06/04/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Aprender sobre uma modalidade do atletismo pouco divulgada no país.
- Aprender a construir, utilizando materiais alternativos, os equipamentos necessários à prática.
- Aprender as técnicas básicas do arremesso de peso coordenando diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Por dentro desse esporte
Duração: 20 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças a modalidade do arremesso de peso. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet que demonstrarão os movimentos e a dinâmica dessa prática.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=Z11_AMhULOM&feature=PlayList&p=989D52C1D210CC5B&playnext=1&playnext_from=PL&index=59 (acessado em 30/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=NM5DLcSvRtw (acessado em 30/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=yvw8WtSKmZw&NR=1&feature=fvwp (acessado em 30/03/10)
Atividade 2 – Construindo a esfera
Duração: 30 minutos
Material: saco plástico, fita adesiva larga e areia
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é ensinar e construir com as crianças uma “esfera de arremesso de peso” utilizando materiais alternativos. Para isso serão necessários sacos plásticos, areia e fita adesivas largas. Coloque uma mão cheia de areia dentro da sacola de plástico. Em seguida, torça a sacola logo acima do monte de areia para dar o formato esférico. Vire do lado avesso e repita a torção. Faça esse procedimento (semelhante a confecção de bolinhas de meia) até que sobre apenas uma pedaço de sacola. Arremate a bolinha envolvendo-a com a fita adesiva larga.
Fonte: Próprio autor
Atividade 3 – Testando e experimentando
Duração: 25 minutos
Material: a esfera construída anteriormente
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é deixar que as crianças experimentem o manuseio do material. O(a) professor(a) poderá propor desafios para as crianças inventando diversas formas de se arremessar o peso. Posteriormente, o(a) professor(a) poderá incentivar as crianças a arriscar o arremesso com o peso posicionado na altura do queixo, como é feito pelos atletas. É interessante ressaltar para as crianças como esse movimento dificulta o arremesso da esfera. Por fim, o(a) professor(a) poderá acrescentar o movimento de giro antes do arremesso para que as crianças percebam o quanto esse movimento auxilia no arremesso da esfera.
Atividade 4 – Vamos medir a distância do arremesso?
Duração: 25 minutos
Material: a esfera construída anteriormente, giz e uma trena
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta última atividade é simular uma competição de arremesso de peso onde as crianças poderão medir seus arremessos e tentar superar suas próprias marcas. Para isso, o(a) professor(a) deverá desenhar o círculo de lançamento no chão para que as crianças tenham noção até onde elas poderão arremessar. Após, cada arremesso o(a) professor(a) deverá marcar no chão o local onde a esfera caiu, o nome da criança e a distância (que será medida com uma trena). É interessante deixar que cada criança realize pelo menos 3 arremessos para que elas se sintam motivadas a melhorar suas marcas sem ter que disputar com os demais colegas. Os arremessos poderão ser livres ou simulando o arremesso feito pelos atletas (Figura 2). É interessante discutir com as crianças se a técnica utilizada pelos atletas foi a forma mais eficiente de movimento para alcançar maior distância no arremesso e compará-la com outras formas.
Figura 2 - http://4.bp.blogspot.com/_tEkoFtzOB1Y/ScAEzpvTMlI/AAAAAAAAADY/k8xadvkXMwE/s400/Arremesso+de+peso.JPG
Ao final da exposição dos vídeos na atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar brevemente sobre a origem deste esporte, bem como suas regras, recordes e atletas. Estas informações poderão ser encontradas em sites da internet.
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arremesso_de_peso (acessado em 30/03/10)
http://www.cbat.org.br/provas/historico_masculino.asp (acessado em 30/03/10)
Ao final da aula o(a) professor(a) poderá pedir às crianças que levem o brinquedo construído para casa e expliquem para os pais o que aprenderam sobre o arremesso de peso. Os pais (mediante recado nas agendas) deverão tecer um breve comentário sobre como foi a explicação dada pelo(a) seu(sua) filho(a) sobre essa modalidade do atletismo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!