Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poesia sobre o alfabeto

 

08/04/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sensibilizar os alunos para a leitura de poesias a partir do uso de letras do alfabeto.                 

Descobrir as rimas e a melodia presentes na poesia.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá ter trabalhado em aulas anteriores com as letras do alfabeto, conforme sugestão da aula: "Apresentando o alfabeto".

Estratégias e recursos da aula

1° momento:

1)      Incentivar os alunos para a atividade perguntando se eles já viram um bicho de muitas patas. Após ouvir os alunos, apresentar, num grande cartaz, a poesia Um bichinho diferente, de Priscila Ramos de Azevedo (Poemas Livres, São Paulo: EPN, 2001)

 Disponível em: http://portuguesembadajoz.files.wordpress.com/2008/07/alfabeto-1.jpg?w=396&h=512  

 b) Ler a poesia para os alunos. Pedir que identifiquem o nome do bichinho.   

c) Fazer a leitura jogralizada da poesia: meninas lêem a primeira estrofe (explicar que estrofe é o conjunto de versos – linhas de uma poesia). Depois os meninos lerão a 2ª estrofe e todos juntos lerão a 3ª  estrofe.   

d) Apontar as palavras aleatoriamente e pedir aos alunos que tentem identificar a palavra que está sendo apontada. A professora poderá ler para os alunos repetirem, caso não haja na turma nenhuma criança na fase alfabética.   

e) Perguntar se os alunos identificam rimas na poesia. Por exemplo: Que palavra rima com diferente? E com letrinha? E com descobri?   

2° momento:

Reler a poesia da aula anterior. Discutir oralmente quais bichinhos podem ter tantas patas.

Perguntar aos alunos: O que fazia o bichinho alfabeto? Por que ele tinha 26 patas? 

Convidar os alunos a inventem um animal que tenha 26 patas. Eles deverão desenhar e colocar as letras do alfabeto em cada pata. Pode ser cachorro com 26 patas, galinha, ou qualquer outro animal que a imaginação permitir.

Depois, cada criança fará a apresentação de seu bichinho. Observar que em cada pata deverá estar escrita uma letra do alfabeto, sem repetição.

3° momento:

Sortear um "Bichinho" criado pelos alunos.

Convidá-los a escrever uma outra poesia (coletiva) sobre as letras do alfabeto e esse bichinho de 26 patas.

A professora escreve no quadro as sugestões dos alunos. Posteriormente, os alunos farão a cópia em uma folha. Nesse  momento, a professora deverá orientar os alunos quanto a estrutura da poesia, a ortografia, etc.

(Durante a criação da poesia a professora mediará a produção coletiva dos alunos, ajudando a encontrar as rimas e a estruturar o poema).

Os trabalhos dos alunos poderão ser afixados num espaço intitulado: Varal de poesias.

Recursos Complementares

Como atividade complementar, a professora poderá trabalhar a leitura do livro: O Batalhão das Letras, de Mário Quintana, cuja capa pode ser visualizada no link abaixo:

http://4.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/SaS1NhPHQMI/AAAAAAAACyg/1oTboWqBJQQ/s1600-h/O+batal%C3%A3o+das+letras001.jpg 

Avaliação

Durante toda a aula a professora procurará observar se os alunos conseguiram identificar as palavras apontadas, se conseguiram identificar as rimas, avaliando o desenvolvimento da leitura.

Verificará se os alunos conseguiram criar outro bicho que tenha 26 patas como o Bichinho Alfabeto registrando as letras do alfabeto.

Avaliará se os alunos fizeram a cópia da poesia observando a estrutura, ortografia, etc.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.