05/04/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender um pouco da história e a filosofia do maior evento de ginástica não competitiva da mundo; o Gymnaestrada.
- Aprender alguns movimentos básicos da ginástica de maneira simples e lúdica.
- Aprender a coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas, desenvolvendo uma percepção mais apurada do seu próprio corpo.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – "Gymna" o que?
Duração: 20 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças o maior evento de Ginástica não competitiva do mundo; a Gymnaestrada. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet de realizações passadas desse evento onde as crianças poderão visualizar o tipo apresentações que são feitas na Gymnaestrada.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=KQTm5ROt1Q0 (acessado em 31/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=e7PVwXLnw-Y&feature=related (acessado em 31/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=qbvtE6tcIdk (acessado em 31/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=Ch9jNacEjT8&feature=related (acessado em 31/03/10)
Atividade 2 – Aquecendo os motores
Duração: 15 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é fazer uma preparação para os movimentos que serão trabalhados nas atividades seguintes. Para isso, serão feitos alguns alongamentos para evitar lesões e estiramentos nas crianças. A seqüência dos exercícios está descrita na Figura 1.
Atividade 3 – Pulando e girando
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo dessa atividade é trabalhar com movimentos de giros e saltos. É fundamental que o(a) professor(a) demonstre os movimentos antes de pedir que as crianças o executem. Inicialmente as crianças farão os saltos com aberturas. Esse movimento consiste em realizar uma breve corrida seguida de um salto com aberturas frontal de pernas (Figura 2). Em seguida, o(a) professor(a) pedirá às crianças para realizar um giro frontal (cambalhota) apoiando as mãos e a cabeça no chão (Figura 3). Por fim, o(a) professor(a) às crianças para somar os movimentos realizando o salto seguindo do giro frontal.
Figura 2 - http://e.i.uol.com.br/album/091014mundial_ginastica_f_001.jpg (acessado em 31/03/10)
Figura 3 - http://2.bp.blogspot.com/_LLLj1IVlqXQ/SjRFd4dA6eI/AAAAAAAAAd0/kl8fxZgn2oE/s320/Cambalhota+jader+lima.JPG (acessado em 31/03/10)
Atividade 4 – Apoiando e equilibrando
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo dessa atividade é trabalhar com movimentos de apoio e equilíbrio. É fundamental que o(a) professor(a) demonstre os movimentos antes de pedir que as crianças o executem. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá às crianças para realizar um movimento de equilíbrio chamado de “avião” (Figura 4), onde a criança equilibra seu corpo em uma perna e flexiona seu tronco para frente. Esse movimento pode ser realizado individualmente ou em grupo (exemplo: em círculo todas as crianças realizam o movimento voltadas para o centro). Em seguida, o(a) professor(a) pedirá às crianças para executar a parada de mãos (Figura 5). Esse movimento pode ser executado com o auxílio do(a) professor(a), do(a) colega ou da parede. Ao final, o(a) professor(a) pedirá às crianças para realizar o avião seguido da parada de mãos, se necessário utilizando ajuda.
Figura 4 - http://4.bp.blogspot.com/_FA5hmxxfMBA/SYBkWZx0JwI/AAAAAAAAAF0/QZyW6NoCIPE/s1600-h/makina+digital+312.jpg (acessado em 31/03/10)
Figura 5 - http://queledre.andrenoel.com.br/novo/wp-content/uploads/2007/07/bananeirapequena11.jpg (acessado em 31/03/10)
Atividade 6 - Apresentação
Duração: 25 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo dessa atividade final é fazer um fechamento da aula associando os movimentos trabalhados aos conhecimentos aprendidos sobre a Gymnaestrada. O(a) professor(a) poderá montar uma coreografia com as crianças utilizando os movimentos apreendidos na aula e associando-os uma música e outros elementos coreográficos. Esta atividade deve ser filmada para avaliação posterior.
Ao final da exposição dos vídeos na atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar brevemente sobre a história da Gymnaestrada, bem como da filosofia e os objetivos desse evento. Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gymnaestrada (acessado em 31/03/10)
http://www.apagl.pt/apagl/Gymnaestrada.htm (acessado em 31/03/10)
Ao final da aula o(a) professor(a) assistirá novamente os vídeos da Gymnaestrada e também a filmagem da coreografia feita no final da aula. Juntos farão uma avaliação oral sobre o tema da aula e a atividade final (a coreografia). Nessa avaliação o(a) professor(a) deve indagar sobre:
- O que acharam de um evento de ginástica sem competição?
- As apresentações eram interessantes?
- Vocês gostariam participar de um evento como esse?
- O que acharam da apresentação de vocês?
- Os movimentos foram difíceis?
As questões levantadas e os comentários das crianças devem ser registrados pelo(a) professor(a) para que estes registros possam compor um portfólio de atividades realizadas pela turma.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/04/2010
Cinco estrelasMe deparei com sua aula ao procurar fotos sobre GG. Parabens por sua aula, muito legal. As crianças devem ter adorado! Sao professores assim comprometidos que as crianças estao precisando.