15/05/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Compreender como surgiu o nosso alfabeto.
Perceber a função social do uso do alfabeto para a vida do homem.
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1° momento:
1) Apresentar para a classe a figura do alfabeto fenício a partir do link abaixo, explicando a origem desse alfabeto.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:cWJFz492yh9wxM:http://tipografos.net/historia/phoenician01.gif
2) Mostrar aos alunos a história do alfabeto, através de um cartaz. Esse cartaz será montado pela professora e alunos na sala de aula: a professora mostra a letra e entrega aos alunos a figura que representa o significado a fim de que eles colem no cartaz.
(A professora deverá saber que as letras do nosso alfabeto têm origem, principalmente, no fenício, que se estendeu pelos povos da Ásia a partir do século XV antes de Cristo. Progressivamente, o alfabeto fenício foi adaptado na Grécia. Na Itália, o alfabeto grego influenciou bastante o abecedário etrusco, que, por sua vez, originou o alfabeto latino (século VII a III antes de Cristo).
A-a Primeira letra do alfabeto fenício, significava “touro”. (colocar a figura do touro)
B-b Seu significado era “tenda”. Uma tenda dupla deu origem ao sinal escrito da letra B. (colocar a figura da tenda)
C-c Significa “camelo”. (colocar a figura do camelo)
D-d O significado dessas letras era “porta”, que determinou o primeiro sinal da letra D. (colocar a figura de uma porta)
E-e Acredita-se que o antigo significado dessa letra era “pequena abertura ou janela de uma casa”. (colocar a figura de uma janela de uma casa)
|
F-f Vem da letra phi grega. (colocar a figura ao lado, disponível no link: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:1cPMAgzJV99D1M:http://3.bp.blogspot.com/_0fAiZvaqU2k/SdSKNkfyVHI/AAAAAAAAAHQ/nKH3OycetE8/s320/n%C3%BAmero%2Bphi.jpg
G-g Letra de origem romana nascida de uma diferenciação com a letra C. (colocar um C)
H-h Significava “recinto”, “cercado” (colocar a imagem de um cercado)
I-i J-j Significa “mão”. (colocar a figura de uma mão)
K-k Significava “palma da mão”. (colocar a figura da palma da mão)
L-l Indicava o “aguilhão” para estimular os bois. Na língua grega é o lambda. (colocar a figura que representa o lambda, a partir do link: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://leon.bottou.org/_media/projects/lambda.jpg&imgrefurl=http://leon.bottou.org/projects/minilisp&usg=__-ckUaVFEvyBNaYYDKvf1uttpsag=&h=480&w=640&sz=11&hl=pt-BR&start=3&um=1&itbs=1&tbnid=aghvTfdebMKf2M:&tbnh=103&tbnw=137&prev=/images%3Fq%3Dlambda%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26tbs%3Disch:1
|
M-m Representa todo o movimento fluido, como, por exemplo, o mar e as suas ondas. (colocar a imagem do mar)
N-n Indica qualquer forma de vida na água. (colocar a imagem da água com seres vivos)
O-o Significava “olho”. (colocar a figura do olho)
P-p Indicava a boca e todas as suas funções. (colocar a figura da boca)
Q-q Indicava a nuca, a parte posterior do crânio. (colocar a figura de um crânio)
R-r Significava cabeça. Além disso, significava a capacidade de dominar com os olhos a partir de um lugar elevado. (colocar a figura de uma cabeça)
S-s Esses indicavam os dentes e o pé, considerados pelos fenícios como o sustento do mundo. (colocar as fugurar de dentes e pés)
T-t O seu significado era a cruz. (colocar a figura de uma cruz)
U-u V-v W-w Y-y O seu significado era o cravo. (colocar a figura do cravo)
X-x Letra introduzida no alfabeto grego com pronúncia mista ks.
Z-z Corresponde ao zeta grego (colocar a imagem do zeta)
Disponível em http://www.audacia.org/cgi-bin/quickregister/scripts/redirect.cgi?redirect=EEuZEyAVlVpitPkBfL (Tema Livre Outubro de 2000 A história do alfabeto Por: Redacção)
3) Pedir que os alunos comentem sobre qual letra acharam mais interessante.
4) Distribuir uma folha ofício para os alunos fazerem o registro da letra do alfabeto que mais gostaram de conhecer a história e pedir que façam a ilustração
Professor: essa atividade desperta muito interesse no aluno quando associada à figuras que possuem significado para ele.
2° momento:
5) Perguntar aos alunos onde podemos encontrar as letras do alfabeto. Os alunos poderão dizer: em livros, revistas, jornais, identificação de ônibus, nome de ruas, nomes de lojas.
6) Distribuir figuras das letras do alfabeto para os alunos colorirem a partir de desenhos que começam com cada letra, a partir do link:
http://picasaweb.google.es/professoracarolina/ALFABETO#
|
|
7) Pedir aos alunos que façam a leitura das letras do alfabeto e do nome da figura que começa com a letra que a professora falar.
3° momento
8) Distribuir revistas antigas e folhas de papel A4.
Pedir aos alunos que recortem as letras do alfabeto e na frente de cada letra façam um desenho de uma palavra que começa com cada letra.
Como atividade complementar, o professor poderá apresentar para a classe a história do alfabeto apresentada no link abaixo:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7
(Todos os links disponíveis nessa aula foram acessados em 07/04/2010)
Verificar no decorrer da aula se os alunos mostraram-se motivados para escutar a história e se compreenderam a origem das letras e seu significado.
Observar se os alunos conseguiram ler as letras do alfabeto, identificando as iniciais das palavras.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!