Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Maracatu atômico

 

12/04/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a história do Maracatu e suas influências na cultura regional de Pernambuco

- Aprender alguns movimentos básicos do Maracatu e confeccionar os adereços dos personagens que compõe o cortejo

- Aprender a desenvolver a percepção dos movimentos de seu próprio em relação ao ritmo da dança e da música do Maracatu.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 20 a 30 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – De onde veio, como surgiu?

Duração: 20 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática

O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças o festejo e a dança do Maracatu, também conhecido como Maracatu Nação. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet que demonstrarão os movimentos da dança, os adereços dos personagens, bem com o ritmo da música que embala o festejo nas cidades de Pernambuco.

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=3uZlIET-lKQ (acessado em 30/03/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=rhb7d9JKNcE (acessado em 30/03/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=ojM7lJ7ZwOM&feature=related (acessado em 30/03/10) 

Atividade 2 – Arriscando alguns passos

Duração: 20 minutos

Material: cd de maracatu e aparelho de som

Local: quadra ou auditório             

O objetivo dessa atividade é proporcionar às crianças uma experimentação dos passos básicos do maracatu. No primeiro momento, o(a) professor(a) colocará a música do maracatu e pedirá às crianças para perceber o ritmo da música e arriscar alguns passos baseado naquilo que foi visto na atividade anterior. Em seguida, o(a) professor(a) irá pausar a música e realizará lentamente o passo básico do maracatu para que as crianças possam imitá-lo(la). Mário de Andrade em sua obra Danças Dramáticas do Brasil descreve poeticamente o passo das baianas do maracatu:

"Embebedadas pela percussão, dançam lentas, molengas, bamboleando levemente os quartos, num passinho curto, quase inexistente, sem nenhuma figuração dos pés. Os braços, as mãos é que se movem mais, ao contorcer preguiçoso do torso. Vão se erguendo, se abrem, sem nunca se estirarem completamente no ombro, no cotovelo, no pulso, aproveitando as articulações com delícia, para ondularem sempre. Às vezes, o torso parece perder o equilíbrio e lerdamente vai se inclinando para uma banda, e o braço desse lado se abaixa sempre também, acrescentando com equilíbrio o seu valor de peso, ao passo que o outro se ergue e peneira no ar numa circulação contínua e vagarenta...(ANDRADE, 2002)."

Após repetir os movimentos da dança o(a) professor(a) toca novamente as músicas do maracatu para que as crianças ensaiem os passos no ritmo das músicas. É importante, que o(a) professor(a) tenha a sensibilidade de não exigir que os movimentos sejam padronizados ou que sigam rigorosamente o passo do maracatu. Trata-se de um momento de familiarização com o ritmo.

Sugestão de cd:

Figura 1- http://ritmosbrasileiros.blogspot.com/2007/09/maracatu-nao-er.html (acessado 30/03/10)  

Referência Bibliográfica: ANDRADE, Mário. Danças Dramáticas do Brasil: Folclore. Editora Itatiaia. 2ª edição. 2002. 849p.   

Atividade 3 – Construindo os adereços

Duração: 30 minutos

Material: cartolina, tesoura, fita adesiva, pano vermelho, boneca de pano, guarda sol colorido, tambores de couro e roupas brancas

Local: sala de aula

O objetivo dessa atividade é construir os adereços e preparar os personagens para o cortejo. Os personagens que irão compor o cortejo serão os seguintes:

- Porta-estandarte: levará o estandarte.

- Dama do paço: menina que levará em uma das mãos a CALUNGA (boneca de pano que simboliza uma entidade ou rainha já morta).

- Rei e rainha: levarão suas coroas em suas cabeças.

- Vassalo: um escravo que levará o PALIO (guarda-sol que protege os reis)

-Yabás: mais conhecidas como baianas, sairão com vestidos e panos brancos amarrados na cabeça.

- Batuqueiros: sairão animando o cortejo tocando tambores de calças brancas e sem camisas.

Fonte: Próprio Autor

Atividade 4 – Descendo a ladeira

Duração: 30 minutos

Local: espaço externo da escola             

O objetivo dessa atividade é fazer um desfile por toda a escola com as crianças devidamente paramentadas. Com o auxílio de um aparelho de som portátil (micro-sistem sem-fio) as crianças vão cantando e dançando por toda a escola como se estivessem descendo as ladeiras de Olinda. Essa atividade deve ser filmada por algum funcionário da escola para avaliação posterior.  

Recursos Complementares

Ao final da exposição dos vídeos na atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar brevemente sobre a história do Maracatu bem com suas influências e tradições. Estas informações poderão ser encontradas em sites da internet.

Sugestão de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o (acessado em 30/03/10)

http://www.maracatu-nacao-colonia.de/Seite%203,%20historia%20maracatu,%20portugues.htm (acessado em 30/03/10)  

http://www.maracatucolonia.de/PT/?historia_Maracatu (acessado em 30/03/10)    

Avaliação

O(a) professor(a) poderá passar a filmagem do cortejo para que as crianças possam se ver. Em seguida, o(a) professor(a) pedirá que as crianças façam um desenho do cortejo que elas próprias fizeram. Os desenhos irão compor um cartaz intitulado “Maracatu Nação”.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.