08/04/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Sensibilizar os alunos para a leitura de poesias a partir do uso de letras do alfabeto.
Descobrir as rimas e a melodia presentes na poesia.
O professor deverá ter trabalhado em aulas anteriores com as letras do alfabeto, conforme sugestão da aula: "Apresentando o alfabeto".
1° momento:
1) Incentivar os alunos para a atividade perguntando se eles já viram um bicho de muitas patas. Após ouvir os alunos, apresentar, num grande cartaz, a poesia Um bichinho diferente, de Priscila Ramos de Azevedo (Poemas Livres, São Paulo: EPN, 2001)
Disponível em: http://portuguesembadajoz.files.wordpress.com/2008/07/alfabeto-1.jpg?w=396&h=512
b) Ler a poesia para os alunos. Pedir que identifiquem o nome do bichinho.
c) Fazer a leitura jogralizada da poesia: meninas lêem a primeira estrofe (explicar que estrofe é o conjunto de versos – linhas de uma poesia). Depois os meninos lerão a 2ª estrofe e todos juntos lerão a 3ª estrofe.
d) Apontar as palavras aleatoriamente e pedir aos alunos que tentem identificar a palavra que está sendo apontada. A professora poderá ler para os alunos repetirem, caso não haja na turma nenhuma criança na fase alfabética.
e) Perguntar se os alunos identificam rimas na poesia. Por exemplo: Que palavra rima com diferente? E com letrinha? E com descobri?
2° momento:
Reler a poesia da aula anterior. Discutir oralmente quais bichinhos podem ter tantas patas.
Perguntar aos alunos: O que fazia o bichinho alfabeto? Por que ele tinha 26 patas?
Convidar os alunos a inventem um animal que tenha 26 patas. Eles deverão desenhar e colocar as letras do alfabeto em cada pata. Pode ser cachorro com 26 patas, galinha, ou qualquer outro animal que a imaginação permitir.
Depois, cada criança fará a apresentação de seu bichinho. Observar que em cada pata deverá estar escrita uma letra do alfabeto, sem repetição.
3° momento:
Sortear um "Bichinho" criado pelos alunos.
Convidá-los a escrever uma outra poesia (coletiva) sobre as letras do alfabeto e esse bichinho de 26 patas.
A professora escreve no quadro as sugestões dos alunos. Posteriormente, os alunos farão a cópia em uma folha. Nesse momento, a professora deverá orientar os alunos quanto a estrutura da poesia, a ortografia, etc.
(Durante a criação da poesia a professora mediará a produção coletiva dos alunos, ajudando a encontrar as rimas e a estruturar o poema).
Os trabalhos dos alunos poderão ser afixados num espaço intitulado: Varal de poesias.
Como atividade complementar, a professora poderá trabalhar a leitura do livro: O Batalhão das Letras, de Mário Quintana, cuja capa pode ser visualizada no link abaixo:
Durante toda a aula a professora procurará observar se os alunos conseguiram identificar as palavras apontadas, se conseguiram identificar as rimas, avaliando o desenvolvimento da leitura.
Verificará se os alunos conseguiram criar outro bicho que tenha 26 patas como o Bichinho Alfabeto registrando as letras do alfabeto.
Avaliará se os alunos fizeram a cópia da poesia observando a estrutura, ortografia, etc.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/08/2013
Cinco estrelasÓtima ! esta aula! Meus alunos amaram
30/05/2013
Quatro estrelasé muito bonito
30/04/2010
Cinco estrelasexcelente idéia,´muito criativa parabens