02/04/2009
Sistemas de Tratamento do Lixo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Em aula anterior, o professor deverá assistir ao vídeo: Lixo e Cidadania: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9732/bibvirt_video_lixoecidadania_multi.wvx. O professor deverá providenciar algumas cartolinas, revistas para recorte e pedir para que os alunos tragam material para a produção de cartazes.
Na sala de aula o professor deverá iniciar a aula com uma conversa informal sobre a grande quantidade de lixo produzida nas grandes cidades. As seguintes questões devem ser lançadas para os alunos:
1 – Para onde vai o lixo?
2 – O que podemos fazer para diminuir a quantidade de lixo?
Após a conversa o professor deverá informar aos alunos que o lixo é um problema muito comum nas grandes cidades, e por isso foram desenvolvidas algumas formas de tratamento e reaproveitamento do lixo. Peça para que os alunos recortem figuras de embalagens que podem ser recicladas ou reaproveitadas. Para isso o professor deverá orientar os alunos durante a escolha das figuras. Divida a turma em dois grandes grupos. Um grupo deverá fazer um cartaz sobre o lixo que não pode ser reaproveitado e o outro sobre o lixo que pode ser reaproveitado.
Informe aos alunos que as indústrias passaram a inserir em seus produtos símbolos padronizados que indicam quando a embalagem é reciclável:
Após isso, peça para que os alunos procurem localizar esse símbolo nas figuras recortadas.
Em seguida, leve os alunos para o laboratório de informática.
No laboratório de informática, divida os alunos em função do número de computadores disponíveis. Em seguida, peça para que os alunos assistam ao vídeo:
Lixo e Cidadania: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9732/bibvirt_video_lixoecidadania_multi.wvx
Esse vídeo mostra como iniciativas governamentais mudaram a forma de coletar e tratar o lixo produzido, além disso, o vídeo possui alguns depoimentos de pessoas que vivem do lixo.
Peça para que os alunos pesquisem na internet sobre alguns sistemas de tratamento do lixo. Para essa pesquisa os alunos poderão utilizar os principais sites de busca na internet. É provável que os alunos achem informações sobre os sistemas de tratamento do lixo mais utilizado no nosso país:
Aterro Sanitário: É projetado por engenheiros para reduzir bastante o impacto do lixo sobre o meio ambiente. O lixo é reduzido ao menor volume possível e coberto periodicamente com uma camada de terra. O local é isolado e impermeabilizado, para evitar a contaminação das águas superficiais e subterrâneas por metais pesados e pelo chorume, um líquido escuro e malcheiroso, resultante do processo de decomposição anaeróbica (sem a presença de oxigênio) de material orgânico. |
Incineração: O lixo é queimado em altas temperaturas (acima de 900 ºC), o que reduz o seu volume. Em algumas usinas essa queima, é conduzida de modo a transformar o calor liberado em energia elétrica. Nesse processo há necessidade do tratamento final dos gases altamente poluentes emitidos pelo incinerado, por meio de filtros. |
Compostagem: É um dos métodos mais antigos e consiste na decomposição natural de resíduos de origem orgânica em reservatórios instalados nas chamadas usinas de compostagem. Nesse processo o material orgânico (restos de alimentos, folhas, cascas de legumes, etc.) é transformado por microorganismos em húmus (composto orgânico), que pode ser usado como adubo. |
Levando em consideração esses três sistemas de tratamento, pergunte aos alunos qual eles acham mais importante para ser utilizado na sua cidade? Procure ouvir as respostas dos alunos sempre questionando a sua escolha. Informe aos alunos que cada sistema de tratamento tem a sua vantagem e a sua desvantagem, como por exemplo, no aterro sanitário não há separação do lixo para a reciclagem como ocorre na incineração e na compostagem.
Em seguida, com os alunos ainda em seus lugares, divida a turma em seis grupos de forma que um grupo pesquise as vantagens do aterro sanitário, outro as desvantagens do aterro sanitário, outro as vantagens da incineração, outro as desvantagens da incineração, outro as vantagens da Compostagem e outro a desvantagens da compostagem. Após a pesquisa, cada grupo deverá fazer um cartaz sobre o tema proposto e apresentar para o restante da turma, essa apresentação poderá ser feita no próprio laboratório.
O professor poderá utilizar a figura abaixo para completar as informações pesquisadas pelos alunos:
Após a exposição dos alunos, pergunte novamente qual dos sistemas de tratamento é o mais indicado para a sua cidade? Peça para que os alunos respondam com base nas vantagens e desvantagens de cada sistema apresentadas para cada sistema de tratamento.
Para finalizar a aula, peça para que os alunos respondam as questões propostas abaixo:
1 – Quais são os benefícios da reciclagem de materiais do lixo?
2 – Baseando-se nos gráficos apresentados abaixo (IBGE, 2000) escreva sobre qual é a problemática do destino do lixo brasileiro e aponte medidas para diminuir esse problema.
3 – Quais são os problemas que a população de sua cidade enfrenta em relação ao lixo? Debata essa questão com seus colegas de classe.
Como atividade complementar os alunos poderão navegar no site do projeto Sistema de Informações Aplicado ao Sistema de Gestão Ambiental (SISGA) http://campeche.inf.furb.br/sisga/
Esse site contém vários jogos e simulações sobre educação ambiental.
Além desse site, para continuar o debate sobre o problema do lixo o professor poderá reproduzir o documentário: Ilha das Flores presente no site http://www.portacurtas.com.br/busca.asp#. O professor deverá se cadastrar no site, o cadastro é rápido e fácil, e em seguida deverá buscar o documentário pelo nome.
Link direto: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=647&Exib=1
Nome | Tipo |
---|---|
Lixo e cidadania | Vídeo |
Quatro estrelas 17 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/08/2013
Cinco estrelasme ajudou muito a preparar uma aula criativa e interessante para meus alunos
26/08/2013
Cinco estrelasme ajudou muito a preparar uma aula criativa e interessante para meus alunos
14/03/2012
Cinco estrelasOlá colega, sou professora de ciências biológicas, gostei muito da sua aula vou aplicar sua proposta nas quando abordar esse tema...
04/11/2011
Cinco estrelasmuito bom
20/06/2011
Cinco estrelasameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!parabens querido professor adorei sua aula.vc tem expeiencia nisso.adorei o site vou sempre entrar e vou contar para minhas amigas(os).adorei!!!
23/09/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, vou sugerir aos meus colegas de profissão. Parabéns
02/04/2010
Cinco estrelasADOREI! COMPLETA. AQUI VOCÊ SE PREOCUPOU EM ABRANGER TUDO, NÃO DEIXANDO SE PERDER E SEMPRE FOCADO NO SEU OBJETIVO, PARABÉNS!
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE QUE BOM ATE QUE FIM ACHEIO UM BOM VLW PROFESSO ESSE AI É BOM EM
24/03/2010
Cinco estrelasSimplismente excelênte a sua aula, e trabalho com adolescentes e na procura no google me deparei com essa preciosidade que é a sua aula e melhor de maneira clara e direta.
24/03/2010
Quatro estrelasOlá, Karlos, minha nota pra vc é **** Nesta aula o aluno se depara com uma situação que está ocorrendo com todos. Ou, seja, o que é feito do lixo que cada um de nós produz. È um momento de reflexão sobre as nossas ações, e, que interferem diretamente no meio em que vivemos.
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE QUE BOM ATE QUE FIM ACHEIO UM BOM VLW PROFESSO ESSE AI É BOM EM
24/03/2010
Cinco estrelascara , adorei esse site, eu nao sabia uma questao da minha apostila e procurei aqui e achei
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula! Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasÓTIMO!
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE QUE BOM ATE QUE FIM ACHEIO UM BOM VLW PROFESSO ESSE AI É BOM EM
24/03/2010
Quatro estrelasOla! Nossa professor Wesley adorei sua aula, dou aula de ciencias para o ensino fundamental e achei sua aula magnifica, voce aproveitou bem suas aula para encentivo dos alunos na decomposiçãoa e reciclagem do lixo, e uma vez que estava trabalhando com o tema lixo , este trabalho so vai enriquecer muito mais.
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTEEEEEEEEE