06/04/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Aprender um pouco da história do Judô e de seu grande mestre Jigoro Kano.
- Aprender alguns movimentos básicos do judô de maneira lúdica.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos do judô.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – A arte e o mestre
Duração: 20 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças um pouco da história do Judô bem como de seu grande mestre criador; Jigoro Kano. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet que falem do surgimento dessa arte marcial e demonstrem alguns movimentos básicos da luta.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=6zYz0V3_oP8 (acessado em 31/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=ATwytt7uuhQ (acessado em 31/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=l7KxsagclAg (acessado em 31/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=nskw4nTx3Lk (acessado em 31/03/10)
Atividade 2 – Aquecendo
Duração: 20 minutos
Material: retalhos de pano
Local: ginásio, pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é fazer uma preparação para a prática do Judô visando aumentar a atenção, concentração e destreza das crianças. A atividade consiste em uma brincadeira chamada “arranca rabo”. Cada criança fica com um pedaço de pano afixado nas costas na altura da cintura (como se fosse a cauda de um animal). O objetivo da brincadeira é tentar tirar “o rabo” do colega sem deixar que os demais tirem o seu. Ao final, quem tiver o maior número de “rabinhos” vence. Essa atividade pode ser feita em duplas (um contra o outro) em um espaço delimitado (um quadro desenhado com giz no chão) onde o(a) primeiro(a) a tirar o "rabinho" do(a) outro(a) vence.
Atividade 3 - Rolamentos
Duração: 20 minutos
Material: tatame ou colchões
Local: ginásio, pátio ou quadra
O objetivo dessa atividade é trabalhar o fundamento técnico de queda. É fundamental que em cada movimento o(a) professor(a) faça um demonstração inicial de execução dos movimentos. Com as crianças dispostas em fila o(a) professor(a) pedirá que cada criança tente executar o rolamento lateral (Vídeo 5). Em seguida, o(a) professor(a) pedirá que cada criança siga até o centro dos colchões e execute o rolamento frontal (Figura 1). A criança apóia a cabeça e as mãos no chão e executa um impulso com as pernas para girar seu corpo. Nesse movimento é necessário que o(a) professor(a) acompanhe, e ajude cada criança, se necessário para evitar lesões na altura do pescoço.
Vídeo 5 - http://www.youtube.com/watch?v=eDp48nUFZ-k&feature=related (acessado em 31/03/10)
Figura 1 - http://3.bp.blogspot.com/_FA5hmxxfMBA/SYBkV1w5wQI/AAAAAAAAAFk/YfFwSeOsGAU/s320/makina+digital+299.jpg (acessado em 31/03/10)
Atividade 4 – Pegada
Duração: 20 minutos
Material: kimono, tatame ou colchão
Local: ginásio, pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é trabalhar o fundamento de pegada no kimono do adversário (se não tiver Kimono pode-se usar camisas com aberturas frontais, tipo paletó). Dispostas em duplas as crianças ficarão de frente umas para as outras e uma delas fará a pegada no kimono (Figura 2) do(a) colega. Ao sinal do(da) professor(a) uma criança tentará ficar imóvel enquanto a outra que estiver fazendo a pegada tentará tirá-la do lugar. Em seguida, as funções serão trocadas para que ambas as crianças façam o exercício de pegada.
Figura 2 - http://blogs.jovempan.uol.com.br/esportesradikais/wp-content/uploads/2008/07/judo-custom.jpg (acessado em 31/03/10)
Atividade 5 – Golpe final
Duração: 20 minutos
Material: kimono, tatame ou colchão
Local: ginásio, pátio ou quadra
O objetivo dessa atividade final é trabalhar simultaneamente os fundamentos de pegada, queda e golpe. Dispostas em duplas as crianças ficarão de frente umas para as outras e realizarão a pegada. Uma das crianças fará o movimento de golpe, colocando a perna direita(ou esquerda) atrás da perna direita (ou esquerda) do colega e lentamente o empurrará para que o(a) outro(a) desequilibre e faça a queda (Vídeo 6). Em seguida, as funções devem se inverter.
Vídeo 6 - http://www.youtube.com/watch?v=jGLRQs2y2mU&feature=related (acessado em 31/03/10)
Ao final da exposição dos vídeos na atividade 1 o(a) professor(a) poderá acrescentar o que foi exposto no vídeos através de informações encontradas em sites da internet.
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jigoro_Kano (acessado em 31/03/10)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4 (acessado em 31/03/10)
Ao final da aula o(a) professor(a) deverá pedir as crianças que façam um registro gráfico através de desenhos ou palavras sobre todos os conhecimentos abordados na aula de Judô, desde a história dessa luta até os movimento aprendidos. Estes registros irão compor um cartaz intitulado “Tudo que sei sobre o Judô” que ficará exposto no mural da escola.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/06/2010
Cinco estrelasGostei muito da formação da aula e da sua organização do cnteúdo.