05/04/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender a identificar as características e peculiaridades da Ginástica Acrobática.
- Aprender alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática.
- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo, espaço e o outro.
É interessante que o(a) professor(a) trabalhe previamente alguns movimentos básicos de equilíbrio e apoio com as crianças.
Atividade 1 – Que ginástica é essa?
Duração: 15 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças a Ginástica Acrobática apontado para suas peculiares em relação as demais modalidades de ginástica. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet que demonstram algumas coreografias e movimentos típicos da ginástica acrobática.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=TSNJw3GPvcw (acessado em 31/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=7rLAvQF-67E (acessado em 31/03/10)
http://www.youtube.com/watch?v=vlKDr6g7hGw&feature=related (acessado em 31/03/10)
Atividade 2 – Preparando para os movimentos
Duração: 5 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é fazer um aquecimento para os movimentos que serão trabalhados na aula. Para tanto, o(a) professor(a) poderá propor a tradicional brincadeira de pega-pega.
Sugestões:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pega-pega
Atividade 3 – Movimentos em duplas
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em duplas. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça uma demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá às crianças para ficarem em duplas, uma de frente para a outra, de mãos dadas. Aproximando os pés tentarão inclinar seus corpos de maneira ereta para trás (1). Em seguida, uma das crianças deitará no chão em decúbito dorsal (de costas) com os joelhos flexionados enquanto a outra se apoiará eretamente em seus joelhos e suas mãos(2). Esses movimentos podendo ser feitos em seqüência do 1 para o 2 ou separadamente.
Atividade 4 - Movimentos em trios
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em trios. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça um demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá para duas das três crianças ajoelharem-se, uma de frente para a outra, e sem seguida a terceira criança tentará subir e se manter em pé em cima das coxas das crianças ajoelhadas (1). No segundo momento, o(a) professor(a) pedirá para duas das três crianças para segurarem nos braços umas das outras (como na cadeira de “fonfon”) e a terceira criança assentará em seus braços (2). Esses movimentos podendo ser feitos em seqüência do 1 para o 2 ou separadamente.
Atividade 5 - Movimentos em quartetos
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em quartetos. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça um demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá para as crianças ficarem em quartetos, que serão compostos por duas duplas de mãos dadas e viradas de frente umas para as outras. Em seguida, as duas crianças que estão de costas umas para as outras tentarão flexionar seus joelhos (como se estivessem assentando em uma cadeira) apoiando suas costas mutuamente e segurando nas mãos dos colegas a frente (1). Em seguida, dando seqüência ao movimento anterior, os colegas que estavam na posição ereta também tentarão flexionar seus joelhos segurando nas mãos de seus colegas à frente (2).
Atividade 6 – A grande pirâmide
Duração: 20 minutos
Local: pátio ou quadra
O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em quintetos. Para tanto, o(a) professor(a) tentará realizar com as crianças a pirâmide em quatro apoios. Esse movimento vai necessitar da ajuda o(a) professor(a) para a colocação das crianças em suas posições. Primeiramente o(a) professor(a) pedirá a três crianças para ficarem perfiladas na posição de quatro apoios para formar a base da pirâmide. Em seguida, pedirá para mais duas crianças para si posicionarem em quatro apoios em cima dos três colegas. Por fim, com a ajuda do(a) professor(a) a quinta criança será suspensa e preencherá para o terceiro andar da “Grande Pirâmide” (Figura 4).
Figura 4- http://farm3.static.flickr.com/2326/2518469649_65c51ecc1c.jpg?v=0 (acessado em 01/04/10)
Ao final da exposição dos vídeos na atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar brevemente sobre as regras, categorias e algumas características que marcam essa modalidade de ginástica. Estas informações podem ser acessadas em sites da internet.
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_acrob%C3%A1tica (acessado em 31/03/10)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ginastica/ginastica-acrobatica.php (acessado em 31/03/10)
Ao final da aula o(a) professor(a) fará um debate com as crianças sobre o tema da aula e os movimentos trabalhados. Nessa discussão o(a) professor(a) deverá indagar sobre:
- O que acharam dos vídeos da Ginástica Acrobática?
- Qual deles foi mais interessante?
- Durante as práticas vocês sentiram alguma dificuldade? Que tipo de dificuldade?
- Vocês se sentiram cansados depois dos movimentos?
- O que acharam de realizar movimentos em grupo?
As questões levantadas e os comentários das crianças devem ser registrados pelo(a) professor(a) para que estes registros possam compor um portfólio de atividades realizadas pela turma.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/06/2013
Cinco estrelasGostei, vcs podem fazer mais aulas sobre acrobacias?
06/06/2012
Três estrelasBom
27/04/2012
Três estrelasA página está boa, agradeço a ajuda para o meu trabalho de educação física. Podia ter mais informação.
17/02/2012
Cinco estrelasAula aplicada e muito proveitosa! Obrigado pela ajuda!
29/12/2011
Cinco estrelasGosto muito das suas opinioes e acho que muitas pessoas vao gostar de fazer os tais exercicios!!!