Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Acrobacia na Ginástica

 

05/04/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender a identificar as características e peculiaridades da Ginástica Acrobática.

- Aprender alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática.

- Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo, espaço e o outro.

Duração das atividades
As atividades terão durações de 5 a 20 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o(a) professor(a) trabalhe previamente alguns movimentos básicos de equilíbrio e apoio com as crianças.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Que ginástica é essa?

Duração: 15 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática 

O objetivo desta atividade inicial é apresentar às crianças a Ginástica Acrobática apontado para suas peculiares em relação as demais modalidades de ginástica. Para isso, serão selecionados alguns vídeos da internet que demonstram algumas coreografias e movimentos típicos da ginástica acrobática.

Sugestão de vídeos: 

http://www.youtube.com/watch?v=TSNJw3GPvcw (acessado em 31/03/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=7rLAvQF-67E (acessado em 31/03/10)  

http://www.youtube.com/watch?v=vlKDr6g7hGw&feature=related (acessado em 31/03/10)   

Atividade 2 – Preparando para os movimentos

Duração: 5 minutos

Local: pátio ou quadra             

O objetivo desta atividade é fazer um aquecimento para os movimentos que serão trabalhados na aula. Para tanto, o(a) professor(a) poderá propor a tradicional brincadeira de pega-pega.

Sugestões:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pega-pega 

Atividade 3 – Movimentos em duplas

Duração: 20 minutos

Local: pátio ou quadra             

O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em duplas. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça uma demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá às crianças para ficarem em duplas, uma de frente para a outra, de mãos dadas. Aproximando os pés tentarão inclinar seus corpos de maneira ereta para trás (1). Em seguida, uma das crianças deitará no chão em decúbito dorsal (de costas) com os joelhos flexionados enquanto a outra se apoiará eretamente em seus joelhos e suas mãos(2). Esses movimentos podendo ser feitos em seqüência do 1 para o 2 ou separadamente. 

Atividade 4 - Movimentos em trios

Duração: 20 minutos

Local: pátio ou quadra

O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em trios. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça um demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá para duas das três crianças ajoelharem-se, uma de frente para a outra, e sem seguida a terceira criança tentará subir e se manter em pé em cima das coxas das crianças ajoelhadas (1). No segundo momento, o(a) professor(a) pedirá para duas das três crianças para segurarem nos braços umas das outras (como na cadeira de “fonfon”) e a terceira criança assentará em seus braços (2). Esses movimentos podendo ser feitos em seqüência do 1 para o 2 ou separadamente. 

Atividade 5 - Movimentos em quartetos

Duração: 20 minutos

Local: pátio ou quadra             

O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em quartetos. Para cada movimento trabalhado é fundamental que o(a) professor(a) faça um demonstração prévia, pedindo a ajuda às próprias crianças, para facilitar a compreensão do movimento. No primeiro momento o(a) professor(a) pedirá para as crianças ficarem em quartetos, que serão compostos por duas duplas de mãos dadas e viradas de frente umas para as outras. Em seguida, as duas crianças que estão de costas umas para as outras tentarão flexionar seus joelhos (como se estivessem assentando em uma cadeira) apoiando suas costas mutuamente e segurando nas mãos dos colegas a frente (1). Em seguida, dando seqüência ao movimento anterior, os colegas que estavam na posição ereta também tentarão flexionar seus joelhos segurando nas mãos de seus colegas à frente (2).  

Atividade 6 – A grande pirâmide

Duração: 20 minutos

Local: pátio ou quadra

O objetivo desta atividade é trabalhar alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática em quintetos. Para tanto, o(a) professor(a) tentará realizar com as crianças a pirâmide em quatro apoios. Esse movimento vai necessitar da ajuda o(a) professor(a) para a colocação das crianças em suas posições. Primeiramente o(a) professor(a) pedirá a três crianças para ficarem perfiladas na posição de quatro apoios para formar a base da pirâmide. Em seguida, pedirá para mais duas crianças para si posicionarem em quatro apoios em cima dos três colegas. Por fim, com a ajuda do(a) professor(a) a quinta criança será suspensa e preencherá para o terceiro andar da “Grande Pirâmide” (Figura 4).

Figura 4- http://farm3.static.flickr.com/2326/2518469649_65c51ecc1c.jpg?v=0 (acessado em 01/04/10)  

Recursos Complementares

Ao final da exposição dos vídeos na atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar brevemente sobre as regras, categorias e algumas características que marcam essa modalidade de ginástica. Estas informações podem ser acessadas em sites da internet.   

Sugestão de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_acrob%C3%A1tica (acessado em 31/03/10)  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ginastica/ginastica-acrobatica.php (acessado em 31/03/10) 

Avaliação

Ao final da aula o(a) professor(a) fará um debate com as crianças sobre o tema da aula e os movimentos trabalhados. Nessa discussão o(a) professor(a) deverá indagar sobre:

- O que acharam dos vídeos da Ginástica Acrobática?

- Qual deles foi mais interessante?

- Durante as práticas vocês sentiram alguma dificuldade? Que tipo de dificuldade?

- Vocês se sentiram cansados depois dos movimentos?

- O que acharam de realizar movimentos em grupo?             

As questões levantadas e os comentários das crianças devem ser registrados pelo(a) professor(a) para que estes registros possam compor um portfólio de atividades realizadas pela turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 2/5 - 40%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Bianca, brigida , Paraíba - disse:
    bubumas@gmail.com

    23/06/2013

    Cinco estrelas

    Gostei, vcs podem fazer mais aulas sobre acrobacias?


  • -, África do Sul - disse:
    ana@hotmail.com

    06/06/2012

    Três estrelas

    Bom


  • Raquel, Portugal - disse:
    raquelpialves@hotmail.com

    27/04/2012

    Três estrelas

    A página está boa, agradeço a ajuda para o meu trabalho de educação física. Podia ter mais informação.


  • Lucas Leonardo, Colégio Objetivo Barão Geraldo , São Paulo - disse:
    lucasleo@gmail.com

    17/02/2012

    Cinco estrelas

    Aula aplicada e muito proveitosa! Obrigado pela ajuda!


  • Anna , Portugal - disse:
    lanna1106@gmail.com

    29/12/2011

    Cinco estrelas

    Gosto muito das suas opinioes e acho que muitas pessoas vao gostar de fazer os tais exercicios!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.