08/04/2010
Andrea Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Descobrir palavras através do manuseio do alfabeto individual.
Formar palavras usando o alfabeto individual.
Escrever palavras, mesmo que de forma não convencional.
Os alunos deverão ter tido um primeiro contato com as letras do alfabeto, conforme sugestão da aula "Apresentando o alfabeto".
Primeiro momento:
Ouvir a música do Alfabeto, cantada pelo Trem da Alegria, disponível em
http://vagalume.uol.com.br/trem-da-alegria/alfabeto.html
Ler a faixa contendo as letras do alfabeto. A faixa deverá conter as letras maiúsculas e minúsculas, palito e cursiva.
Distribuir para os alunos o alfabeto móvel individual. (As letras do alfabeto deverão estar recortadas. Cada consoante três vezes e as vogais, cinco vezes).
Pedir aos alunos que coloquem as letras do alfabeto em ordem, para facilitar o jogo.
A professora falará uma palavra e os alunos deverão formar a palavra usando as letras móveis.
Depois a professora escreve no quadro e os alunos verificam como foi que montaram a palavra.
Nesse momento, a professora poderá solicitar que os alunos contem o número de letras da palavra, bem como o número de sílabas. Deverão identificar qual é a letra inicial da palvra.
A professora deverá escolher substantivos próximos do contato das crianças, como por exemplo: bola, boneca, carrinho, jogo, etc....
Após formar a palavra, o aluno volta as letras para a posição inicial.
Segundo momento:
Distribuir um alfabeto móvel para duplas de alunos.
Os alunos, em dupla, poderão ditar palavras a fim de que o colega monte palavras usando o alfabeto móvel.
Uma outra sugestão seria tentar adivinhar a palavra que um colega formou. As crianças, ainda em duplas, formam uma palavra sem que o colega veja. Um vai falando para o outro as letras que formam a palavra. Vence o jogo quem conseguir descobrir a palavra primeiro.
Terceiro momento:
Distribuir 52 fichinhas de cartolina, recortadas do mesmo tamanho, em branco, para cada aluno.
As crianças deverão escrever as letras do alfabeto em 26 fichas. Nas outras 26 fichas, os alunos farão desenhos de figuras que iniciem com cada letra do alfabeto. Abaixo de cada desenho será escrita a palavra correspondente.
Ao terminar essa etapa, os alunos, em duplas, poderão brincar de jogo de memória com as fichas que confeccionaram. Para tanto, as fichas deverão ser colocadas sobre a mesa de modo que a face desenhada e escrita esteja voltada para baixo. Cada criança vira duas fichas por vez. Se acertar a ficha com a letra e o desenho correspondente, a criança poderá jogar novamente. Ao terminar as fichas, cada criança contará suas peças. Vencerá quem tiver o maior número de fichas.
Caso a escola disponha de computadores para o uso dos alunos, a professora poderá acessar diversos links com jogos sobre o alfabeto. Um exemplo de jogo interativo com o alfabeto pode ser acessado no link abaixo:
http://www.pepere.org/desenvolvimento-flash_2_3x/jogo-flash-abc-alfabeto_u_98.html
Observar no decorrer da aula se o aluno conseguiu colocar o alfabeto móvel em ordem, assim como se tentou formar as palavras faladas pela professora e pelo colega, mesmo que de forma não convencional.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/05/2010
Quatro estrelasGostei da criatividade e dinamismo. Parabéns!