Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arremessando o peso

 

06/04/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre uma modalidade do atletismo pouco divulgada no país.

- Aprender a construir, utilizando materiais alternativos, os equipamentos necessários à prática.

- Aprender as técnicas básicas do arremesso de peso coordenando diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 20 a 30 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Por dentro desse esporte

Duração: 20 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática             

O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças a modalidade do arremesso de peso. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet que demonstrarão os movimentos e a dinâmica dessa prática.

Sugestão de vídeos: 

http://www.youtube.com/watch?v=Z11_AMhULOM&feature=PlayList&p=989D52C1D210CC5B&playnext=1&playnext_from=PL&index=59   (acessado em 30/03/10)

http://www.youtube.com/watch?v=NM5DLcSvRtw  (acessado em 30/03/10)

http://www.youtube.com/watch?v=yvw8WtSKmZw&NR=1&feature=fvwp  (acessado em 30/03/10)                  

Atividade 2 – Construindo a esfera

Duração: 30 minutos

Material: saco plástico, fita adesiva larga e areia

Local: pátio ou quadra             

O objetivo desta atividade é ensinar e construir com as crianças uma “esfera de arremesso de peso” utilizando materiais alternativos. Para isso serão necessários sacos plásticos, areia e fita adesivas largas. Coloque uma mão cheia de areia dentro da sacola de plástico. Em seguida, torça a sacola logo acima do monte de areia para dar o formato esférico. Vire do lado avesso e repita a torção. Faça esse procedimento (semelhante a confecção de bolinhas de meia) até que sobre apenas uma pedaço de sacola. Arremate a bolinha envolvendo-a com a fita adesiva larga.

Fonte: Próprio autor

Atividade 3 – Testando e experimentando

Duração: 25 minutos

Material: a esfera construída anteriormente

Local: pátio ou quadra             

O objetivo desta atividade é deixar que as crianças experimentem o manuseio do material. O(a) professor(a) poderá propor desafios para as crianças inventando diversas formas de se arremessar o peso. Posteriormente, o(a) professor(a) poderá incentivar as crianças a arriscar o arremesso com o peso posicionado na altura do queixo, como é feito pelos atletas. É interessante ressaltar para as crianças como esse movimento dificulta o arremesso da esfera. Por fim, o(a) professor(a) poderá acrescentar o movimento de giro antes do arremesso para que as crianças percebam o quanto esse movimento auxilia no arremesso da esfera.    

Atividade 4 – Vamos medir a distância do arremesso?

Duração: 25 minutos

Material: a esfera construída anteriormente, giz e uma trena

Local: pátio ou quadra             

O objetivo desta última atividade é simular uma competição de arremesso de peso onde as crianças poderão medir seus arremessos e tentar superar suas próprias marcas. Para isso, o(a) professor(a) deverá desenhar o círculo de lançamento no chão para que as crianças tenham noção até onde elas poderão arremessar. Após, cada arremesso o(a) professor(a) deverá marcar no chão o local onde a esfera caiu, o nome da criança e a distância (que será medida com uma trena). É interessante deixar que cada criança realize pelo menos 3 arremessos para que elas se sintam motivadas a melhorar suas marcas sem ter que disputar com os demais colegas. Os arremessos poderão ser livres ou simulando o arremesso feito pelos atletas (Figura 2). É interessante discutir com as crianças se a técnica utilizada pelos atletas foi a forma mais eficiente de movimento para alcançar maior distância no arremesso e compará-la com outras formas.

Figura 2 - http://4.bp.blogspot.com/_tEkoFtzOB1Y/ScAEzpvTMlI/AAAAAAAAADY/k8xadvkXMwE/s400/Arremesso+de+peso.JPG 

Recursos Complementares

Ao final da exposição dos vídeos na atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar brevemente sobre a origem deste esporte, bem como suas regras, recordes e atletas. Estas informações poderão ser encontradas em sites da internet.

Sugestão de sites:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arremesso_de_peso (acessado em 30/03/10)  

http://www.cbat.org.br/provas/historico_masculino.asp (acessado em 30/03/10) 

Avaliação

Ao final da aula o(a) professor(a) poderá pedir às crianças que levem o brinquedo construído para casa e expliquem para os pais o que aprenderam sobre o arremesso de peso. Os pais (mediante recado nas agendas) deverão tecer um breve comentário sobre como foi a explicação dada pelo(a) seu(sua) filho(a) sobre essa modalidade do atletismo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.