Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Basquete Estilo Livre

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Aprimorar a expressão corporal.

Criar movimentos técnicos novos durante o jogo de basquete.

Coordenar os movimentos da dança durante o jogo de basquete.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O basquete é uma das manifestações culturais mais importantes da atualidade, possui um poder enorme de penetração, em vários segmentos da sociedade, movimenta recursos financeiros significativos, atrai a atenção de um número expressivo de pessoas de diferentes faixas etárias, além de ser uma possibilidade real de inserção de pessoas no mercado de trabalho, através do esporte profissional.

O esporte tradicional ou formal é a sua vertente mais conhecida e divulgada, principalmente a forma competitiva ou de rendimento. É através dela que um grande número de pessoas tem contato com este esporte, principalmente através da divulgação feita pela mídia.

Sabemos que a forma competitiva do basquete está ligada, de maneira muito intensa, às normas e regras pré-estabelecidas que organizam esta prática. Porém, o modelo formal do esporte não é a única forma de manifestação deste fenômeno, existem variações ou adaptações que buscam novas possibilidades de praticar atividades esportivas.

O basquete de rua surgiu nos Estados Unidos, mais especificamente nos subúrbios das suas grandes cidades. Ao ser criado, recebeu uma forte influência de outras manifestações culturais, como o Rap e o Grafite. Por isso, uma nova maneira de jogar basquete foi criada, não só pelas adaptações na regra, mas também pelo estilo de jogo apresentado, valorizando a criatividade, o improviso e a ludicidade.

A proposta desta aula é estimular a criatividade, o improviso, a ludicidade e a expressão corporal, através de novas possibilidaddes de praticas esportivas, valorizando outros aspectos importamtes a serem trabalhados na escola.

Figura 1 - Competição: Basquete de Rua.

a.4555http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_ND-IqEqLq7g/SGpkgAMZX5I/AAAAAAAAAPA/Ioqw8JPKTDE/s400/44555.jpg&imgrefurl=http://basquetenovamutum.blogspot.com/2009_07_01_archive.html&usg=__RLLLMTjiYUzuyOoiYCxWxwI_fwE=&h=287&w=400&sz=29&hl=pt-BR&start=26&zoom=1&tbnid=fwKVfWOKl2QfkM:&tbnh=154&tbnw=204&ei=m28_TayrMZDVgAe8oeHPAg&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bbasquete%2Bde%2Brua%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D994%26bih%3D612%26tbs%3Disch:10,898&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=688&vpy=217&dur=3645&hovh=190&hovw=265&tx=134&ty=122&oei=Z28_TcqnDIH58AaG1vTXAw&esq=4&page=3&ndsp=13&ved=1t:429,r:4,s:26&biw=994&bih=612

Primeira atividade: "Basquete maluco". Divida a turma em quatro grupos mistos, com o mesmo número de alunos em cada grupo. Ceda uma bola de basquete para cada grupo e peça que eles se organizem em círculo. Cada aluno do grupo terá um minuto, para realizar movimentos criativos com a bola de basquete, no meio do círculo formado pelos seus colegas de grupo. Todos os alunos devem se apresentar.

 Organize uma eleição entre os alunos do grupo, para a escolha das duas melhores apresentações. Esses alunos escolhidos representarão o grupo na apresentação final, que envolverá os dois alunos representantes de cada um dos grupos. Alguns critérios devem ser levados em consideração, no momento da avaliação: a criatividade, a originalidade, a ousadia, a habilidade e o empenho.

Na fase final da apresentação, cada um dos alunos terá um minuto para se apresentar. Como são oito alunos, dois de cada grupo, essa atividade durará oito minutos. Assim que terminarem as apresentações, realize outra eleição para a escolha das três melhores apresentações.

Dica: Alguns alunos possuem maior facilidade em se expressar em público, outros têm mais dificuldade, não permita que isso atrapalhe o desenvolvimento da aula. Estimule os alunos a incentivarem os colegas, durante as apresentações, para que  todos se sintam mais confiantes, no momento de maior "exposição".

Dica: Estimule os seus alunos a usarem a criatividade, inventando novos movimentos, misturando-os com passos de dança, adaptando movimentos do basquete já conhecidos.

Dica: Utilize um aparelho de som, para estimular os alunos, durante as suas apresentações, com estilos muscicais do tipo hip-hop, rock nacional e internacional.

Observação: O tempo de atividade para cada aula pode ser adaptado, de acordo com o tamanho da turma. Se a turma passar de trinta alunos, diminua o tempo de cada atividade, para que cada atividade não ocupe uma grande parte da aula.

Figura 2 - Basquete e Hip - Hop.

Basquete de Rua 2http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_ZkWPJAlr3Xg/SUVL9Bi2C3I/AAAAAAAABaM/AjFBVtRa0bI/s320/bs2.jpg&imgrefurl=http://cufasinop.blogspot.com/2008/12/basquete-de-rua-tambm-atrao-no-festival.html&usg=__BPO7DndUgm5S6Ffj8Kt_OqiQcQo=&h=213&w=320&sz=27&hl=pt-BR&start=77&zoom=1&tbnid=LJBtGl54L5IxYM:&tbnh=135&tbnw=187&ei=AnI_TaqvFcrUgAeK_t3aAg&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bbasquete%2Bde%2Brua%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D994%26bih%3D612%26tbs%3Disch:10,3084&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=334&vpy=334&dur=5133&hovh=170&hovw=256&tx=196&ty=104&oei=rnE_Tb3bLsOC8gbz_cXTAw&esq=2&page=7&ndsp=12&ved=1t:429,r:9,s:77&biw=994&bih=612

Segunda atividade: " Rei das enterradas". Aproveite a mesma a mesma formação da atividade anterior, distribua para cada um dos grupos uma bola de basquete e uma cesta de plástico. O concurso agora será de enterradas (saltar e enfiar a bola na cesta). Nesta atividade, é preciso que um dos colegas do grupo segure a cesta, em uma altura acima de sua cabeça, para que o aluno com a bola possa fazer a enterrada.

Os alunos do grupo terão, no máximo, um minuto cada um, para realizarem quantas enterradas conseguirem. No final das apresentações, os dois mais criativos de cada grupo serão escolhidos para a fase final. Na fase final, cada um dos oitos alunos terá mais um minuto para apresentar a sua performance. Ao final das apresentações, será feita uma  eleição, para a  escolha das três melhores performances. Assim como na atividade anterior, estimule os seus alunos a serem criativos e ousados, nas suas apresentações.

Dica:  Utilize uma pequena plataforma de madeira para facilitar o salto dos alunos de estatura menor ou com maior dificuldade.

Figura 3 - Movimentos criativos no basquete.

Basquete de Rua 3http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://colunas.globoesporte.com/files/991/2009/08/liibra-mg2.jpg&imgrefurl=http://cufaaraguari.blogspot.com/2009_08_01_archive.html&usg=__WnextBb6ravik8EG14HgwonkF6g=&h=600&w=800&sz=122&hl=pt-BR&start=12&zoom=1&tbnid=LDBRk1XnVId9wM:&tbnh=144&tbnw=176&ei=M3M_TfbdGY2RgQeO2vymAw&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bbasquete%2Bde%2Brua%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D994%26bih%3D612%26tbs%3Disch:10,6000,600&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=566&vpy=285&dur=1347&hovh=194&hovw=259&tx=158&ty=157&oei=LXM_TdfXOIiq8Aavh_XqAw&esq=2&page=2&ndsp=14&ved=1t:429,r:12,s:12&biw=994&bih=612

Terceira atividade: " Basquete estilo livre". Ainda com os mesmos quatro grupos das outras atividades, este jogo acontece da seguinte forma: dois grupos devem ocupar uma metade da quadra, onde jogarão um contra o outro, atacando e defendendo, na mesma cesta. Na outra metade da quadra, os outros dois grupos também jogarão entre si.

Os times devem ter, no máximo, três jogadores em quadra, de cada vez. Os demais componentes do grupo ficarão de fora, aguardando a sua vez de entrar na quadra. As regras serão mais flexíveis do que no basquete tradicional. Utilize as regras do basquete de rua:

1) Contagem diferente de pontos (cesta do meio da quadra vale 4 pontos, ponte aérea 3 pontos).

2) Permissão para dançar com a bola.

3) Vale cobrir a cabeça do adversário com a camisa (apagão).

4) Esconder a bola de baixo da camisa.

5) Outras manobras criativas que possam surgir, na hora, de acordo com a criatividade dos jogadores. 

Dica: Oriente aos seus alunos a realizarem novos movimentos com a bola, dessa forma a atividade proporcionará aos alunos a vivência de movimentações corporais ainda pouco exploradas. 

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula promova um debate com os alunos abordando as seguintes questões:

1) O basquete praticado dessa forma realmente possibilita que o aluno seja mais criativo durante as aulas?

2) A possibilidade de criar movimentos novos ou pouco explorados, estimula uma participação mais efetiva de todos os alunos? Por quê?

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • fatima, escola municipal , Goiás - disse:
    faruw@hotmail.com

    26/09/2011

    Três estrelas

    bom texto.


  • Lacerda, CAP João XXIII , Minas Gerais - disse:
    mlacerda@terra.com.br

    10/03/2011

    Quatro estrelas

    ötima aula. Desperta interesse por uma variação do jogo de basquete. Só não concordo com a afirmação de que deste modo pode ser mais criativo. Talves a criatividade venha na mudança dos objetivos e regras.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.