Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando o gênero textual editorial

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Cristina Weitzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer o gênero textual “editorial” tanto nas habilidades de leitura quanto nas de produção escrita.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1

A)    Professor, nos links abaixo você encontrará dois vídeos da Globo News que tratam do  mesmo assunto do editorial que será lido após a primeira atividade. Grave os vídeos e passe para os alunos verem.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1236713-7823-PEDOFILIA+NA+IGREJA+PADRE+AMERICANO+ABUSOU+DE+CRIANCAS+SURDAS,00.html 

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1228262-7823-IGREJA+CATOLICA+NA+ALEMANHA+SOFRE+DENUNCIAS+DE+VIOLENCIA+E+ABUSO+SEXUAL,00.html 

B)    Após assistirem aos vídeos, coloque os alunos sentados em círculo e pergunte oralmente: 

  • O que os vídeos têm em comum? (Leve-os a perceber que o tema coincide). ·         
  • Vocês já tinham conhecimento deste assunto? (Se responderem positivamente, pergunte onde eles ouviram falar do assunto. Se responderem negativamente, esclareça que esse é um assunto de grande importância, tratado por diversos jornais, telejornais e revistas dos últimos tempos). ·         
  • Vocês acham que esse assunto refere-se a uma cidade apenas, a um estado, a um país ou ao mundo? ( Esclareça que esse é um assunto de relevância mundial, visto que compromete uma poderosa religião, etc.) ·         
  • O que vocês acham sobre essas notícias de abusos sexuais cometidos por religiosos? ( Deixe que os alunos exponham aS opiniões deles)

 

Etapa 2

Entregue uma cópia do texto abaixo aos alunos.

"ACUSAÇÕES AO PAPA"

Carlos José Marques, diretor editorial

Uma forte discussão toma conta do mundo depois da revelação de que padres conterrâneos do papa, e sob seu comando, quando ele ainda era car­deal, praticaram atos de pedofilia. A questão é se o papa, ao saber do ocorrido e ao não tomar providências, foi ou não conivente com o crime. Independentemente da resposta, de uma maneira ou de outra, não caberá qualquer tipo de pena ao sumo pontífice. Pela natureza de sua condição, efetivamente um homem acima do bem e do mal, a ele não são aplicados os trâmites habituais de um processo de investigação e posterior julgamento. O papa é inalcançável pela Justiça terrena. Inimputável por qualquer acusação que lhe seja feita, de qualquer natureza ou gravidade. Afinal, como representante direto de Deus, herdeiro de Pedro, líder máximo dos católicos e do Vaticano, canonicamente carrega virtudes suficientes para cobrir suas eventuais falhas.

A discussão do problema para então por aí? Naturalmente que não. Sobre os templos sagrados da Igreja – não apenas a católica, é bom lembrar – ainda paira a suspeita de abusos sexuais inaceitáveis, praticados por alguns daqueles que dizem trazer a palavra do Senhor. A aberração é guardada sob o manto do sigilo há séculos, mas o avassalador aumento das práticas de pedofilia levou ao vazamento do problema para fora das grossas paredes dos templos e diz muito do atual estágio de caduquice das regras de conduta impostas aos que abraçam o sacerdócio. A doutrina celibatária que proíbe o casamento de padres, e mesmo de freiras, deveria ser revista à luz dos acontecimentos como maneira de, se não eliminar, ao menos abrandar a escalada do mal. Como demonstração de contemporaneidade, em sintonia com os anseios da sociedade mundial, o papa deveria convocar um novo concílio para debater o tema e, quem sabe, conduzir a reformulação da doutrina que cerceia ao seu corpo eclesiástico aquele que é talvez o mais elementar dos impulsos humanos: o do desejo. Quem sabe assim, com a quebra desse dogma, o distúrbio de práticas sexuais covardes seja enfim banido do ambiente religioso.

http://www.istoe.com.br/assuntos/editorial/detalhe/62198_ACUSACOES+AO+PAPA) 

 

D) Solicite que alguns alunos leiam partes do texto em voz alta.

E) Após a leitura, esclareça que este é um texto que foi publicado na revista Isto É, edição nº:  2108,  de 01 de abril de 2010

F) Solicite que os alunos façam um paralelo, oralmente, entre os vídeos assistidos e o texto lido.

G) Entregue aos alunos uma cópia  das atividades propostas abaixo.

Exercícios:

1.Comparando os vídeos assistidos e o texto lido, podemos afirmar que:

a) os vídeos e o texto têm o objetivo de criticar os crimes de pedofilia cometidos por membros da igreja católica.

b) os vídeos e o texto defendem a posição do Papa Bento XVI.

c) os vídeos apenas noticiam os acontecimentos enquanto o texto expõe uma opinião sobre o tema.

d) o texto apenas noticia os acontecimentos enquanto os vídeos expõem uma opinião sobre o tema.

 

2. O texto está dividido em dois parágrafos apenas.

a) Esclareça qual é a questão central explorada no primeiro parágrafo.

b) No segundo parágrafo, Carlos José Marques apresenta uma alternativa que, na opinião do autor , poderia amenizar o problema da prática de pedofilia entre os religiosos católicos. Localize a opinião e reescreva-a com suas palavras.

 

3. Considerando o objetivo principal do texto, podemos afirmar que ele é:

a) narrativo, visto que narra os acontecimentos que envolvem o Papa.

b) descritivo, uma vez que descreve problemas envolvendo a igreja católica.

c) argumentativo, uma vez que o autor expõe uma opinião que envolve o assunto

H) Professor, a sugestão é que você faça as atividades em conjunto com os alunos, deixando-os exporem suas respostas e esclarecendo e conduzindo à resposta adequada.

Na questão 2. a), esclareça que o primeiro parágrafo é dedicado a uma contextualização do assunto, e por isso tem as informações básicas e é predominantemente informativo.

Na questão 2.b), esclareça que, ao invés de apenas expor uma opinião contrária ou a favor do atos de pedofilia praticados, o autor opinou quanto a uma alternativa que pudesse fazer tais escândalos cessarem.   

I) Após o término das atividades, explique que o texto lido trata-se de um editorial e que o Editorial é onde jornais e revistas expõem sua opinião, seus pontos de vista, seu pensamento básico sobre assuntos principais da cidade, do Estado, do país, do mundo.   Cabe aqui levar para a sala pelo menos um jornal e uma revista para que os alunos possam ver a apresentação física do editorial.

Etapa 3   

A) Entregue a eles uma cópia do texto abaixo e peça que leiam silenciosamente.   

O Texto que você vai ler é um editorial e foi publicado no jornal “O Tempo”, de 07/04/2010.

O dever de casa

O Rio foi duramente castigado, a partir de anteontem à tarde, por um temporal que já dura mais de 24 horas. Em consequência, a cidade entrou em colapso. A água alagou todos os corredores de tráfego mais importantes, interrompendo o trânsito. Faltou energia elétrica em vários bairros. Pararam o serviço de trens, o metrô e os aeroportos.

Muitas pessoas só conseguiram chegar em casa no dia seguinte, isto é, ontem. Por isso, o prefeito determinou que as escolas não funcionassem e que as pessoas não saíssem de casa, aguardando o restabelecimento dos serviços urbanos. A ponte Rio-Niterói foi fechada no sentido Niterói-Rio porque o Rio não tinha condições de absorver o trânsito.

Mas o pior aconteceu nos morros, onde habita a parte da população mais carente. Até ontem à tarde, contavam-se 95 mortos, além de feridos, vítimas de deslizamentos de encostas que soterraram seus barracos nas favelas. Todos os mortos habitavam áreas de risco, que foram ocupadas irregularmente.

As chuvas deste início de ano estão sendo a desgraça de muitos governantes. Primeiro, foi a tragédia de Angra dos Reis. Depois, as inundações em São Paulo, que colocaram na defensiva o prefeito e o governador. Agora, essa catástrofe no Rio, expondo o descaso de seguidas administrações que não resolveram alguns problemas crônicos da cidade.

A natureza, o clima e o aquecimento global têm parte nesses desastres, mas a responsabilidade maior é dos homens e, entre esses, dos administradores públicos. As chuvas apenas expõem a precariedade da infraestrutura de nossas cidades, que nunca estão preparadas para enfrentar as intempéries, já que as obras são ditadas por interesses eleitoreiros.

Alguns moradores do Rio comentavam, ontem, que até hoje nenhum prefeito da cidade foi capaz de acabar com os alagamentos da praça da Bandeira, na Zona Norte. Não tem desculpa: se não o fizeram foi porque não quiseram.

(Disponível em: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1623&IdCanal=2&IdSubCanal=5

B) Após dar tempo para a leitura silenciosa, leia você, professor, em voz alta o texto para seus alunos.

C) Após a leitura, ressalte que esse, assim como o texto “Acusações ao Papa”, é um editorial.

D) Entregue aos alunos uma cópia  das atividades abaixo e peça que resolvam as mesmas individualmente.

Exercícios:

1.Nos jornais diários, geralmente o editorial está relacionado a um assunto do momento.

a) Que fato motivou esse editorial

b) Numere os parágrafos do texto e diga qual(is) deles é (são) dedicado(s) à contextualização do assunto. 

 

2. Faça uma relação do título com o conteúdo do texto.

 

3. No penúltimo parágrafo do texto, o autor expõe uma opinião.

a) Sobre o que ele opina?

b) Qual a opinião apresentada?

 

4. No seu entendimento, o título do texto é adequado a ele? Justifique sua resposta.

5. Quais outros títulos você daria ao texto?

6. Indique se os trechos a seguir expressam fatos ou opiniões:

a) As chuvas deste início de ano estão sendo a desgraça de muitos governantes.

b) Muitas pessoas só conseguiram chegar em casa no dia seguinte, isto é, ontem.

c) Todos os mortos habitavam áreas de risco, que foram ocupadas irregularmente.

d) O Rio foi duramente castigado, a partir de anteontem à tarde, por um temporal que já dura mais de 24 horas.

e) As chuvas apenas expõem a precariedade da infraestrutura de nossas cidades, que nunca estão preparadas para enfrentar as intempéries, já que as obras são ditadas por interesses eleitoreiros.

f) A natureza, o clima e o aquecimento global têm parte nesses desastres, mas a responsabilidade maior é dos homens e, entre esses, dos administradores públicos.

 

7. Leia novamente: “A natureza, o clima e o aquecimento global têm parte nesses desastres, mas a responsabilidade maior é dos homens e, entre esses, dos administradores públicos.”

a) Explique o uso do verbo ter no plural têm.   

b)  Qual a relação estabelecida pelo conector mas? Explique qual é a contribuição desse conector para a construção do argumento.

8. Você concorda com a opinião exposta no editorial? Justifique sua resposta.

 

E) Corrija os exercícios oralmente com os alunos, solicitando que eles digam suas respostas e construindo no quadro uma resposta adequada. Quanto à ultima questão, peça que alguns alunos leiam suas respostas e esclareça que como trata-se de opinião, não há respostas correta ou incorreta, desde que esteja fundamentada. 

F) Passe no quadro o conceito abaixo:

Editorial é um texto de caráter opinativo que geralmente reflete o posicionamento da empresa jornalística sobre um ou mais assuntos relevantes abordados naquela edição, número ou publicação. O editorial normalmente aparece em uma das páginas iniciais da publicação. O autor de um editorial chama-se editorialista.

FONTE: Antonio Barreto ... [ET AL.] Para Ler o Mundo: Língua Portuguesa: 8ª série: ensino fundamental – São Paulo: Scipione, 2007 – ( Coleção Para Ler o Mundo).

Etapa 4

A) Divida os alunos em grupos de quatro e peça que selecionem algum tema que foi noticiado em  jornais e revistas a que tiverem acesso para que redijam um editorial sobre o tema.

B) Passe para os alunos as seguintes orientações:

Orientações para elaboração do editorial 

  • Selecionem um tema cuja opinião seja igual entre vocês.
  • Anotem os argumentos dos colegas e a conclusão a que vocês chegaram ao final da discussão.
  • Decidam quais argumentos vão usar.
  • Selecionem o editor, que deverá organizar as idéias do grupo e redigir um primeiro rascunho.
  • Releiam o texto para avaliar se ele expressa a opinião de todos.
  • Dêem um título ao editorial.

C)    Peça que façam esse trabalho e entreguem em data definida por você.    

D)    Corrija as produções e entregue aos grupos para que possam fazer as alterações apontadas por você, fazendo a reescrita quando necessário for.    

E)    Professor, seria bastante motivante a circulação dos textos produzidos na escola: MURAL, JORNALZINHO, FEIRA DE LIVRO, SEMANA DA ESCOLA, ETC.  

Recursos Complementares

 

Avaliação

Solicite aos alunos que façam um trabalho para ser entregue e avaliado.

Peça que  pesquisem textos de editoriais em revistas e jornais diversos. Solicite que selecionem um texto de editorial que julgarem interessante e destaquem  partes que correspondam aos fatos comentados e partes que correspondam a opinião dos autores.

Peça ainda que escrevam um texto dizendo por que escolheram tal editorial, se concordam com a opinião exposta nele e qual o motivo de concordarem ou discordarem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daline Motta Soares, ESCOLA MENINO JESUS , Rio de Janeiro - disse:
    dalinems@hotmail.com

    22/08/2011

    Cinco estrelas

    Excelente e realmente trouxe resultados...


  • Laile Ribeiro de Abreu, E. E. Renato Filgueiras , Minas Gerais - disse:
    laileabreu@netsite.com.br

    03/01/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito bons os textos e atividades. Apenas acho que os autores deveriam dar sugestões de respostas.


  • Rayane, Anglo Vestibulares , São Paulo - disse:
    nany_ramos20@hotmail.com

    21/11/2010

    Quatro estrelas

    Obrigada... Me ajudou muito!


  • Douglas , dddd , Amazonas - disse:
    wiil.dgl@hotmail.com

    17/11/2010

    Quatro estrelas

    Acheii Muiito Legall !!! ... >>>> Otiimo <<<<


  • Joilza, UERN , Rio Grande do Norte - disse:
    joilzacortez@hotmail.com

    11/10/2010

    Cinco estrelas

    Material excelente, primeiro porque mostra um assunto que deve ser debatido e combatido no meio de nossa sociedade e essa´deve ser a primeira função de um professor - levar seus alunos a refletirem sobre assuntos da sociedade. Segundo poruqe desenvolve as habilidades comunicativas de forma didádática e planejada. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.