.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1829/imagens/balanca1.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1829/imagens/balanca2.jpg
fotos do autor

Durante a aula, observe valores discrepantes nas 3 medidas, orientando os alunos para possível erro de leitura ou, caso tenha ocorrido erro experimental não identificado, que o grupo calcule a média desprezando o valor discrepante.

Avaliação
Considere para a avaliação, a média obtida pelo grupo de alunos. Mesmo com instrumentos não sofisticados, consegue-se determinar valores de densidade bem próximos do esperado.
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