Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistemas de Tratamento do Lixo

 

02/04/2009

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Sistemas de Tratamento do Lixo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar os principais sistemas de tratamento do lixo no Brasil;
• Identificar as vantagens e desvantagens dos principais sistemas de tratamento do lixo no Brasil;
Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Poluição do solo.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

Em aula anterior, o professor deverá assistir ao vídeo: Lixo e Cidadania: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9732/bibvirt_video_lixoecidadania_multi.wvx. O professor deverá providenciar algumas cartolinas, revistas para recorte e pedir para que os alunos tragam material para a produção de cartazes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Na sala de aula o professor deverá iniciar a aula com uma conversa informal sobre a grande quantidade de lixo produzida nas grandes cidades. As seguintes questões devem ser lançadas para os alunos:
1 – Para onde vai o lixo?
2 – O que podemos fazer para diminuir a quantidade de lixo?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Após a conversa o professor deverá informar aos alunos que o lixo é um problema muito comum nas grandes cidades, e por isso foram desenvolvidas algumas formas de tratamento e reaproveitamento do lixo. Peça para que os alunos recortem figuras de embalagens que podem ser recicladas ou reaproveitadas. Para isso o professor deverá orientar os alunos durante a escolha das figuras. Divida a turma em dois grandes grupos. Um grupo deverá fazer um cartaz sobre o lixo que não pode ser reaproveitado e o outro sobre o lixo que pode ser reaproveitado.
Informe aos alunos que as indústrias passaram a inserir em seus produtos símbolos padronizados que indicam quando a embalagem é reciclável:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Aula_01_Marc09_01.jpg
 

Após isso, peça para que os alunos procurem localizar esse símbolo nas figuras recortadas.
Em seguida, leve os alunos para o laboratório de informática.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

No laboratório de informática, divida os alunos em função do número de computadores disponíveis. Em seguida, peça para que os alunos assistam ao vídeo:

Lixo e Cidadania: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9732/bibvirt_video_lixoecidadania_multi.wvx

Lixo e cidadania

Esse vídeo mostra como iniciativas governamentais mudaram a forma de coletar e tratar o lixo produzido, além disso, o vídeo possui alguns depoimentos de pessoas que vivem do lixo.

Peça para que os alunos pesquisem na internet sobre alguns sistemas de tratamento do lixo. Para essa pesquisa os alunos poderão utilizar os principais sites de busca na internet. É provável que os alunos achem informações sobre os sistemas de tratamento do lixo mais utilizado no nosso país:
  

Aterro Sanitário: É projetado por engenheiros para reduzir bastante o impacto do lixo sobre o meio ambiente. O lixo é reduzido ao menor volume possível e coberto periodicamente com uma camada de terra. O local é isolado e impermeabilizado, para evitar a contaminação das águas superficiais e subterrâneas por metais pesados e pelo chorume, um líquido escuro e malcheiroso, resultante do processo de decomposição anaeróbica (sem a presença de oxigênio) de material orgânico.
Incineração: O lixo é queimado em altas temperaturas (acima de 900 ºC), o que reduz o seu volume. Em algumas usinas essa queima, é conduzida de modo a transformar o calor liberado em energia elétrica. Nesse processo há necessidade do tratamento final dos gases altamente poluentes emitidos pelo incinerado, por meio de filtros.
Compostagem: É um dos métodos mais antigos e consiste na decomposição natural de resíduos de origem orgânica em reservatórios instalados nas chamadas usinas de compostagem. Nesse processo o material orgânico (restos de alimentos, folhas, cascas de legumes, etc.) é transformado por microorganismos em húmus (composto orgânico), que pode ser usado como adubo.

 

Levando em consideração esses três sistemas de tratamento, pergunte aos alunos qual eles acham mais importante para ser utilizado na sua cidade? Procure ouvir as respostas dos alunos sempre questionando a sua escolha. Informe aos alunos que cada sistema de tratamento tem a sua vantagem e a sua desvantagem, como por exemplo, no aterro sanitário não há separação do lixo para a reciclagem como ocorre na incineração e na compostagem.
Em seguida, com os alunos ainda em seus lugares, divida a turma em seis grupos de forma que um grupo pesquise as vantagens do aterro sanitário, outro as desvantagens do aterro sanitário, outro as vantagens da incineração, outro as desvantagens da incineração, outro as vantagens da Compostagem e outro a desvantagens da compostagem. Após a pesquisa, cada grupo deverá fazer um cartaz sobre o tema proposto e apresentar para o restante da turma, essa apresentação poderá ser feita no próprio laboratório.
O professor poderá utilizar a figura abaixo para completar as informações pesquisadas pelos alunos:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Aula_01_Marc09_02.jpg

Após a exposição dos alunos, pergunte novamente qual dos sistemas de tratamento é o mais indicado para a sua cidade? Peça para que os alunos respondam com base nas vantagens e desvantagens de cada sistema apresentadas para cada sistema de tratamento.

Para finalizar a aula, peça para que os alunos respondam as questões propostas abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

1 – Quais são os benefícios da reciclagem de materiais do lixo?
2 – Baseando-se nos gráficos apresentados abaixo (IBGE, 2000) escreva sobre qual é a problemática do destino do lixo brasileiro e aponte medidas para diminuir esse problema.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Aula_01_Marc09_03.jpg

3 – Quais são os problemas que a população de sua cidade enfrenta em relação ao lixo? Debata essa questão com seus colegas de classe.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Atividade_Complementar.jpg

Como atividade complementar os alunos poderão navegar no site do projeto Sistema de Informações Aplicado ao Sistema de Gestão Ambiental (SISGA) http://campeche.inf.furb.br/sisga/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1831/imagens/Aula_01_Marc09_04.jpg

Esse site contém vários jogos e simulações sobre educação ambiental.

Além desse site, para continuar o debate sobre o problema do lixo o professor poderá reproduzir o documentário: Ilha das Flores presente no site http://www.portacurtas.com.br/busca.asp#. O professor deverá se cadastrar no site, o cadastro é rápido e fácil, e em seguida deverá buscar o documentário pelo nome.


Link direto: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=647&Exib=1
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lixo e cidadania Vídeo
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através da avaliação dos cartazes produzidos pelos grupos e também através das respostas às questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 13/17 - 76.47%
  • Quatro estrelas 4/17 - 23.53%
  • Três estrelas 0/17 - 0%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • layane araújo, Raimundo honório , Pernambuco - disse:
    layanearaujo32@gmail.com

    26/08/2013

    Cinco estrelas

    me ajudou muito a preparar uma aula criativa e interessante para meus alunos


  • layane araújo, Raimundo honório , Pernambuco - disse:
    layanearaujo32@gmail.com

    26/08/2013

    Cinco estrelas

    me ajudou muito a preparar uma aula criativa e interessante para meus alunos


  • Roberta Maria da Silva, Escola Municipal , Pernambuco - disse:
    robertamsilva21@hotmail.com

    14/03/2012

    Cinco estrelas

    Olá colega, sou professora de ciências biológicas, gostei muito da sua aula vou aplicar sua proposta nas quando abordar esse tema...


  • muller palma, uenp , Paraná - disse:
    mullerpalma23@gmail.com

    04/11/2011

    Cinco estrelas

    muito bom


  • marcia nunes, Porto Rico - disse:
    marcialunes_20@hotmail.com

    20/06/2011

    Cinco estrelas

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!parabens querido professor adorei sua aula.vc tem expeiencia nisso.adorei o site vou sempre entrar e vou contar para minhas amigas(os).adorei!!!


  • RAIMUNDO EDILBERTO MOREIRA LOPES, CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CELESTINO DE SOUSA , Ceará - disse:
    beto.ce@hotmail.com

    23/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, vou sugerir aos meus colegas de profissão. Parabéns


  • Ana Lúcia Leite de Mattos, ESCOLA MUNICIPAL RIO GRANDE DO SUL , Rio de Janeiro - disse:
    analualc@bol.com.br

    02/04/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI! COMPLETA. AQUI VOCÊ SE PREOCUPOU EM ABRANGER TUDO, NÃO DEIXANDO SE PERDER E SEMPRE FOCADO NO SEU OBJETIVO, PARABÉNS!


  • rooney, ROONEY , Mato Grosso do Sul - disse:
    nounosbruno@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE QUE BOM ATE QUE FIM ACHEIO UM BOM VLW PROFESSO ESSE AI É BOM EM


  • MONIQUE, Centro de cultura e arte Pelourinho , Bahia - disse:
    MONIQUESALVADOR@YAHOO.COM.BR

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Simplismente excelênte a sua aula, e trabalho com adolescentes e na procura no google me deparei com essa preciosidade que é a sua aula e melhor de maneira clara e direta.


  • Denise, particular , Santa Catarina - disse:
    denifurlani@terra.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá, Karlos, minha nota pra vc é **** Nesta aula o aluno se depara com uma situação que está ocorrendo com todos. Ou, seja, o que é feito do lixo que cada um de nós produz. È um momento de reflexão sobre as nossas ações, e, que interferem diretamente no meio em que vivemos.


  • rooney, ROONEY , Mato Grosso do Sul - disse:
    nounosbruno@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE QUE BOM ATE QUE FIM ACHEIO UM BOM VLW PROFESSO ESSE AI É BOM EM


  • leonardo , saasassssssssdasd , São Paulo - disse:
    leonardomartini2005@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    cara , adorei esse site, eu nao sabia uma questao da minha apostila e procurei aqui e achei


  • Fabiana França Ferreira da Silva, C.E.Chequer Jorge , Rio de Janeiro - disse:
    fabiana.franca2004@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Parabéns!


  • tainara, Portugal - disse:
    tata_yeshua@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ÓTIMO!


  • rooney, ROONEY , Mato Grosso do Sul - disse:
    nounosbruno@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE QUE BOM ATE QUE FIM ACHEIO UM BOM VLW PROFESSO ESSE AI É BOM EM


  • Maria Selma Barreto , Escola Estadual Jose Ferreira Lima , Mato Grosso do Sul - disse:
    selmabarma@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ola! Nossa professor Wesley adorei sua aula, dou aula de ciencias para o ensino fundamental e achei sua aula magnifica, voce aproveitou bem suas aula para encentivo dos alunos na decomposiçãoa e reciclagem do lixo, e uma vez que estava trabalhando com o tema lixo , este trabalho so vai enriquecer muito mais.


  • Mara, sepler , Rio de Janeiro - disse:
    kardosomara@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTEEEEEEEEE


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.