25/03/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Em um laboratório de ciências ou outro espaço adequado, apresente o seguinte roteiro aos alunos. Recomenda-se que trabalhem em grupos de no máximo 4 alunos.
Atividade Experimental:
Objetivo: determinar a relação entre massa e volume de substâncias.
Material: balança, proveta, álcool (mínimo 92 ºGL), óleo de cozinha, água, .
Procedimento:
a) Qual a massa de 10ml de água? Descubra medindo-a numa balança. Anote a massa obtida na tabela abaixo.
b) Faça o mesmo para outros volumes de água, anotando os valores na tabela (bastam três medidas).
volume (ml) | massa (g) | densidade (g/ml) |
10 | ||
média = |
c) Os resultados seriam os mesmos para outros materiais? Experimente com outros materiais disponíveis (álcool ou óleo de cozinha, por exemplo).
d) Água salgada tem a mesma densidade da água da torneira? Faça a experiência.
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Comentário para o professor:
Mesmo com instrumentos não sofisticados, consegue-se determinar valores de densidade bem próximos do esperado. Para a água, valores próximos de 1 g/ml. Álcool hidratado (92º GL ou 96 INPM) apresenta valor em torno de 0,8 g/ml.
O óleo de cozinha pode variar bastante dependendo da matéria-prima; no entanto, espera-se um valor em torno de 0,9 g/ml.
Em certa ocasião, alunos encontraram para o álcool, uma densidade próxima a 0,9 g/ml. Após refazer a experiência, confirmei os valores. A conclusão é que o fornecedor havia adulterado o álcool com água e vendido como se fosse 92 ºGL. Foi uma rica oportunidade para discutir com os alunos o siginificado dos resultados que obtiveram e a importância de fazermos controle de qualidade. Situações semelhantes também ocorrem com o leite e gasolina.
Nessa experiência obtém-se bons resultados mesmo com balanças não aferidas, com baixa precisão. Alguns modelos de balança possuem formato adequado para conter líquidos. Outros modelos requerem um frasco para contê-los.
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Durante a aula, observe valores discrepantes nas 3 medidas, orientando os alunos para possível erro de leitura ou, caso tenha ocorrido erro experimental não identificado, que o grupo calcule a média desprezando o valor discrepante.
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