12/04/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Refletir sobre os jogos e brincadeiras da infância contemporânea fazendo um paralelo com os jogos e brincadeiras do passado.
- Inserir e legitimar suas práticas lúdicas no ambiente escolar.
- Aprender a compartilhar conhecimentos com os próprios colegas sobre as práticas abordadas.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam as práticas.
- Possibilitar diferentes formas de interação com os objetos e com os colegas, ampliando as brincadeiras, valorizando a autonomia e criatividade.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
No primeiro momento o(a) professor(a) fará uma conversa com as crianças sobre seus jogos e brincadeiras favoritos. A intenção é fazer um levantamento das práticas mais recorrentes entre as crianças dentro e fora do ambiente escolar, incluindo os jogos eletrônicos e de computador. Em seguida, o(a) professor(a) poderá incluir algumas destas atividades no plano de aula para abordar algumas questões que permeiam estas práticas, como:
- o imediatismo do brinquedo industrializado e a criatividade do brinquedo construído pela própria criança;
- a substituição das jogos "reais" pelos "virtuais";
- a relação das práticas lúdicas contemporâneas e o sedentarismo das crianças de hoje.
As atividades que se seguem são sugestões de atividades que poderiam ser abordadas nesse plano de aula
Atividade 1 – Beyblade
Duração: 25 minutos
Material: beyblades, tampinha de detergentes e palitos de churrasco
Local: pátio
O objetivo desta atividade é mostrar para as crianças que alguns dos brinquedos utilizados por elas atualmente foram inspirados em brinquedos tradicionais de outras épocas. Para isso, o(a) professor(a) utilizará o beyblade (Figura 2) e a piorra construída com materiais alternativos. No primeiro momento o(a) professor(a) poderá propor desafios de beyblade onde as crianças poderão disputar qual delas gira mais tempo. Depois, em duplas, as crianças podem colocar os beyblades para “duelar” (os beyblades giram e colidem entre si). Além destas propostas o(a) professor(a) deve incentivar as crianças a criar novas brincadeiras com o beyblade e outras e formas de interagir com os brinquedos e com os colegas. No segundo momento o(a) professor(a) irá propor a construção de uma piorra com materiais alternativos. A intenção é mostrar às crianças uma maneira artesanal de se construir uma piorra relembrando os tempos de infâncias passadas (Figura 1). Por fim, as crianças poderão experimentar as piorras construídas e o(a) professor(a) poderá propor um "duelo" entre o beyblade e a piorra.
Fonte: Próprio Autor
Figura 2 - http://web-japan.org/kidsweb/archives/cool/01-04-06/beyblades.jpg
Atividade 2 – Yu-Gi-Oh
Duração: 25 minutos
Material: cartas de Yu-Gi-Oh
Local: pátio
O objetivo dessa atividade é colocar as crianças para refletir sobre o conteúdo desse jogo de cartas. Essas cartas representam personagens de desenhos animados que lutam entre si. Elas contêm a imagem do personagem, uma breve descrição e a “força de ataque e defesa” desse personagem. As imagens são freqüentemente agressivas e intimidadoras. Inicialmente, o(a) professor(a) poderá dividir as crianças em pequenos grupos ou duplas para que elas possam brincar com as cartas da maneira que estão acostumadas. Em seguida, o(a) professor(a) reunirá a turma novamente e pedirá que crianças expliquem as regras do jogo. O(a) professor(a) poderá fazer algumas perguntas para as crianças tais como: qual personagem vocês mais gostam? Por quê? Vocês incorporam esses personagens e brincam como se estivesse lutando? Alguma vez a brincadeira machucou o colega? As meninas também brincam? A intenção nesse momento não é inibir esta brincadeira, mas refletir com as crianças sobre o tipo de representação implícita na figura dos personagens (força, poder, masculinidade, sobrepujança, etc). Por fim, o(a) professor(a) poderá mostrar um outro tipo de jogo de cartas que foi muito popular no passado; o trunfo. A dinâmica de reflexão pode ser repetida com as cartas de trunfo.
Atividade 3 - HotWheels
Duração: 25 minutos
Material: carrinhos e pista hotwheels, carrinhos de madeira e barbante
Local: pátio
O objetivo desta atividade é explorar as possibilidades de intervenção das crianças com os brinquedos da HotWheels e fazer um paralelo deste brinquedo com os antigos carrinhos de madeira. No primeiro momento o(a) professor(a) irá montar com as crianças a pista da hotwheels para que elas possam brincar com seus carrinhos. O(a) professor(a) poderá sugerir que outros espaços e lugares sirvam de pista para os carrinhos (chão, rampas de acesso, escadas, muretas, etc). No segundo momento o(a) professor(a) trará os carrinhos de madeira amarrados com barbantes na parte dianteira para que as crianças possam brincar. A idéia é fazer de todo o espaço disponível da escola uma grande pista para os carrinhos que serão puxados pelas crianças. Ao final, o(a) professor(a) poderá refletir com as crianças sobre as possibilidades de criação e exploração de ambos os brinquedos, nos diferentes espaços – dentro e fora da escola (carrinho da hotwheels e de madeira).
Atividade 4 – Jogos Eletrônicos
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Por fim, o(a) professor(a) levará as crianças para sala de informática para que elas possam sugerir e escolher os jogos eletrônicos que estão acostumadas a jogar. Atualmente existem vários sites que oferecem uma infinidade de jogos eletrônicos para crianças. É importante que o professor acesse anteriormente estes sites para verificar seu conteúdo.
Sugestões:
http://criancas.jogospara.com/ (acessado em 30/03/10)
http://www.jogosonline.com.br/ (acessado em 30/03/10)
http://www.jogalo.com/ (acessado em 30/03/10)
O objetivo dessa atividade é legitimar e refletir o sobre as influências dos jogos eletrônicos na vida das crianças contemporâneas. Ao final da atividade o(a) professor(a) fará em grupo alguns questionamentos: Qual jogo vocês mais gostam de jogar? Seus pais conhecem o conteúdo jogos que vocês jogam? Por quanto tempo você costuma ficar jogando em casa? Você já sentiu dores nas costas, nos ombros ou ardência nos olhos depois de jogar no computador? Estas questões podem ser somadas a outras dúvidas das próprias crianças para tornar os jogos eletrônicos uma prática mais saudável e consciente.
Para saber um pouco mais sobre o tema de jogos e brincadeiras contemporâneas e tradicionais acesse:
http://www.polemica.uerj.br/pol22/oficinas/lipis_2.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822003000200006&lng=pt&nrm=iso
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre as práticas corporais da infância contemporânea. A discussão poderá abordar questões como:
- brinquedos industrializados e brinquedos construídos;
- a contribuição de algumas práticas para o sedentarismo infantil;
- os benefícios e prejuízos dos jogos eletrônicos; - entre outros assuntos pertinentes à discussão.
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Jogos e brincadeiras contemporâneas”, os prós e os contras das práticas corporais abordadas na aula. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão com os demais integrantes da comunidade escolar.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/06/2012
Cinco estrelasaprendi muito
19/07/2011
Cinco estrelasParabéns Sr. Luciano pela aula tão bem elaborada, com abertura para diferentes possibilidades de aplicação, reflexões e adaptações. Nosso aluno não consegue fazer juízo de valor daquilo que não entende. Achei brilhante o confronto prático seguido das relexões, que fez entre as brincadeiras de outrora e as comteporâneas. Acessar a sua aula contribuiu positivamente para minha prática docente. Obrigado!
25/04/2010
Cinco estrelasmaterial de excelente qualidade e que pode orientar atividades multidisciplinares e multiprofissionais parabéns