Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jigoro Kano: o pai do Judô

 

06/04/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender um pouco da história do Judô e de seu grande mestre Jigoro Kano.

- Aprender alguns movimentos básicos do judô de maneira lúdica.

- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos do judô.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – A arte e o mestre

Duração: 20 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática

O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças um pouco da história do Judô bem como de seu grande mestre criador; Jigoro Kano. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet que falem do surgimento dessa arte marcial e demonstrem alguns movimentos básicos da luta.

Sugestão de vídeos: 

http://www.youtube.com/watch?v=6zYz0V3_oP8 (acessado em 31/03/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=ATwytt7uuhQ (acessado em 31/03/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=l7KxsagclAg (acessado em 31/03/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=nskw4nTx3Lk (acessado em 31/03/10) 

Atividade 2 – Aquecendo

Duração: 20 minutos

Material: retalhos de pano

Local: ginásio, pátio ou quadra             

O objetivo desta atividade é fazer uma preparação para a prática do Judô visando aumentar a atenção, concentração e destreza das crianças. A atividade consiste em uma brincadeira chamada “arranca rabo”. Cada criança fica com um pedaço de pano afixado nas costas na altura da cintura (como se fosse a cauda de um animal). O objetivo da brincadeira é tentar tirar “o rabo” do colega sem deixar que os demais tirem o seu. Ao final, quem tiver o maior número de “rabinhos” vence. Essa atividade pode ser feita em duplas (um contra o outro) em um espaço delimitado (um quadro desenhado com giz no chão) onde o(a) primeiro(a) a tirar o "rabinho" do(a) outro(a) vence. 

Atividade 3 - Rolamentos

Duração: 20 minutos

Material: tatame ou colchões

Local: ginásio, pátio ou quadra             

O objetivo dessa atividade é trabalhar o fundamento técnico de queda. É fundamental que em cada movimento o(a) professor(a) faça um demonstração inicial de execução dos movimentos. Com as crianças dispostas em fila o(a) professor(a) pedirá que cada criança tente executar o rolamento lateral (Vídeo 5).  Em seguida, o(a) professor(a) pedirá que cada criança siga até o centro dos colchões e execute o rolamento frontal (Figura 1). A criança apóia a cabeça e as mãos no chão e executa um impulso com as pernas para girar seu corpo. Nesse movimento é necessário que o(a) professor(a) acompanhe, e ajude cada criança, se necessário para evitar lesões na altura do pescoço.   

Vídeo 5 - http://www.youtube.com/watch?v=eDp48nUFZ-k&feature=related (acessado em 31/03/10) 

Figura 1 - http://3.bp.blogspot.com/_FA5hmxxfMBA/SYBkV1w5wQI/AAAAAAAAAFk/YfFwSeOsGAU/s320/makina+digital+299.jpg (acessado em 31/03/10) 

Atividade 4 – Pegada

Duração: 20 minutos

Material: kimono, tatame ou colchão

Local: ginásio, pátio ou quadra             

O objetivo desta atividade é trabalhar o fundamento de pegada no kimono do adversário (se não tiver Kimono pode-se usar camisas com aberturas frontais, tipo paletó). Dispostas em duplas as crianças ficarão de frente umas para as outras e uma delas fará a pegada no kimono (Figura 2) do(a) colega. Ao sinal do(da) professor(a) uma criança tentará ficar imóvel enquanto a outra que estiver fazendo a pegada tentará tirá-la do lugar. Em seguida, as funções serão trocadas para que ambas as crianças façam o exercício de pegada.

Figura 2 - http://blogs.jovempan.uol.com.br/esportesradikais/wp-content/uploads/2008/07/judo-custom.jpg (acessado em 31/03/10) 

Atividade 5 – Golpe final

Duração: 20 minutos

Material: kimono, tatame ou colchão

Local: ginásio, pátio ou quadra             

O objetivo dessa atividade final é trabalhar simultaneamente os fundamentos de pegada, queda e golpe. Dispostas em duplas as crianças ficarão de frente umas para as outras e realizarão a pegada. Uma das crianças fará o movimento de golpe, colocando a perna direita(ou esquerda) atrás da perna direita (ou esquerda) do colega e lentamente o empurrará para que o(a) outro(a) desequilibre e faça a queda (Vídeo 6). Em seguida, as funções devem se inverter.

Vídeo 6 - http://www.youtube.com/watch?v=jGLRQs2y2mU&feature=related  (acessado em 31/03/10) 

Recursos Complementares

Ao final da exposição dos vídeos na atividade 1 o(a) professor(a) poderá acrescentar o que foi exposto no vídeos através de informações encontradas em sites da internet.

Sugestão de sites: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jigoro_Kano (acessado em 31/03/10)  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4 (acessado em 31/03/10) 

Avaliação

Ao final da aula o(a) professor(a) deverá pedir as crianças que façam um registro gráfico através de desenhos ou palavras sobre todos os conhecimentos abordados na aula de Judô, desde a história dessa luta até os movimento aprendidos. Estes registros irão compor um cartaz intitulado “Tudo que sei sobre o Judô” que ficará exposto no mural da escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.